Clube do Pai Rico

A maior sinuca de bico do ano ! (para o governo …)

Ou seria de todo o mandato ? Ou ainda “da história recente” ? Bom … deixa pra lá, o que importa é que estão com um baita problema para resolver.

Percebi que tem MUITA gente que ainda não entendeu o real motivo para estarmos tão preocupados com a briga entre investimento de renda fixa (atrelados à SELIC) e a poupança. Vendo isso achei por bem trazer o tema de volta à tona para tentar sanar as possíveis dúvidas que ainda existam.

São muitos os pontos que geram esse atrito, falarei sobre os que me lembro e considero pesar na balança.

Antes de mais nada, você entende por que existe a briga entre as duas modalidades de investimento? O tema foi (mesmo que superficialmente) abordado nos dois últimos “Pergunte ao Pai Rico” (o 218 e o 219) e precisa ser compreendido. O rolo está formado porque os investimentos atrelados à SELIC começam a sentir a concorrência da poupança, o rendimento das duas modalidades começam a ficar muito parecidos.

O rendimento da poupança é “fixo”: 6% ao ano + TR (que é a parte variável dela, mas varia bem pouco …), o que faz com renda algo próximo a 7% ao ano. Em 2011 rendeu 7,5%. Este é o rendimento, não existe incidência de Imposto de Renda nem de uma taxa de administração. É um rendimento limpo, inteiro, todinho pra você.

O rendimento dos investimentos atrelados à SELIC são justamente isso: atrelados à SELIC. Quando há uma reunião do COPOM e a taxa de juros é alterada estes investimentos sofrem também alteração em seus rendimentos. (eles não são diretamente ligados à SELIC, mas ao CDI. Porém o CDI é praticamente o valor da SELIC, portanto …) Massssss os investimentos deste tipo têm alguns custos. Todos eles sentem o peso do IR, determinado pela tabela de tributação para este tipo de investimento. Além disso, têm – com exceção do CDB – mais um custo, o da taxa de administração.

Portanto, mesmo que um renda perto de 7%, e o outro perto de 9%, fazendo-se as contas vemos que eles acabam rendendo “a mesma coisa”. (ou um pouco mais, um pouco menos)

Tá … mas qual o problema do governo com isso ?

Olha … garanto que é um problemão, daqueles gigantes !

Você sabe que os investimentos de renda fixa, em sua maioria, investem em títulos públicos, títulos do tesouro, correto ? Estes títulos tem uma função muito importante para o governo: gerar dívida para “ele. (mas quem paga o pato na verdade é a população)

Gerar dívida é uma coisa, mas existe uma outra função – quem sabe ainda mais importante -, que é a rolagem da dívida. Quando o governo não tem dinheiro em caixa para sanar a dívida, ou simplesmente “não queira”; novos títulos são lançados para substituir os que estão vencendo. Desta forma a dívida é jogada para a frente e ninguém precisa desembolsar dinheiro algum.

E garanto para vocês que os nossos títulos públicos são “os melhores” do mundo, pois pagam a segunda taxa de juros reais mais alta do mundo. (sem contar que em termos numéricos é uma das melhores também) Os gringos adoram essa mamata, dinheiro fácil e que paga muito. (nos EUA, por exemplo, eles conseguem algo próximo a 2% ao ano … brutos, sem levar em conta inflação nem IR)

Então é do interesse do governo ter seus títulos com um rendimento superior ao de outras formas de investimento similares. E é ai que entra o rolo da poupança …

Se ela rende a mesma coisa, ou até mesmo um pouco mais que os títulos, gera concorrência. Você vai em busca do que quando vai fazer um investimento ? Segurança e um rendimento maior, não é mesmo ? BINGO !

Muita gente já começa a migrar, ou ao menos a pensar nessa migração, para a poupança. Já pensou o que poderia causar a migração de R$1,84 trilhão (que estão investidos em títulos) para a poupança ? (que atualmente tem R$429 bilhões aplicados)

Então por que não abaixam o rendimento da poupança e pronto ?

São diversos os motivos. Alguns deles:

1- A poupança é o mais popular dos investimentos. (e quando digo popular não me refiro ao fato de ser a preferência, mas sim o que atende a maior faixa de pessoas … normalmente as mais simples)

Lembra do que aconteceu quando o Collor congelou a poupança ? Imagina o custo político para quem tomar a decisão de mexer nela de novo ? Seja reduzindo o seu ganho, incluindo algum desconto de imposto de renda … qualquer mudança terá um preço muito alto. Será que a presidente está disposta a pagá-lo ?

2- A bolha imobiliária ainda vive.

Sabia que muitas instituições usam a grana que está na poupança para financiar a compra de imóveis? A conta é boa: pagam 7%, cobram uns 11% e de quebra, ganham como garantia o próprio imóvel. Uma daquelas oportunidades que ninguém gostaria de perder.

Qual vem sendo um dos principais motores da economia ? Um doce para quem falou construção civil. Já imaginou frear o mercado imobiliário agora ? A quantidade de demissões no setor seria grande, muito grande. Então eles não podem tirar, por completo, a atratividade da poupança.

Portanto o governo terá duas possibilidades: ou aumenta a SELIC, ou diminui os ganhos da poupança. Qual trará o maior custo ao governo ? E a população ?

Como disse estes foram alguns dos pontos que considero como sendo importantes, você consegue se lembrar de mais algum ?