Clube do Pai Rico

A polêmica do reajuste do salário mínimo Venezuelano !!

No último dia do ano passado fomos surpreendidos com uma notícia bombástica que impressionou a todos e mostrou que uma mudança repentina na situação econômica Venezuelana ocorreu do dia pra noite:

Presidente da Venezuela eleva salário mínimo em 40% para 2018
 

Claro que precisei demonstrar toda a minha revolta e indignação com o fato … Como pode, a Venezuela, um país quebrado, onde a população vem sofrendo há meses/anos na mão de um (des)governo que insiste em impor uma cartilha filosófica furada, e que até ontem sofria com a ausência de PAPEL HIGIÊNICO !!

Como pode ? Como podem ter solucionado este grave problema de forma tão rápida e eficiente ? Não é possível que eles tenham conseguido encontrar uma solução, permitindo assim entregar um reajuste de 40% no salário mínimo !!! SIM !!! Eles receberam um reajuste de 40% no salário mínimo agora no começo do ano, enquanto o brasileiro receberá apenas 1,8%.

Dá para acreditar ? E o Temer tem a cara de pau de vir em rede nacional dizer que a situação brasileira melhorou no último ano … Piada !! (de mau gosto)

Palma, palma, palma, não priemos cânico !

Claro que eu estava sendo sarcástico !! Mas me impressionei com o número de pessoas que não percebeu que eu estava apenas ironizando o fato.

O salário mínimo no Brasil será reajustado em 1.8% para 2018. A inflação oficial em 2017 foi próxima a 3%. (por mais que este número esteja a milhas de distância da realidade … mas tudo bem)

O salário mínimo na Venezuela será reajustado em 40% para 2018. A inflação oficial foi de … Alguém sabe ? 1.000% ? 2.000% ? 3.0005 ? Já vi estes e muitos outros números. Oficialmente falando ? Eu não encontrei …

Para você ter ideia, o valor é equivalente a $2,2 pelo câmbio paralelo. Mas no oficial é de $74. 🙄

Teoricamente falando … o valor é suficiente para que você compra uma cesta básica ? Não, não é. Você precisa de 5 salários mínimos para comprar uma. Isso é … se conseguir encontrar uma para ser comprada. (o desabastecimento é total !)

Não caia na armadilha !

Números puros não dizem nada. Dizer que subiu 40%, mas com esse crescimento descontrolado da inflação ? Não significa nada …

Te garanto que eles dariam preferência por receber os nossos 1,8% mas com as condições que temos aqui. Por mais que estejamos tentando escapar da pior crise da história.

Sempre o retorno real. Lembra ? Falo sobre ele quando falo sobre investimentos. Nada mais natural e óbvio do que falar para um caso como esse. Comparar um número puro com outro, sem tomar como base a realidade que o cerca, não traz conclusão alguma.

Você precisa sempre considerar o valor real, descontando a inflação do período. R$1 de hoje “igual” a R$1 amanhã. 😉

O pior é que muita gente olhou estes dois dados e realmente achou que houve um benefício para a população venezuelana … 🙁

O mais incrível é que enfrentamos o mesmo problema há algumas décadas, e pessoas que estavam vivas naquela ocasião ainda continuam achando que os 40% deles valem mais do que os nossos 1,8% …

Um exercício interessante (e importante)

Somente a título de curiosidade … o índice de 3% de 2017 condiz com a realidade vivenciada por você ? O seu orçamento anual apresentou uma elevação de apenas 3% ?

Claro … “ignore” os novos desembolsos, compare somente o que tinha de gastos em 2016 e agora em 2017 … Ok ?

O meu não chegou nem perto … ! 😯