Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

A taxa SELIC vai aumentar ainda em 2018 ?

Pergunta:

Boa tarde.

Eu acompanho seu canal no youtube sobre investimentos, eu tenho alguns, porém eu gostaria de tirar uma dúvida a respeito da taxa selic.

Eu estou afim de investir um valor em renda fixa, porém, como a taxa selic está baixa, a minha rentabilidade não é grande, mesmo sendo superior a poupança, mas, analisando um cenário que está por vir, na sua opinião, a taxa selic tende a aumentar ainda esse ano ou ano que vem?

Grato pela colaboração

Resposta:

Bom dia Lucas,

Olha … sendo bem sincero, este é um trabalho pra lá de complicado de se fazer. Acertar como irá se comportar a SELIC, no curto prazo, é tarefa praticamente impossível de ser feita.

Quer um exemplo ? Há poucas reuniões, era dado como certo que o COPOM cortaria a taxa vigente. 101% de certeza que ela sairia dos 6,5% para 6,25%. Era o que dizia a ata da reunião anterior, era o que dizia o presidente do BC a cada entrevista ou oportunidade de falar que aparecia. A taxa cairia e cairia.

O que aconteceu ? Mantiveram …

Foi um Deus nos acuda !

Foi na reunião de maio, antes da greve dos caminhoneiros e ainda no “início” da arrancada do dólar (estava em R$3,67). A alta do dólar foi a justificativa para a manutenção.

Mas porquê estou falando isso ? Para mostrar que as decisões sobre a taxa são mais complexas do que podemos imaginar … Mesmo quando era certo que elas seriam alteradas, acabaram não sendo.

Pois então … como dizer se elas irão, ou não, aumentar até o fim do ano ? A meu ver, impossível … 🙁

Te pergunto: queres investir em renda fixa, correto ? A tua dúvida é se o investimento ocorrerá entre um que seja atrelado à SELIC, ou um pre fixado ? Ou ela é sobre investir, ou não investir ? Ou apenas por curiosidade ?

Infelizmente não temos controle algum sobre o que vai acontecer com a taxa. Se você quer ter plenos poderes sobre a rentabilidade de um investimento em renda fixa, te sugiro olhar com carinho para o Tesouro Prefixado e para o IPCA. São as únicas alternativas de investimento que te deixam planejar com 100% de certeza o que ocorrerá no período em que a grana estiver aplicada. 😉

No Tesouro Prefixado, você sabe exatamente quanto dinheiro resgatará no vencimento do título. No Tesouro IPCA, você sabe exatamente qual será o poder de compra do dinheiro que resgatará no vencimento do título. Qualquer investimento em renda fixa do tipo pós (Tesouro SELIC, Poupança, fundos de renda fixa, etc), só te permitem saber o que está acontecendo no momento do aporte. Nada mais …

Eu sei que é um pouco desconfortável, mas é a realidade. 🙂

Minha sugestão: separe uma parte do capital disponível para investimento (portanto, nada de mexer no que for do colchão de segurança) e direcione ao Tesouro IPCA e/ou Prefixado. Desta forma você aumenta a rentabilidade da carteira e além de te ajudar a ter um pouco mais de previsibilidade sobre o comportamento do patrimônio.

Agora, uma sugestão extra, que pode vir a ser um choque de realidade ? Separe parte do teu capital e destine ao investimento em ações. Sim … eu sei que você falou apenas sobre renda fixa. E não, não estou louco. 😉

A migração para a renda variável, para a Bolsa, é item obrigatório em todo e qualquer plano de investimento. A queda na taxa de juros é a “culpada”. Você mesmo falou sobre a queda na rentabilidade. (in)Felizmente esta é a nossa nova realidade, e confesso que torço para que permaneça sendo por muitos e muitos anos.

Somente uma política de juros “baixos” é que permitiria que nossa economia pudesse crescer de verdade.

Se a consequência para isso é um retorno mais baixo para os investimentos mais tradicionais e seguros, como os de renda fixa, eu aceito com um largo sorriso. 😀

Comece com pouca coisa … 5%, 10%, 15% do teu patrimônio, somente para ir sentindo na pele os efeitos da volatilidade, para ver se você tem “estômago” para o vai e vem das cotações. 🙂

Mas comece. Coloque a ponta do pé neste vasto oceano, ao menos para sentir a temperatura ! 😉

Se tiver interesse de saber como fazer isso, posso lhe ajudar. Será um prazer ! 😀

Abraços !