Clube do Pai Rico

Aluguel de ações

O estudo acompanhará o desempenho da ITUB4, BBDC4, PETR4 e da VALE5 – carros chefe do Ibovespa. Esta informação poderá ser usada tanto por quem opera na ponta de compra quanto para quem opera na ponta de venda … 😉

Este é um dado que acompanho diariamente, serve para que eu veja o “peso” extra que existe sobre estas ações. Normalmente – veja bem, normalmente … – um aumento na posição alugada pode significar um movimento de queda no papel. E o contrário também é verdadeiro, uma cobertura pode significar um movimento de alta.

Vamos lá !

Comentário: É incrível a forma com que os mercados trabalham. 🙂

Esperávamos um desastre para o dia de ontem, circuit breaker, uma queda gigantesca … E o que tivemos ? Uma queda, mas nem um pouco exagerada. E para ajudar (a nos deixar ainda mais em dúvida), olhe onde foi que o Ibovespa fechou:

Ibovespa diário 10092015 2

Sim, justamente nos 46.500. Sim, “exatamente” nos 46.500 ! (aprenda a enxergar as regiões, por mais que tenhamos fechado 3 pontos acima, fechamos exatamente na marca)

E o que isso nos diz ? Que o mercado não está tão certo assim da continuidade da queda … Para ajudar, o fechamento formou um baita martelo (um padrão candlestick) e aliviou um dos pontos que me trazia mais dúvida para a formação que venho apresentando há dias: o IFR. Cedeu bastante, da região dos 60, caiu para baixo dos 40.

Então a lista de coisas que olho em um gráfico, e que estão presentes aqui, só aumenta:

– Estamos no suporte;
– As médias móveis estão se cruzando;
– Temos um padrão candlestick de reversão;
– As BB´s estão se fechando;
– Tivemos um volume acima da média;
– Já temos 2 dos 3 pontos de um possível pivot;
– O IFR está “neutro”

Sim, a lista está completa ! E isso me dá medo !! 😯

Faz tempo que não vejo essa lista tão completa quanto está agora. O IFR está neutro ? Em contrapartida está bem fraco no semanal …

O que precisaríamos para que esta lista se transforme em um movimento altista ? Antes de mais nada o rompimento da máxima de ontem, nos 46.819, para termos a confirmação do martelo. Em seguida precisamos do rompimento dos 48.000 para confirmação do pivot de alta e quebra da resistência mais próxima.

Se isso realmente acontecer, veremos os 51.000 pontos em breve. 🙂

Hoje, mais do que nunca, indico a você a leitura do post “Bolsa: O que eu uso ?“, para que possa entender a forma que opero, como olho o mercado, como tomo minhas decisões em relação as operações que faço. Aprendendo, você poderá operar de forma independente, sem precisar das indicações dos outros … 😉

O que pode azedar o caldo ? As consequências da nossa promoção à lixo ainda não estão bem claras … Uma possível piora no cenário Chinês … A elevação da taxa de juros americana na semana que vem …

Mas a esperança está ai, na telinha. 😉