Clube do Pai Rico

As dívidas afetam mais do que o seu bolso. Elas destroem a sua alma …

60 milhões de brasileiros. Este é um número que impressiona, e é também o número de pessoas que estão inadimplentes com suas contas. 40% da população economicamente ativa está em atraso com suas obrigações financeiras ! 🙁

As causas são as mais variadas: a crise que assola o país, o alto índice de desempregados, a falta de um conhecimento básico dos princípios da Educação Financeira. Os motivos são vários, e não param de crescer. Bem como o número de devedores …

Ao fazermos uma comparação simples, vemos que o desemprego em si não é o único culpado da história. Segundo o IBGE, 11 milhões de brasileiros estão fora do mercado de trabalho após terem perdido seus empregos. Portanto, “apenas20% dos devedores têm esse problema como “justificativa“. Algo simples, como um colchão de segurança ajudaria muito nesta situação. Mas sem uma formação financeira, como proceder ?

Mas não é apenas o bolso que sofre …

Muitos pensam apenas no lado financeiro da coisa. Graças às dívidas, todos perdem. Consumidor e empresas. O consumidor por ver os números crescendo com o passar do tempo, e não quitação das dívidas. (graças aos juros cobrados na forma de multa) Já as empresas, sofrem com a falta de dinheiro que as movimenta. Sem dinheiro para gerenciar suas operações, sem veem obrigadas a demitir ou a recorrer a empréstimos para tocar suas atividades. Perdem dinheiro, por conta das taxas cobradas pelos bancos nestes empréstimos, e perdem suas mais importantes ferramentas de trabalho, seus funcionários.

Percebeu que sempre falamos do lado financeiro da coisa ? Nos lembramos apenas do custo financeiro das dívidas crescentes. De quanto custará ao endividado encerrar esta falta. Seja o valor da dívida em si, seja o valor das multas. Apenas o $$$ tem espaço nesta hora.

Mas e o lado psicológico e emocional destas pessoas, como fica ? Sim … um dos maiores efeitos das dívidas é o ataque direto no emocional delas. Além do problema financeiro em si, quando elas tentam encontrar formas de ter o dinheiro necessário para quitar as dívidas, um sentimento de derrota afeta o psicológico da grande maioria …

casal com dívidas 720

Você pode reparar: a maioria das pessoas que enfrentam este problema acabam tendo um “ar” de derrota ao seu redor. Por mais que elas tentem, tudo parece conspirar contra elas. Tudo parece impedir que consigam encontrar uma solução para o problema.

Parece que o efeito psicológico que as dívidas exercem na mente de um endividado é do tipo bola de neve. Vai crescendo, crescendo e crescendo. Algo como uma realimentação constante da fonte de problemas.

Enquanto ela fica preocupada com a dívida, ela (muitas vezes) não consegue pensar em uma alternativa para encontrar o dinheiro para quitá-la. Não consegue parar para pensar de que forma agir para interromper o processo de crescimento dela, quanto mais de como acabar com ela.

Parece que as dívidas têm o poder de drenar sua energia, de destruir sua alma aos poucos. Você vai se sentindo um derrotado a cada instante que não consegue ver um fim para aquela situação. Não é a toa que vemos tantas e tantas pessoas levando o sentimento de derrota ao extremo: quantas pessoas que tentam se suicidar têm como principal motivo os problemas financeiros ? 🙁

É uma pena que justo neste momento as pessoas que costumavam estar ao seu redor “sumam”. Seriam justamente elas que poderiam lhe dar o apoio necessário para seguir em frente, para continuar na batalha. Mas, muitas vezes, por medo de precisarem oferecer alguma ajuda de ordem financeira (e acreditar nunca mais poder recuperar o dinheiro), se afastam e impedem qualquer apoio psicológico.

Educação Financeira

Infelizmente este é o tipo de problema que uma formação de base, do tipo que a maioria não tem acesso, ajudaria muito. Conceitos básicos de finanças ajudariam, e muito, a solucionar as causas do problema. Um colchão de segurança serviria para os primeiros momentos de ausência de grana (vinda do salário). O conhecimento dos tipos de gastos que formam o seu orçamento. A distinção entre o que é realmente necessário e o que é apenas desejo.

Este é o tipo de coisa que, idealmente, as pessoas precisam adquirir antes de enfrentar um problema como esse. Como dito, durante a crise, a mente está “focada” no problema em si (seja a falta de dinheiro ou a busca por um novo emprego), dificilmente conseguirá se concentrar em outra coisa, como propostas de solução para o problema como um todo, um pedaço de cada vez. É justamente nestas horas que uma orientação ajuda. Que uma palavra amiga faz a diferença. Mas onde encontrar isso ?

Não preciso lembrá-los de que o Clube está aqui, dentre outros motivos, justamente para isso. Não é mesmo ? 😀

Mas o pensamento da maioria ainda é: “Não preciso disso agora, quando o problema surgir, pode deixar que vou atrás de uma solução“. Perder tempo enquanto tudo está bem, especialmente a cabeça, em busca de informações e conhecimento que ajudarão nos piores momentos ? Pra quê ? Isso nunca vai acontecer comigo

Se você está enfrentando este problema, neste momento, fique tranquilo. (dentro do possível, é claro) Somente desta forma a sua cabeça poderá entrar nos eixos e as propostas de solução surgirão em sua mente. Sei que é difícil, com o problema correndo atrás de você, a única coisa que se pensa é fugir dele, e não em como destruí-lo. É a estratégia mais básica de todas em ação: o instinto de sobrevivência falando mais alto.

Conforme você vai conseguindo sobreviver às dívidas, vai torcendo para que uma solução surja em seu caminho. Pois imagina que se você parar para pensar em como solucioná-lo, pode acabar sendo devorado pelo problema em si.

Se você está enfrentando este problema, sinta-se livre, e a vontade, para entrar em contato conosco. Certamente poderemos lhe ajudar de alguma forma. Nem que seja oferecendo uma palavra amiga, algo que possa lhe confortar a alma. 🙂