Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!


Ativos e mais ativos

Todos que já leram ao menos um dos livros da série Pai Rico já sabem que para atingir a IF de forma tranquila e “consistente”, você deve ter uma bela lista de ativos. Certo ?

Uns se concentram no ramo imobiliário (caso do RK), outros em investimento em ações, outros criam empresas … são muitas opções, não é momento de enumera-las. 😉

Certo. E você, já começou a criar sua carteira de ativos ? Já ? Que bom ! Não ? Não tem problema, ainda há tempo para isso. 🙂

Se você já tem os seus, ou se ainda planeja ter, uma coisa que deve ser levada em consideração, ao menos na minha opinião, é a diversificação dos ativos.

– “Calma, você falando isso ? Mas não é você que defende investir somente numa coisa de cada vez para obter o máximo de rendimento ?

Sim, investimentos são investimentos, ativos são ativos. Cada investimento é acompanhado de pertinho, grudado. Já os ativos, no momento em que são criados até a hora em que começam a rodar redondinho, também são, mas depois disso eles “caminham com as próprias pernas”. Afinal do que adianta ter os ativos se eles vão te trazer muita dor de cabeça para gerencia-los ? 😉

Ativos bons são aqueles completamente mecânicos, que fazem tudo “sozinhos”, são auto-sustentáveis. São estes ativos que te proporcionarão uma verdadeira IF, uma que te possibilite viajar, aproveitar a vida, ter tempo livre para analisar novas possibilidades … pois se eles te tomam tempo, não estarão sendo um novo “emprego” ?

Com isso, ativos variados, que tomam pouco tempo de você, e consequentemente não precisam de tanto envolvimento, o que pode acontecer caso algo comece a dar errado ? Você levará algum tempo para coloca-lo de novo nos trilhos … Pode ser que tenha que se desfazer dele, mas provavelmente ele precisará somente de um ajuste de rota, nada mais.

Agora, já imaginou se você estiver totalmente concentrado em um ou poucos tipos de ativo ? Se o seu foco é imóvel, e acontece algo que faz o valor dos aluguéis desabar … ou que os inquilinos sumam … o que você faz ? Pode até dizer que tem vários imóveis, em vários pontos da cidade, para várias classes, imóveis residenciais e comerciais … neste caso já está diversificando um pouco … não é mesmo ? 🙂

Mas não seria mais interessante ter um pouco em imóveis, um pouco em ações, um pouco em empresas, um pouco em outras coisas ? Caso um “soe o alarme” você terá tranquilidade (e especialmente suporte financeiro dos outros ativos) para fazer os ajustes necessários.

Vou usar o exemplo aqui do Clube. Como vocês sabem, ele precisa se manter, e para tanto, temos algumas fontes de renda. Submarino, AdSense, Anúncios Publicitários, Parcerias com Editoras, Parcerias com fornecedores de Cursos … Temos diversas possibilidades, justamente para o caso de algum deles começar a apresentar problema. Lembram no começo do ano quando as comissões do Submarino secaram ? Imaginem se eu tivesse somente essa fonte …

Claro, um tomará mais atenção do que o outro. Um precisará de mais tempo para gerenciar do que o outro, isso é normal em qualquer coisa. Mas por que focar 100% somente em 1 ? Se um deles vem te dando mais retorno, aumente a verba destinada para ele, para adquirir mais deste ativo. Se outro vem te dando um resultado um pouco pior, veja, estude-o, tente descobrir o porque disso. Veja se não é algo passageiro, se é culpa sua, ou do próprio ativo.

Ativo é ativo, põe dinheiro no seu bolso. Quanto mais melhor. 😀

E enquanto não podemos fazer dinheiro … hehehe  😉