Clube do Pai Rico

B3 (a antiga Bovespa) inova e anuncia algo inesperado em seu novo ticker !!

Acho que agora eu consigo me acostumar com a mudança de nome da nossa Bolsa. 🙂

Lembra da Bovespa ? Aquela que passou a se chamar BM&FBovespa após a fusão com a BM&F em 2008, e agora mais recentemente B3 com a fusão com a Cetip ? É … eu ainda não consegui me habituar com o nome novo e continuo chamando de Bovespa.

Coisa de velho saudosista, sabe ? 😉

Mas talvez agora eu consiga botar na cachola que o nome dela mudou e ponto final. Por quê ? Por um simples motivo … A nossa Bolsa emitiu um comunicado no dia de ontem informando que mudará o nome da ação negociada em pregão. De BMFBovespa para B3.

O “problema” é que a coisa não para por ai … e não seria esse o motivo para eu dizer que houve uma inovação. Concorda ?

Veja o anúncio publicado no twitter e veja com seus próprios olhos:


Reparou no detalhe ? B3SA3 !!!

Sim, há um número no meio do código do ticker da ação dela !! 😯

Por que estou tão surpreso ? Simplesmente por ser a primeira vez que uma ação usa um número no meio do código da ação. “Só isso” … 🙂

Ok … números não são uma “verdadeira” novidade dentro do código de uma ação, mas eles tinham uma função e posição específica dentro dele. Vamos refrescar a nossa memória em relação à formação do código de uma ação ?

XXXXY, sendo que as letras X são substituídas pelo código específico de cada ação (PETR para as ações da Petrobras, VALE para a da Vale, BBDC para as do Bradesco, ITUB para as do Itaú, etc etc etc), e o Y é substituído por um número que indica a classe da ação. As mais comuns são as ações com final 3 (ordinárias) e 4 (preferenciais), mas ainda existem outros tipos como as com final 11 (Units, como exemplo SANB11), 5 (preferenciais, como exemplo USIM5), 6 (preferenciais, como exemplo ELET6), 1 (direito de subscrição de ações ON) e 2 (direito de subscrição de ações PN).

Na parte referente ao código da ação propriamente dito, NUNCA houve uma ação que apresentasse um número dentro do código da ação. Uma inovação, literalmente falando, ou algo que somente não havia sido usado até então ?

Tentei me lembrar de alguma empresa que poderia ter feito uso de tal artificio, por conter um número em seu nome, mas não consegui encontrar nenhuma … Você tem alguma lembrança de um exemplo de empresa que poderia ter adotado a mesma codificação ?

Só sei que isso me chamou muito a atenção. 🙂

Mas me diga, o que foi que você achou ?

 

ps: se isso lhe pareceu grego, indico que você dê uma olhada no meu curso, o “Minha primeira vez na Bolsa“. 😉