Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!


Contratar um corretor para me auxiliar, ou para dizer o que fazer ?

Pergunta:

Boa Tarde,

Gostaria de indicação de corretores(as) bons que eu possa contratar para iniciar meus investimentos.

Moro em Belo Horizonte e depois de ler o livro pai rico e pai pobre e ler seus artigos, estou vem interessada em iniciar meus investimentos em ações e/ou tesouro direto, porém ainda tenho bastante dificuldade em entender em qual é melhor investir, então gostaria de um auxilio, e para isto peço sua indicação.

Obrigada!

Resposta:

Bom dia Thatiany

Infelizmente eu não sei se terei uma resposta que vai lhe agradar … 🙁

Muitas pessoas, ao iniciarem os seus investimentos, partem do princípio que precisarão contratar os serviços de alguém mais experiente, profissional do ramo, para lhes auxiliar em suas tomadas de decisão. Especialmente nas primeiras …

Alegam não ter conhecimento sobre o assunto, que estão em busca de alguém que os oriente, indicando as possibilidades de investimento mais adequadas a cada situação. Dizem não querer alguém que literalmente os diga o que fazer, para evitar conflitos de interesse nas indicações.

Mas … lhe pergunto: se ao começar, sem entender o que de fato está acontecendo, como a pessoa poderá diferenciar o certo do errado, o seguro do arriscado, a boa indicação daquela venda disfarçada … ?

Vamos tomar como o exemplo a situação mais simples e básica possível para esta situação. Vamos nos dirigir ao banco e solicitar ao nosso gerente a indicação de um bom investimento. É muito provável que ao pedir por esta “ajuda” o gerente pense: “oba, encontrei alguém para me ajudar a atingir a meta do mês”. Neste momento ele já lhe empurra um título de capitalização ou uma previdência privada … Ótimos “investimentos”, diz ele.

Se você ainda não sabe nada sobre investimentos, é bem provável que aceite a oferta de bom grado. Achando que acabou de fazer um ótimo negócio … O que já sabemos não ser uma verdade completa.

Mas digamos que você já tem um conhecimento básico, que o seu primo já lhe contou sobre como foi enrolado pelo gerente do banco, que lhe empurrou um tal de título de capitalização e que no final das contas não conseguiu obter praticamente lucro algum. Sabedora disso, você diz ao gerente que não quer isso. Diz que sabe do que se trata e que deseja um investimento de verdade.

Ele pensa um pouco … vê que você “entende” do negócio e já puxa outra carta da manga: indica um ótimo fundo de renda fixa, com a função de resgates automáticos – para lhe facilitar a vida – e com uma ótima taxa de administração, apenas 5% ao ano !

Como você não sabe direito do que se trata, não sabe se esse é um valor alto ou não, não fez a lição de casa, ou simplesmente não tem as informações necessárias para tomar a melhor decisão, acaba aceitando a sugestão. Afinal de contas, ele é um profissional que é remunerado justamente para atender o cliente da melhor maneira possível. Não é mesmo ?

Não ! Ele é remunerado para trazer o máximo possível de lucro para o banco ! Se for preciso lhe enfiar algum “investimento” nem tão vantajoso assim, sem problemas. É ao banco que ele precisa se reportar.

Você entende onde quero chegar ? Você vê que você não precisa de alguém para lhe dizer no que investir ? Você precisa apenas de alguém que lhe fale sobre as alternativas de investimento … sobre as vantagens de um tipo em relação ao outro, a quem se destina, ao melhor prazo para se investir, etc etc etc.

Você precisa apenas de um lugar, como o Clube do Pai Rico, para lhe auxiliar nesta jornada ! 😉

Você não precisa de alguém que tome as decisões por você. Precisa de alguém que lhe ajude a entender melhor os tipos de investimentos existentes, que lhe mostre quão simples é o ato de investir. 🙂

E toda essa lógica que apresentei também é válida para o investimento em ações. Você não sabe qual é a real intenção de quem lhe faz a indicação de uma operação … Pode ser uma boa dica … Mas também pode ser apenas uma tentativa de desovar uma posição …

Portanto, a melhor indicação que posso lhe fazer neste momento é: aprenda a andar com suas próprias pernas desde o início. Dê os primeiros passos, com calma e tranquilidade. Um passo de cada vez. Adquira o conhecimento necessário para tal. Se precisar de ajuda, estamos aqui para isso.

Será um prazer lhe auxiliar ! 😀

Abraços !