Clube do Pai Rico

COPOM surpreende e mantém SELIC inalterada em 6,5% ao ano

É … Sabe aquela coisa, quando você vai assistir a uma partida de futebol, já “sabendo” qual será o resultado, qual será o time que sairá de campo com a vitória, e depois que o jogo acaba você fica com cara de tacho por conta do resultado final?

Digamos que a reunião do COPOM, que se encerrou ontem de noite, trouxe sensação parecida … 🙄

O corte de 0,25 pp (e não amigos jornalistas, não seria 0,25% …) era dado como certo. Toda vez que o Ilan falava, era nessa direção que a informação vinha. Todas as declarações do COPOM vieram nessa linha …

Mas … Mas … Mas …

É, ficou tudo como estava: 6,5% ao ano

Sem choro, nem vela. Inflação tá baixa ? A atividade econômica volta a dar sinais de que está patinando ? A “recuperação” não deslancha ?

Não importa … O BC preferiu agir com cautela e ao invés de cortar a taxa, manteve tudo igual.

Surgiu um ingrediente mágico, explosivo, e inesperado na balança. A arrancada do dólar, dos R$3,20 para os R$3,70, em poucos dias, não tinha sido combinada. 🙁

E como você bem sabe, pois já sentiu na pele, uma alta no câmbio, nesta proporção, tem um efeito direto na inflação. Muita coisa é diretamente dependente de insumos vindos do exterior, e se o câmbio muda … o preço também muda.

Some-se a isso a forte alta apresentada pelo petróleo nos últimos dias. A somatória dólar + oil é explosiva para nós. Combustíveis subindo é aumento da inflação, e você sente isso de forma pesada.

Então, me diga: por quê se arriscar ? Pra que cortar a taxa, em um momento onde surgem sinais vindos de fora, sinais que não temos o mínimo controle, que não temos o mínimo poder de influência ?

Sim, eu achei uma atitude correta. 🙂

Prefiro parar por um instante, dar uma respirada, olhar com cuidado os próximos passos do câmbio, e se houver algum sinal de melhora ou de estabilidade, ai sim, numa próxima reunião, cortar os juros.

Já vivemos um período onde os cortes aconteciam por acontecer. Na base da porrada, da canetada. Do grito …

E deu no que deu … 🙄

Efeito para o mercado ? (Bolsa)

O mais provável é que a Bolsa sinta o impacto e apresente alguma queda após a manutenção da SELIC.

O corte era dado como certo pela ampla maioria do mercado e isso já estava nas contas de muita gente.

Não … 0,25 pp não fazem tannnnta diferença assim. (fazer faz, em breve falarei sobre isso) Mas com a mudança – da perspectiva – é preciso atualizar algumas projeções.

Zé, isso vai fazer com que o povo deixe de ir para a Bolsa ?

Olha … se deixar é por outro motivo. Com uma taxa anual de 6,5% você PRECISA ter parte do seu capital destinado aos investimentos alocado em renda variável. Você PRECISA ter parte do seu patrimônio na Bolsa. É praticamente a única forma de apimentar a rentabilidade da carteira.

Não, você não precisa (nem deve) migrar 100% da renda fixa para a Bolsa em sua estreia. Deve ir devagar, para sentir o terreno. 10%, 15%, 20% do patrimônio seria algo mais interessante para quem vai começar.

Acredito em uma correção do Ibovespa, nem que seja apenas para um “ajuste” de ideias. Os próximos passos surgirão em seguida. 😉

Mas me diga, você também se surpreendeu com a manutenção da SELIC em 6,5% ao ano ?