Clube do Pai Rico

Dá para ganhar dinheiro com a onda de privatizações ?

Pergunta:

Aparentemente vai ter uma \”onda\” de privatizações. Faz sentido comprar ações de empresas que estão \”comprometidas\”? Digo, é uma estratégia? Quando uma empresa é privatizada, os sócios (donos de ações) ganham com isso?

Resposta:

Bom dia Ronaldo, tudo certo ? 🙂

Indo diretamente ao ponto: sim ! É possível. 😀

É fácil ? Olha … dai já são outros quinhentos … 🙁

Neste momento estamos na expectativa de uma revolução em relação às nossas estatais. A promessa do(s) novo(s) governo(s) é de que vão passar o rodo. Empresas que não tem um propósito claro, muitas vezes criada “apenas para servir de cabide”, ineficientes, que só perdem dinheiro (por mais que tenham função, e oportunidade, de ganhar),  podem ser privatizadas.

A discussão sobre o tema vai longe, e não é nisso que devemos focar. Até mesmo porquê não há o que se discutir sobre isso ! hehehe 😉

Como ganhar dinheiro com as privatizações Zé ?!

A melhor maneira é já estar posicionado na ação da empresa que vier a ser privatizada. O ideal é já ter a ação em carteira na hora que os primeiros sinais de privatização surgirem. Se houver o anúncio, e a ação ainda não estiver encarteirada, a pessoa pode perder uma bela arrancada …

Mas lembra sobre o “mas é fácil ?” … Pois então, não é.

Um dos motivos é justamente aquele lado discussão da coisa que eu disse que deixaríamos de lado. 🙁

Quando a coisa começa a querer engrenar, surge uma tropa de choque “em defesa do bem público”, e normalmente eles consegue adiar e adiar e adiar o processo de venda da empresa.

Além disso, podemos nos posicionar e somente depois de um bom tempo a privatização realmente ocorre.

“Então ou eu pego a arrancada, ou não tenho mais chances ?”

É ai que a coisa melhora … Não !! 😀

Vou dar um exemplo, muito conhecido por todos, de como as coisas funcionam. Conhece a Vale ? 😉

Sim, a Vale ! Veja a explosão de crescimento da empresa após a sua privatização. Olhe o tamanho dos ganhos obtidos. 🙂

Com a mudança da forma com que a administração da empresa é feita, passando a ser realmente administrada como uma empresa, a produtividade e a eficiência melhoram e os lucros aumentam por consequência.

Então, além da valorização da privatização, ou melhor … do anúncio de privatização propriamente dita (que é onde a maioria foca, por conta do ganho rápido), o crescimento da empresa e sua valorização de longo prazo enchem os olhos dos investidores.

Então sim, é uma estratégia estar posicionado em empresas que têm chances reais de serem privatizadas. O “problema” é conseguir acertar o timing da coisa ! 😉

Me lembro de dois momentos que geraram ótimos frutos para quem seguiu a estratégia: Vale e as empresas de telefonia !! 😀

Será que veremos um repeteco ? Em breve saberemos !

Espero ter te ajudado ! 🙂

Abraços !