Zé, desistiu de montar o COE do Clube ?

Não, não desisti. 🙂

COE ? Se você não lembra, ou simplesmente não sabe do que estou falando, sugiro dar uma olhada no post onde falei sobre a nossa proposta de criarmos um COE, extremamente simples, para sentirmos na pele os efeitos reais de uma operação de risco zero. Falei sobre ele aqui: “Vamos fazer um COE do Clube ?

A ideia é termos em mãos uma operação que não apresenta risco de perdas para o capital originalmente aplicado nela, tendo apenas a chance de colhermos os possíveis frutos por ela gerados. 😉

Uma ideia excelente, não é mesmo ? 😀

Sim, é possível. Plenamente possível por sinal … E é justamente isso que eu quero demonstrar com o exercício em questão. Sem precisarmos recorrer a um produto de uma instituição bancária, montando o nosso próprio COE. 🙂

No post onde fiz a proposta, pedi para que vocês enviassem sugestões de como trabalharíamos o nosso COE. Além disso, falei sobre o uso do Tesouro Direto como item base da operação.

Seria uma forma de vermos na prática alguns instrumentos de investimento (renda fixa e variável), com o uso de um Tesouro SELIC, e de opções para obtermos o ganho da operação. Como falei no post, o problema do Tesouro SELIC seria o tamanho mínimo da movimentação …

Mas vendo os comentários de vocês, e pensando um pouco melhor, posso ter encontrado uma “solução” para o “problema”: resgatamos o valor a ser aplicado nas opções de “meses em meses” (até o rendimento atingir o necessário para o resgate no TD), e esse valor resgatado ser dividido em “4, 5, 6 vezes”, dividir pelo tempo que foi preciso para obtê-lo.

O que acham ?

Isso permitiria que montássemos o COE com um valor relativamente pequeno. Pois se não agirmos desta forma, precisaremos partir para um CDB de bancos específicos (que permitem baixos valores de aplicação), ou precisaremos aumentar o montante a ser investido para ter um retorno grande o suficiente para que a valorização mensal atinja o mínimo do Tesouro SELIC.

Claro … Não podemos nos esquecer também do peso das taxas operacionais envolvidas na criação das operações com opções. Seria preciso usarmos uma corretora que ofereça taxas BEM amigáveis. 😉

Então, como se trata de um exercício em grupo, colaborativo, lhes pergunto: concordam ? 😀

Tesouro SELIC, acessível a todos, resgatando o valor de meses em meses (assim que o rendimento chegar nos ~R$90 necessários), para um valor inicial de R$5 mil ?

Posso bater o martelo ? 🙂