Clube do Pai Rico

Devo aproveitar a crise da Bolsa para comprar e sair daqui 2 anos ?

Pergunta:

Bom dia Zé, tudo bem?

Tenho acompanhado o seu trabalho de educação financeira já a um tempo, e só tenho a elogiar, é fantástico esse trabalho que você faz, ensina e incentiva milhares de pessoas a alcançar a tão sonhada independência financeira.

O mercado de ações está em baixa e acredito que num futuro próximo seja o melhor momento para investir, certo?

No momento disponho de R$10.000,00 e tenho condições de fazer aportes mensais de R$1.000,00, pretendo deixar esse valor investido por cerca de 2 anos.

Qual seria a(s) melhor(es) opção(ões) de investimento?

Desde já agradeço, aguardo retorno.
E novamente, parabéns pelo trabalho!!!!

Resposta:

Bom dia Rodrigo,

Muito obrigado ! 🙂

É um (grato) esforço que venho me empenhando nos últimos 13 anos. 😀

Sobre a tua estratégia, estás certo: o melhor momento para se fazer aportes mais robustos, e, para quem tem a sorte, iniciar seus investimentos em bolsa, é quando o mercado encontra-se em uma situação como a atual. Em crise …

É durante as crises que vemos as maiores distorções em relação ao preço da ação e o valor da empresa dela. Muitas vezes motivados apenas pelo embalo de milhares de outros investidores, as pessoas saem vendendo suas ações numa tentativa de se proteger de algo que está por vir. Muitas vezes de desfazem de ações de ótimas empresas que muito possivelmente nem venham a ser contaminadas pela crise. Continuam apresentando lucro e crescimento.

Mas num movimento generalizado, suas cotações caem junto das ações de empresas “ruins”, que tinham suas cotações infladas por inúmeros motivos. É o contágio do mercado. É a manada indicando o que fazer.

Muitos pensam que o momento é ideal para se comprar ações de empresas que foram duramente castigadas pela queda. Petrobras, Vale, Usiminas, Gerdau, etc etc. Acham que estão diante de oportunidades de uma vida, sem nem ao menos se perguntarem o que levou as cotações ao nível em que estão. Caíram injustamente ? Ou existem motivos que causaram tamanho estrago ?

Claro, pode ser que vejamos estas mesmas ações recuperando o seu valor em breve. Mas qual será a velocidade disso ?

E isso me leva a um segundo ponto da tua pergunta … 2 anos para o investimento em ações é um tempo muito curto. 🙁

Quer um exemplo ? Estamos caindo desde 2008. Em 2010 chegamos a nos aproximar do topo em duas ocasiões. Aproximar … mas o topo histórico continua lá, em maio de 2008. De lá para cá já se passaram quase 8 anos …

Quem comprou em 2008, com um plano de retirada de 2 anos, já conseguiu recuperar seu dinheiro ? Pode até ser que sim. Neste exemplo a pessoa que comprou algum tempo após as quedas iniciadas em maio, pode ter encontrado uma oportunidade de saída em 2010. Mas e se não conseguiu aproveitá-la ?

Falando mais diretamente: 2 anos é um prazo muito curto em termos de Bolsa. Pode ser que seja suficiente … Mas na maioria das vezes não é. O ideal é que seja aquela grana que você não pretende usar pelos próximos 5, 10 anos. Neste período você poderá ir estudando as diversas oportunidades que a Bolsa nos proporciona, e com isso conseguir criar um fluxo de caixa proveniente de determinadas operações com suas ações. (que é o que sem falo aqui no Clube)

Se a ideia é retirar dentro de 2 anos, você estará lidando com o fator sorte. Mais do que já lidamos em nosso dia a dia.

Se o prazo não permite mudanças, pode ser que o mais indicado seja algum título do tesouro, por exemplo. Existem alguns que estão apresentando rendimento de 17% ao ano ! O que é algo bem interessante. 😀

Mas … se puder ampliar o prazo da retirada … 😉

Espero ter lhe ajudado.

Abraços !