Clube do Pai Rico

Dicas para o … desafio ! #6

Gostaria de receber mais uma dica de economia que poderá lhe ajudar no Desafio de 2016 ? Mais uma dica simples, que provavelmente poderá ser usada por você. Planos de Fidelização, você já ouviu falar deles ? 😉

Muitos são os serviços que oferecem belos descontos para quem assina um contrato de fidelização por um determinado período. Na maioria dos casos o tamanho do desconto varia de acordo com o tempo de fidelização. E isso é natural. 🙂

Pense: você estará dando ao prestador de serviço a certeza de que fará uso de seus serviços por determinado período. É grana certa que entra nos bolsos dele. Portanto, nada mais natural do que oferecer um desconto a quem aceita ficar preso através de um contrato.

Isso é visto nos mais variados ramos: academias, salões de beleza, escolas, empresas de telefonia … A possibilidade da oferta atinge todos os setores, mudando apenas a forma com que o acordo é fechado. Em alguns casos o acordo prevê apenas que o valor da mensalidade receberá um desconto por causa da fidelização. Em outros o cliente precisa fazer um pagamento antecipado para ter o direito ao desconto. (neste caso a figura do desconto por antecipação se mistura com o da fidelização … tome cuidado para ter certeza que está recebendo um desconto por causa dos dois !)

Uma economia que pode ajudar muito no momento em que você precisa cortar custos. Uma maravilha ! Você poderá planejar o seu orçamento pelo próximo ano, pois já sabe de antemão qual será o seu custo com aquele serviço. E o melhor, sabe que obterá um desconto com ele. O melhor dos mundos. Não ?

Talvez …

Mas e se você, no meio do contrato, perceber que o serviço prestado não é exatamente aquele que esperava receber ? E se, no meio do contrato, você passar por um aperto financeiro tão grande que te exija um corte mais forte nas despesas. Como poderá sair da academia ? Você tem um acordo com ela, restam 7 meses para a conclusão do contrato … Nele é estabelecido que você obterá um desconto de x reais na mensalidade. Porém, lá também é estabelecido que no caso de desistência você terá que pagar a mensalidade do mesmo jeito. 😯

Sim … Em muitos casos o contrato exige que você continue pagando, mesmo que não vá mais. Noutros você precisará pagar uma multa pela quebra do contrato, que, em muitos casos, é o valor que obteve de desconto mais alguma penalização.

Você percebe que aderir a um plano de fidelização, apenas para obter um desconto, pode acabar sendo um tiro no pé ? É … e um que pode trazer muitos problemas depois que você vê a besteira que fez. É um desconto, que poderá lhe ajudar no orçamento. Mas não é somente por causa do desconto que você deve se fidelizar.

Fidelize-se a um prestador de serviço que você já faz uso. Que já conhece. Que gosta. Que pretende ficar por muito tempo como cliente. Ao menos a possibilidade de arrependimento (por causa da qualidade do que é oferecido) é extinta. Restará “apenas” o problema de necessidade de corte forçado nas despesas.

O ideal é que você faça contratos de fidelização mais curtos. De preferência proporcionais ao tamanho do seu colchão de segurança. 😉

Se ele garante 6 meses dos seus gastos, você não terá problema algum em fazer um contrato de 6 meses de fidelização. Talvez até mesmo um de 1 ano. Se tem um colchão de 1 ano, poderá assinar um plano de fidelização de 1 ano, sem pestanejar.

Fidelização por qualidade !

Mas lembre-se: um dos pontos mais importantes na hora de tomar sua decisão a respeito da assinatura de um contrato de fidelização é a qualidade do serviço oferecido. Pode até ser que você não tenha nenhuma experiência com a empresa, portanto o ideal é que você use durante alguns meses como cliente “normal”, pagando mensalmente. Somente depois do período de experiência é que você deveria assinar um contrato mais longo.

Claro, a opinião de amigos e parentes, que já façam uso dos serviços, ajuda bastante nessa hora. Se você conhece alguém (mas é conhecer de verdade, ok ?) e confia em sua opinião, isso pode ajudar na hora de assinar, ou não, o contrato de longo prazo. Mas o ideal é que você ao menos experimente durante algum tempo como cliente normal.

Quem nunca ouviu uma história que envolva a fidelização por causa (apenas) do desconto ? Nas empresas de telefonia celular isso é bem comum. A pessoa assina o contrato, obtém um BELO desconto na compra do aparelho e, depois de alguns meses, se arrepende. Alega que o serviço é ruim, diferente do que foi oferecido, etc etc etc. Telefonia é o mais comum, mas já ouvi diversas histórias de casos mais simples como de uma academia.

Ganhar desconto é bom ! Mas evitar uma dor de cabeça é melhor ainda. 😉

Tenha isso em mente na hora de contratar um serviço com plano de fidelização e seja feliz. 😀