Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Operações de Taxa em Petro e Vale

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
arthurbeltrao

MensagemEnviada: Sex Mai 15, 2009 4:49 pm    Assunto: Operações de Taxa em Petro e Vale Responder com Citação

OBS: Desculpem se o tópico aparece duplicado em "Bolsa de Valores". Coloquei lá primeiro e depois vi que aqui seria o lugar mais adequado.

Amigos, opero a cerca de 2 anos na bovespa usando AT e percebi que não é fácil manter lucros consistentes a longo prazo operando dessa maneira. Por esse motivo me interessei pelas operações de Taxa em Petro e Vale usando opções ITM (Dentro do dinheiro). Tem 3 meses que opero dessa forma e tenho me saido bem, porém tenho pouca experiência nesse tipo de operação e gostaria de ouvir o conselho dos mais experientes. Minha meta é conseguir algo em torno de 3-5% ao mês, mas sei que em alguns meses eu sairei perdendo. Usando o calculo de juros compostos vejo que consigo transformar um pequeno investimento inicial em milhões no decorrer de uma década. Será tão fácil assim? O que eu não estou enxergando? Agradeço a ajuda de vocês.

PS: Para aqueles que não conhecem operação de taxa, trata-se de um lançamento coberto de opções com o objetivo de ser exercido.
Por Ex:
Compro Vale5 por R$ 31,00
Vendo ValeF30 por R$2,71 (strike em 29,48 )
Com isso o preço de custo da Vale5 cai para 28,29.
Se no dia de exercício a Vale estiver cotada acima de 28,29 eu não tenho prejuíso. se estiver acima de 29,48 eu ganho em torno de 4% do valor investido (29,48 - 28,29). Se estiver abaixo disso eu perco dinheiro, por isso essa operação exige STOP sempre (e deve ser feito manualmente na maioria das corretoras, já que estou travado em opções).
Esse é um resumo bem simplista, se alguem quiser mais detalhes posso ajudar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Mai 16, 2009 9:51 am    Assunto: Responder com Citação

Arthur, essa é uma boa forma de operar na bolsa para aqueles que querem menos volatilidade.

O grande problema dessa estratégia é que ela limita os ganhos... fizeram uns estudos nos EUA que da rentabilidade média de 8%a.a deles, caso o cara perdesse os 10 melhores dias, a rentabilidade ia pra 0% ou algo do tipo. Com sua estratégia você garante que perderá esses dias, pois o ganho tá limitado pela opção q vc lançou.

O outro problema é de justamente quando houver uma queda maior, possivelmente com gap... a coisa iria ficar feia. Stop manual é algo perigoso!

Como está sua gestão de risco? Tá investindo qtos % do seu portfolio em cada trade?
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Mai 16, 2009 10:16 pm    Assunto: Responder com Citação

Arthur

Tem certeza que você está falando de operação taxa?Parece mais venda coberta

Operação taxa que eu conheço funciona assim.

Você compra uma ação e vende imediantamente uma opção de compra DIM(deep in the money).Nessa operação o seu lucro é máximo sendo exercido.E você ganha a diferença entre o preço de exercício + o preço de venda da opção de compra- o que você pagaou pela ação(o seja você ganha o VE(valor extrínseco).

EX:

Vamos supor que dá um mês certinho até o vencimento

C PETR4 R$ 30,00
V PETRX20 R$ 10,30

Vamos supor que é o mais provavel que você só seja exercido no dia se chegar a ser exercido que é o objetivo.

Ai você ganhar R$ 0,30/por ação- custos(imposto,emulento e corretagem).Vamos supor que de R$ 0,20

Ai você ganhou 1% no mês.

Geralmente quanto mais perto o strike da opção do preço da ação e maior o prazo maior a taxa que você pode ganhar,mas maior é o risco de não ser exercido numa queda forte(lembrando que o objtivo é ser exercido).Você pode usar a AT para te ajudar a determinar o melhor stike para comprar.

No entanto essa operação não custuma dar retornos muito alto fica perto da selic um pouco mais se você tiver sorte e/ou for bom.Também é preciso de uma quantidade de dinheiro rasoavel dependendo da corretagem já que o spread é apertado e a corretagem pode acabar com seu lucro.

Quanto aos stops é preferivel que sejam automático e lembrando que geralmente você vai perder dinheiro quando acionar os stops já que o spread é baixo e o valor extrinseco tende a aumentar quando o preço da ação cair(que seria quando o stop ia entrar em cena).

Só mais uma coisa conseguir essa rentabilidade que você deseja é bem difícil realizando essa operação já que teria que ter um índice de acerto muito alto(oque não deve ocorrer se você não está acertando os trades).Caso você tenho um índice de acerto tão alto você vai estar fazendo a operação errada,pois essa operação é para dar um retorno pequeno,mas rasoavelmente constante.Teriam outras operações que seriam mais indicadas.

Quanto ao stop manual ele é impensavel,pois você teria que ficar o dia inteiro olhando o pregão você teria que colocar no automático. Provavelmete se você explicar a operação para corretora eles vão te liberar o stop,mas devem exigir que primeiro stop a opção e imediatamente depois a ação.Só que como a liquidação da opção é em D+1 e da ação em D+3 você vai ficar descasado e vai precisar pegar dinheiro emprestado com conta de margem(ia sair caro,pois teria que pagar uns 0,5%) ou operação de crédito qualquer(que sai mais barato se você tiver uma corretagem fixa e uma conta alta.)

Resumidamente é isso tem mais uns detalhes na rolagem para evitar descasamento e também mais uns detalhes de como liquidar a operação já que as operações são descasadas e você ia precisar de um cash management de contigência barato e eficaz(tentanto evitar a conta de margem)

Eu aconselharia fortemente você rever essa sua rentabilidade esperada.Pois você teria um custo alto de stop,corretagem,emulentos e cobrir descasamento de prazo das opções vs ações.

Boa Sorte
arthurbeltrao

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 12:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Amigos, obrigado pelas respostas.

Roma,
O tipo de operação que eu estou fazendo é exatamente essa que você falou, acho que não fui muito claro nas minhas explicações no post inicial. Geralmente procuro uma taxa em torno de 3 ou 4% ao mês que me proporcione em torno de 10% de ponto de equilíbrio, ou seja, o preço de custo da ação (Valor da ação - valor da opção de compra lançada) tem que ser pelo menos 10% mais baixo que a cotação atual da ação. Essa margem de 10% pode parecer pequena, mas me tem feito acertar melhor os trades, além de suportar uma pequena queda e ainda gerar lucro na operação.

Fiz algumas estatísticas na Vale5, de 2000 para cá, e vi que em 70% das vezes a ação não cai mais de 10% entre duas datas de exercício seguidas. Sei que estattísticas e históricos não sao garantias de sucesso no futuro, mas já ajudam a entender melhor o desenvolvimento da ação.

Quanto aos retornos da operação, dentro desses parâmetros que estou usando, não acho nada desprezível. Se você considerar uma taxa constante de retorno na base de 3% ao mês, o capital seria dobrado a cada 2 anos. Taxas com retorno inferiores a 3% a.m. não me interessam, pois não valeriam a pena o risco. Seria melhor usar renda fixa.

No cenário atual não tenho encontrado dificuldades de achar a taxa de 3% com stop em 10% abaixo da cotação da ação. Por exemplo, nesse exato momento tem a possibilidade de fazer a taxa com Vale5 e ValeF30 (strike=29,4Cool, o que daria taxa de 3,2% e PC 9,6% mais baixo que o atual.

O Stop manual é o que realmente me incomoda nessa operação, uma vez que minha corretora não permite que eu venda as ações estando lançado. Não entrei em contato com ela por telefone para saber se tem como dar o stop automático desse jeito que você está falando. Teria que ser algo do tipo: Se a vale5 cair para 28,56 compre VALEF30 a mercado e venda VALE5 a mercado.

Hoje eu acompanho o mercado 3 vezes ao dia quando estou lançado, uma por volta das 10:30, outra no meio da tarde e mais uma por volta das 16:20h. Como estou usando stop manual, se a vale cair para perto desses 10% eu desfaço a operação, onde se não ocorrer nenhum gap mais drástico eu perco menos do que o valor que pretendia ganhar (tipo 2% do capital investido).

No tocante a precisar de margem para desfazer a operação, eu sempre deixo dinheiro livre suficiente na conta para poder quitar as opções. Não se esqueça que no caso de uma queda as opções vão estar mais baratas do que quando vendi, logo o proprio premio que recebi pelas opções é suficiente para recompra-las.
arthurbeltrao

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Viverderenda,

Citação:
Arthur, essa é uma boa forma de operar na bolsa para aqueles que querem menos volatilidade.

Realmente tenho gostado de operar assim, me da mais tranquilidade e mais benefícios do que fazer swing trade.

Citação:
O grande problema dessa estratégia é que ela limita os ganhos... fizeram uns estudos nos EUA que da rentabilidade média de 8%a.a deles, caso o cara perdesse os 10 melhores dias, a rentabilidade ia pra 0% ou algo do tipo. Com sua estratégia você garante que perderá esses dias, pois o ganho tá limitado pela opção q vc lançou.

Concordo com você que a operação fica travada no ganho, mas veja bem, é uma operação que não depende de alta para lucrar, na verdade você lucra também com mercado lateral e pequenas quedas.

Citação:
O outro problema é de justamente quando houver uma queda maior, possivelmente com gap... a coisa iria ficar feia. Stop manual é algo perigoso!

Concordo plenamente, esse é o ponto fraco da minha operação, por isso acompanho o mercado 3x ao dia quando estou lançado.

Citação:
Como está sua gestão de risco? Tá investindo qtos % do seu portfolio em cada trade?

Tenho uma carteira separada somente para esse tipo de operação. Coloco em torno de 50% do meu capital na operação de taxa, sendo que o risco (salvo em caso de um gap monstruoso) está limitado a cerca de 2% do capital investido (ou 1% do capital total).
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação

arthurbeltrao escreveu:
Para aqueles que não conhecem operação de taxa, trata-se de um lançamento coberto de opções com o objetivo de ser exercido.
Por Ex:

Se no dia de exercício a Vale estiver cotada acima de 28,29 eu não tenho prejuízo.

Correto, mas também não retira a taxa do mês. Ficando somente com as ações.

Citação:
Se estiver acima de 29,48 eu ganho em torno de 4% do valor investido (29,48 - 28,29).

Aqui só ganha em termos de valorização da ação, o comprador só ira exercer acima de 32,19 (29,48 + 2,71). Mas isso talvez não seja uma preocupação, se o objetivo for de acumular Vale mesmo.

Citação:
Se estiver abaixo disso eu perco dinheiro, por isso essa operação exige STOP sempre (e deve ser feito manualmente na maioria das corretoras, já que estou travado em opções).

Agora aqui deve-se tomar muito cuidado para não ficar descoberto.

Considerações a fazer: um mês em que se perca 10% do capital (realizado com stop) você vai precisar de 3 meses ganhando ~3,58% só para recuperar, logo, se em 30% das vezes isso vai acontecer o seu milhão pode ficar mais longe.

Outra coisa: nao sei como vc fez o seu estudo, se considerou a volatilidade dentro do período ou só das datas inicio e fim. Corre-se o risco também de tomar uma famosa violinada.

Por fim: se entrarmos em um mercado bear prolongado as perdas serão constantes e a "gordura" das opções vai diminuindo.

Concluindo, não sou contra essa forma de operar. Eu acho interessante e considero fazer tbm, mas não eleve tanto as expectativas desconsiderando esses pontos que eu coloquei.

Pergunta: o dinheiro feito nesses trades vc irá reinvestir neles ou destinará para outros investimentos?
arthurbeltrao

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 3:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Citação:
Para aqueles que não conhecem operação de taxa, trata-se de um lançamento coberto de opções com o objetivo de ser exercido.
Por Ex:

Se no dia de exercício a Vale estiver cotada acima de 28,29 eu não tenho prejuízo.

Correto, mas também não retira a taxa do mês. Ficando somente com as ações.

Isso mesmo, nesse caso a operação não foi bem sucedida, mas também não deu prejuíso.

Citação:
Citação:
Se estiver acima de 29,48 eu ganho em torno de 4% do valor investido (29,48 - 28,29).

Aqui só ganha em termos de valorização da ação, o comprador só ira exercer acima de 32,19 (29,48 + 2,71).

Na verdade o comprador irá exercer qualquer valor acima de 29,48 (preço de exercício). se ele não exercer melhor ainda pois ganho todo o prêmio das opções e ainda fico com a valorização da ação.

Citação:
Mas isso talvez não seja uma preocupação, se o objetivo for de acumular Vale mesmo.

O objetivo é remunerar o dinheiro e não acumular ações. É muito comum eu encerrar a operação com a venda das ações. A minha estratégia é gerar juros compostos a uma taxa de 3% ao mês e não juntar o máximo possivel de ações. Eu faço taxa em petro e vale, e escolho sempre a que estiver com a melhor matemática no momento.

Citação:
Citação:
Se estiver abaixo disso eu perco dinheiro, por isso essa operação exige STOP sempre (e deve ser feito manualmente na maioria das corretoras, já que estou travado em opções).

Agora aqui deve-se tomar muito cuidado para não ficar descoberto.

Com certeza, eu costumo acompanhar o mercado para não ser pego de surpresa.

Citação:
Considerações a fazer: um mês em que se perca 10% do capital (realizado com stop) você vai precisar de 3 meses ganhando ~3,58% só para recuperar, logo, se em 30% das vezes isso vai acontecer o seu milhão pode ficar mais longe.

Na verdade essa operação de taxa conta com a proteção da venda de opção de compra. Visto que as opções que eu vendo geralmente tem delta acima de 0,7, se a ação cair um real a opção que eu vendi deve cair 70 centavos. Então quando eu tomo prejuíso no papel tenho lucro na opção que fica desvalorizada. No caso de meu stop ser atingido meu prejuíso fica em torno de 2% do capital investido.

Citação:
Outra coisa: nao sei como vc fez o seu estudo, se considerou a volatilidade dentro do período ou só das datas inicio e fim. Corre-se o risco também de tomar uma famosa violinada.

O estudo considera o período completo entre os dois exercícios. Sendo que em 70% das vezes a mínima do período todo não chega a ser 10% mais baixa que o preço de fechamento do primeiro dia.

Citação:

Por fim: se entrarmos em um mercado bear prolongado as perdas serão constantes e a "gordura" das opções vai diminuindo.

Eu uso a AT para escolher o momento de entrada. Esse tipo de operação não é recomendada para esse tipo de cenário que você descreveu. Ela é melhor para tendências indefinidas e mercado de lado.

Citação:
Concluindo, não sou contra essa forma de operar. Eu acho interessante e considero fazer tbm, mas não eleve tanto as expectativas desconsiderando esses pontos que eu coloquei.

Com certeza. Gosto de todas as críticas. Quero mesmo aprimorar a técnica e descobrir os pontos falhos. A idéia é sempre estar preparado para qualquer cenário do mercado.

Citação:
Pergunta: o dinheiro feito nesses trades vc irá reinvestir neles ou destinará para outros investimentos?

Reinvisto nas taxas, sem isso não seria possível usar o conceito de juros compostos.
pabloenc
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Mai 23, 2009 12:32 am    Assunto: Responder com Citação

A unica ressalva q faço é para o seu retorno esperado

3% a.m é fantasia, ninguém consegue isso com consistência

procure uma remuneração um pouco acima do CDI q já estará de bom tamanho

outra coisa é q nem sempre o mercado dará boas taxas com proteção boa

a medida q sua venda c aproxima da opção mais ATM, ela fica mais arriscada pois não suporta uma queda por menor q seja

Faça o seu plano e cumpra-o, não espere pelo mercado. É importante diminuir as perdas para q essas não levem seu lucro embora

[]´s
arthurbeltrao

MensagemEnviada: Ter Mai 26, 2009 6:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Pablo,

Realmente não tenho muito tempo atuando com taxas para dizer se 3% ao mês, no longo prazo, é viável ou não. Até o momento fiz 3 operações de taxa, 2 delas com sucesso e 1 em andamento.
- VALED: Resultado de 8,5%. Nessa série me arrisquei mais pois o suporte gráfico era muito claro.
- PETRE: Resultado de 3,3%. Fiz a taxa da forma tradicional com preço de custo 11% abaixo da cotação do momento.
- VALEF: Montei a operação com taxa de 4% e PC de 9% abaixo da cotação do papel. Até o momento vai bem.

Eu sei que existirão meses onde a operação não se sairá bem. Espero que, na média, as operações de taxa gerem 3% ao mês. Conheço outras pessoas que operam dessa forma a 1 ano e conseguiram esse objetivo.

Também tem a questão da tendência, que se virar para baixo terei que dar um tempo nas taxas, já que essas devem ser usadas idelamente em mercados em alta ou de lado.

Uma coisa muito importante é que toda operação de taxa tem que ter um ponto de STOP. No meu caso escolho um ponto que fique próximo ao meu PC (Preço ação - prêmio opção). Se houver um suporte gráfico forte acima desse ponto, coloco o stop nesse ponto. E se logo no início a operação vai a meu favor durante alguns dias eu subo o stop para o um valor em que na queda a operação fique perto do 0x0.

[]'s
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!