Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Compra de opções de compra: Será que vou, será que fico?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  

Feitas as ressalvas, você acha uma boa estratégia?
Sim, tem boas chances de se dar bem.
50%
 50%  [ 2 ]
É uma boa estratégia, mas espere o mercado se acalmar, e aproveite pra continuar estudando A.T.
0%
 0%  [ 0 ]
Não, pois você vai quebrar rapidinho, lamento.
50%
 50%  [ 2 ]
Sei não... quem sabe? Alguém sabe? É loteria pura!
0%
 0%  [ 0 ]
Total de Votos : 4

Autor Mensagem
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 12:28 am    Assunto: Compra de opções de compra: Será que vou, será que fico? Responder com Citação

Pretendo fazer alguma experiência com compra de opções de compra (pouca grana, tipo R$ 500,00 por operação) assim que o cadastro na TOV estiver pronto, desde que até lá eu melhore (muito) minha (pobre) análise técnica e meu psicológico, que se recusa a realizar prejuízo Very Happy . Tenho uma planilha em Excel de 10 opções de PETR (a atual e a do mês seguinte) e VALE (apenas a atual), as quais acompanho há 3 meses, e sei das variações que elas podem sofrer.

O objetivo é não exercer, "apenas" comprar na baixa e vender na alta (como se fosse fácil Very Happy ) com lucro em torno de 25% (R$ 125,00 - R$ 10,00 das ordens). E colocar stop loss curto, tipo desceu uns 10%, realizo, respiro fundo, e espero outra oportunidade, (sim, já li que não é recomendável stops baseados no quanto eu aceito perder). Estes stops serão calibrados com a análise técnica, assim que eu estiver mais confiante em meus atuais parcos conhecimentos.

Estou ciente do risco (alto) de operar com opções, já li bastante, pratiquei a venda de opções cobertas, sei do sufoco que é o risco de ser exercido pra quem não quer, apesar disto, consegui comprar as opções com lucros de 657% e 700% (não arrisquei esperar para ver elas virarem pó, preferi comprar). Por outro lado, comprar opções de compra tem o risco de elas virarem pó, ou desvalorizarem absurdamente (no meu caso, pretendo travar esta perda em torno de 10%). Só não quero fazer nenhuma loucura.

Feitas estas ressalvas, alguém acha que é uma estratégia um tanto absurda?

Obs.: meu perfil é B&H, lançador de opções cobertas e aluguel (futuramente), que somarei aos dividendos (que ainda não recebi) para comprar mais ações.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 2:04 am    Assunto: Responder com Citação

Bolsa é um negócio complicado até definir quando você deu sorte e quanto foi habilidade é complicado.

Opção é um instrumento muito difícil para um mortal operar a seco,mas não impossivel.O grande problema do mercado(na minha opinião) de futuros é que eles não remuneram capital.Eles não pagam dividendos,não são parte de algo que gera lucro.São instrumentos financeiros que transferem capital de uma pessoa para outra e o sistema atraves dos custos de transação abocanha uma parte,sendo um jogo de soma sempre negativa.

Outra dificuldade é a grande volatilidade(que você já conhece)que faz o mercado ficar mais rápido que formula 1 se você estiver a seco.

Provavelmente o que eu falei você já sabe,mas sempre é bom relembrar.

Vou contar só 2 casos que aconteceram com uns conhecidos meus.

Primeiro foi um primo meu que começou a operar na bolsa aos 16 anos com cerca de 10k aos 18 ele tava com 80k.Ele estava tradeando acho que era do BB um direito de subscrição e zerou.Simplismente ele esqueceu de exercer ou vender o negócio venceu e virou pó.

Segundo foi um tio meu(outro que não pai desse primo).Esse ai começou a operar opções e multiplicou o capital(herança do meu avó) por 3 ficou se achando o cara.O mercado virou e ele zerou.Ali ele ficou achando que deu azar que o mercado e mais não sei oque.Ai minha avó morreu ele fez a mesma merda.Travaram ele e um outro tio meu arranjou um emprego bom para ele de vendedor ele é um cara simpático e vendia bem foi juntando dinheiro...Se enrolou com o trabalho foi demitido e resolveu virar trader.Vendeu o apartamente foi morar num apartemento alugado pedou o dinheiro do apartamento e adivinha...Zerou dinovo e para completar fala que zerou porque sacanearam ele na corretora e porque o dinheiro dele acabou muito rápido.Por fim ele além de ficar me pentelhando sobre a minha AF e dizer que eu vou "entregar",está momentaneamente quebrado e juntando dinheiro para voltar a operar porque agora ele se considera experiente e tem muita compensação fiscal.

Não estou dizendo para você não operar opções só estou dizendo para você não fazer isso se tem uma queda por jogos de azar,se você não tem muito autocontrole e se você não tiver um sistema de controle de risco rígido e que você vá serguir.

E por fim não comprometa a sua atividade econômica principal(trabalho) por causa do mercado e opere pouco(eu estou achando 500reais muito para começar).Seus primeiros trades são aprendizados então eles tem que ser os mais baratos possíveis 1 lote de preferência.Afinal você não nasceu sabendo,vai cometer alguns erros que podem custa todo o valor da operação(quanto menos melhor).
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 10:29 am    Assunto: Responder com Citação

Roma9, obrigado pelas considerações, nada como ouvir outras idéias para termos uma base mais sólida para tomarmos importantes decisões.

Relatos da vida real também ajudam a colocar nossos pés mais próximos ao chão. Uma pena ter acontecido estas perdas com teu tio e teu primo. Acho que o pior que pode acontecer pra quem começa, é ganhar, ganhar e ganhar, às vezes nem sabendo do por que este ganho todo, não leva em conta que ali na frente pode haver uma grande correção.

Eu já perdi uma grana boa (pra mim Very Happy, mas nada que tenha me quebrado as pernas) em GGBR4: já estava perdendo uns 31% e decidi realizar. Comprei em 29/09/08 a 22,20 (sim, quase na máxima do dia, e depois foi só descendo a ladeira), vendi no dia 08/10/08 a 15,23 (a ordem na realidade foi a 14,99, ainda ganhei uns trocados, não sei por que). Foi a folga mais cara da minha vida. Mas hoje vejo que fiz uma "boa" escolha em perder tudo isto, usei o $ e comprei PETR4, que já me rendeu 42%, sendo que hoje GGBR4 está em 14,93, o papel não sai do lugar. Mas sei que é uma empresa sólida e pretendo futuramente tê-la em minha carteira (ou GOAUx).

Inclusive, tenho que fazer um stop em PETR4, 42% já é um lucro muito bom, mas vai que... Por outro lado, isto abalaria meu perfil B&H longo prazo.

Ah, voltando às opções, acho que R$ 500,00 realmente é um pouco demais, talvez comece com R$ 300, pois muito abaixo disto a valorização da opção deve ser relativamente grande para pagar no mínimo a corretagem (5 + 5 da TOV) e ter algum lucro. Não pretendo fazer muitas operações, talvez umas 2 por semana.

Novamente, obrigado pelas dicas e relatos. E o tópico continua em aberto para novas contribuições.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Fev 01, 2009 3:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Rolando Lero escreveu:
Inclusive, tenho que fazer um stop em PETR4, 42% já é um lucro muito bom, mas vai que... Por outro lado, isto abalaria meu perfil B&H longo prazo.

Ah, voltando às opções, acho que R$ 500,00 realmente é um pouco demais, talvez comece com R$ 300, pois muito abaixo disto a valorização da opção deve ser relativamente grande para pagar no mínimo a corretagem (5 + 5 da TOV) e ter algum lucro. Não pretendo fazer muitas operações, talvez umas 2 por semana.

Novamente, obrigado pelas dicas e relatos. E o tópico continua em aberto para novas contribuições.

Rolando Lero

Quanto a 2 trades por semana acho muito,mas nesse caso foi parafasear o Zé o importante é seguir o plano.Ele que é um trader experiente já falou que já ficou diversas vezes mais de 1 mês sem operar por falta de sinalização.É como dizem os bons traders opere bem,não opere muito. Não se preocupe com o numero de trades só com a qualidade.

Quanto aos stops depende da sua estratégia e na sua estratégia é você quem manda Cool .Se achar que o melhor é timing o faça.Eu gosto de fazer pricing.

Cuidado para não confundir Buy and Hold com Buy and Hope,tem momentos que você deve vender uma ação.Não existe ação tão boa que deva ser mantida a qualquer preço e nem empresa tão sólida que não possa se deteriorar.Acho que tem que ter um mínimo de atividade ou então comprar um fundo de index diversificado e esquecer.Mas com uma carteira com poucas ações como acho que é a sua e a minha situação não dá para esquecer as ações.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 02, 2009 9:20 am    Assunto: Responder com Citação

Rolando, estando você ciente do alto risco, e começando com operações pequenas mais com o intuito de aprendizado do que de lucro financeiro, acredito que é algo a se tentar. Experimente durante um tempo, e veja como se sai nessa modalidade.

Muita gente diz que a compra de opções de compra é uma tolice porque é uma operação theta-negativa (o tempo corre contra você). Mas tem a vantagem de ser uma operação onde o prejuízo é limitado. Por outro lado o vendedor de opções de compra a descoberto tem potencial de prejuízo infinito e pode perder até o que não tem. Sob esse aspecto, comprar opções é uma operação menos arriscada.

As recomendações que eu lhe dou: o mais importante é ter uma excelente estratégia de controle de risco. Em opções, não se dá bem aquele que é bom no ataque, mas sim quem é bom na defesa, no controle de risco. Ele tem que estar bem definido para você não perder mais do que pode.

Assim como o Roma, tenho 2 casos de amigos que quebraram (perderam tudo, até a casa) por causa de opções. Mas também não conheço ninguém com bom controle de risco que tenha quebrado, na verdade aqueles que eu conheço que operam com seriedade estão ganhando dinheiro.

Eu também estou ganhando dinheiro com opções, mas não é uma coisa tão glamourosa. A remuneração é um pouco maior do que aquela que se obtém com aluguéis e proventos, que por serem ganho passivo não são tão alardeados. Não se iluda com o pessoal que diz ganhar 20% todo mês, eu duvido que esses parâmetros sejam sustentáveis a longo prazo.

Em segundo lugar, estudar muito. Leia pelo menos o "Investindo em Opções" do Bastter. E aprimore a análise técnica. Uma vez eu estava conversando isso com o , operar opções só pelo instinto é a maior fábrica de quebrados que eu conheço.

Não sei dizer se R$ 500,00 é pouco ou muito, porque não sei qual o seu patrimônio líquido. Eu lhe aconselho a investir um volume que seja confortável o suficiente para que a perda não lhe prejudique, mas que seja desconfortável o suficiente para que as perdas lhe incomodem e estimulem a se aprimorar cada vez mais.
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Fev 02, 2009 9:17 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma9 e Mauricio, obrigado pelas respostas, suas opiniões serão levadas em alta conta para minha decisão final.

A decisão do momento é esperar mais um pouco, levando em conta a velha máxima "se está em dúvida, não opere". Fiz um balanço de meus conhecimentos atuais e sinto que ainda não estou preparado. Ainda não me sinto seguro em começar a operar compra de OC a seco. O risco até seria baixo: comprando R$ 300,00 em OC, perderia no máximo R$ 30,00 + 10,00 da compra e venda, considerando um preju máximo de 10%, que pra mim não seria algo traumático. O problema todo é se eu fizer muitos trades seguidos com este preju, em 7 trades estaria com metade do capital inicial, o que também não seria motivo de arrancar os cabelos e/ou atirar terra na cara Very Happy . Perder em 7 trades pode parecer muito azar, mas não é impossível. E perdendo 50%, quanto devo recuperar para apenas chegar ao capital inicial? É isto mesmo... 100% . Por enquanto, deixemos quieto.

Continuarei vendendo opções de PETR4 cobertas, mas faz tempo que não vejo um strike seguro e que valha a pena vender. Por menos de R$ 0,80 a opção com strike que considero seguro, não vendo. Aliás, isto me deu idéia para outro post Very Happy .

Mas o tópico continua em aberto. Mesmo não postando, vamos votar, gente Very Happy .
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 6:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Rolando Lero

Não sei como foi sua experiência,mas quem está querendo operar um pouco de opções sou eu...

O Graham no seu livro Investidor Inteligente fala que você pode colocar até 10% do seu dinheiro em uma conta de "mad money"(dinheiro louco).Estou pensando em operar 6% em opções...Na realidade já operei um pouco com 1% e gostei do resultado tirando a corretagem tive um bom resultado e meu psicológico foi muito melhor que eu imaginei.

Tive facilidade de stopar e realizar lucro e meus indicadores estão funcionando muito bem principalmente porque eu configurei ele para stop loss estreitos.

Vamos ver,chegou a operar?
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 9:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Oi Roma, peço desculpas, não postei minha experiência (sim, afinal me decidi a operar compra de opções). Talvez por que o ser humano tenha a tendência de lembrar dos sucessos, e deixar os fracassos de lado. Mas agradeço a oportunidade de relatar a experiência para os participantes.

Operei opções da PETR4 e VALE5, as mais líquidas (únicas alternativas, na prática). Meu método foi quase no chutômetro, sem usar AT. Amadorismo puro, sem nem ao menos tentar entender se o ativo estava em tendência de alta ou baixa. Apenas dava uma olhada na máxima e mínima da opção, quando achava que de um certo valor não baixava, lançava a ordem de compra, já cuidando para não perder mais do que o aceitável. Foi aí que me dei mal já na 1ª compra: um leve descuido e a opção já tinha desvalorizado 40% Embarassed

Em 5 operações, tive 4 prejuízos e 1 pequeno lucro (goleada de 4 x 1, pelo menos fiz o golzinho de honra Laughing )

Resumindo: depositei R$ 300,00 na TOV para aproveitar a corretagem gratuita, e saí com R$ 128,94, num preju de 57,02% .

Para quem quiser algo mais detalhado, deixo a planilha em anexo.

http://guiacorretoras.webs.com/Pub/PrejuOpcoes_CorretagemGratuitaTOV.xls

P.S. Posso declarar que valeu pelo aprendizado, pois a perda não foi um absurdo, e serviu como teste para ver minha capacidade de realizar prejuízo. Se bem que sigo convicto em segurar as ações que tenho, pois considero que fiz boas escolhas, e se as empresas não passarem por nenhum furacão imprevisto por culpa exclusiva delas, não vejo por que desfazer-me dos ativos, mesmo que a crise mundial volte com tudo.
Viverderenda
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Jul 08, 2009 10:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Pelo menos essa aprendizagem foi barata heheh... como falaram, tem gente que teve que perder tudo o que tinha para aprender sobre opções.

Em minha opinião, opções só podem ser utilizadas como:

-Mecanismo para diminuir seu risco na bolsa
-Através de travas múltiplas transformar em uma renda fixa turbinada

Fora isso, a volatilidade fica tão grande que não raro o drawdown vai pra 100%... e como já disse Jesus: Do pó vieste, ao pó retornarás!!! Twisted Evil Twisted Evil
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!