Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Compra a seco

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
leandronsp

MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2010 3:05 pm    Assunto: Compra a seco Responder com Citação

Olá pessoal.
Procurei um tópico relacionado a compra seco de opções no fórum e não encontrei.

Gostaria de iniciar uma discussão sobre especulação com compra de opções a seco. Sei que muitos acham que é uma forma arriscada, loteria onde mais se perde doq ganha. Porém gostaria de realmente saber a opinião do pessoal, colocar minha estratégia e aprender mais.

Nos últimos meses tenho garimpado bastante os pregoes, e identifiquei que opções ATM e OTM´s próximas (dois strikes no máximo) oscilam bastante devido ao alto Gamma, que é o combustível do Delta. Isso é obvio, porém identifiquei que buscando opções que atendam o seguinte:

- faltando em torno de 20 dias para o vencimento
- alto gamma
- relação (Delta+Gamma) / VE: alta
- VE com valor baixo, mediante historico dos ultimos 8 dias

Procuro jogar a ordem de compra no preco mínimo medio dos ultimos 8 dias. Se não for executada, vou tentando outra, mas obedecendo rigorosamente aos criterios.

Paralelamente a isso montei uma planilha onde vou simulando as opcoes com seus respectivos premios e possiveis lucros, buscando a melhor relação do ROI (retorno do investimento) * VE * Gamma.

Se for executada a ordem de compra, lanco uma ordem de venda com data de validade proxima ao vencimento de acordo com a planilha. Exemplos:

- compra a 0,29
- venda a 0,35
- retorno bruto: 21%

- compra a 0,10
- venda a 0,12
- retorno bruto: 20%

Dessa forma vou buscando oportunidades que sejam mais certas de acontecer. É mais facil uma opcao de 0,10 com alto gamma, tendencia de alta e faltando 22 dias para vencer atingir os 0,12 doq uma de 0,29 atingir 0,35.

Com isso vou diminuindo ou aumentando a margem de lucro conforme o desejado. Não coloco stop. Faço isso fechado.
Apesar de ter pouco tempo fazendo isso, venho estudando ha um bom tempo e vou continuar. Desde então consigo um retorno liquido medio de 10% ao mês. Não faço sempre. Só quando identificar oportunidades.

Vejo que dessa forma, calculando antes de entrar quanto gastarei com corretagens e IR, buscando retornos alcançaveis (sem essa de dobrar capital, pois é sorte), consigo ter uma estrategia mais profissional e com pé no chão.

Alguém já faz algum tipo de estrategia com compras a seco?

Abraços e bons negocios!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Dez 14, 2010 3:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Não posso dizer que é impossível de se ganhar muito dinheiro com operações em opções a seco ...

Mas posso dizer que é DIFÍCIL PRA ... CARAMBA. Smile

Até hoje não conheço ninguém que tenha um sistema que rode redondo para esse tipo de estratégia reaplicando o dinheiro que for ganhando nas operações. Chega uma hora que perde, e perde tudo (ou quase isso ...)

Mas ... vai saber. Wink
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
johnysbo

MensagemEnviada: Sex Dez 17, 2010 7:25 am    Assunto: Responder com Citação

Zé da Silva escreveu:
Não posso dizer que é impossível de se ganhar muito dinheiro com operações em opções a seco ...

Até hoje não conheço ninguém que tenha um sistema que rode redondo para esse tipo de estratégia reaplicando o dinheiro que for ganhando nas operações. Chega uma hora que perde, e perde tudo (ou quase isso ...)

Mas ... vai saber. Wink

Realmente sou exemplo disso, começei aplicando pequenas quantas, coisa de R$500~R$800 só para aprender, depois fui aumentando o valor, e sempre conseguindo uns 20.. 30% ao mÊs (durante uns 3 meses)...

porem, a ganancia é tanta que tomei um tombo de 60% do meu capital, perdi uma "NOTA".

JAMAIS fiquei sem usar STOP, jamais! e não tenha fé pois se cair pode somente cair mais ainda.

Eu vivia fazendo DT, comprava e ja lançava OV a R$0,01 a mais.

http://www.4shared.com/document/zf1diDbl/Gesto_financeira.html
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Alex
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Dez 17, 2010 8:59 am    Assunto: Responder com Citação

johnysbo escreveu:
Zé da Silva escreveu:

Mas ... vai saber. Wink

Realmente sou exemplo disso, começei aplicando pequenas quantas, coisa de R$500~R$800 só para aprender, depois fui aumentando o valor, e sempre conseguindo uns 20.. 30% ao mÊs (durante uns 3 meses)...

porem, a ganancia é tanta que tomei um tombo de 60% do meu capital, perdi uma "NOTA".

JAMAIS fiquei sem usar STOP, jamais! e não tenha fé pois se cair pode somente cair mais ainda.

Eu vivia fazendo DT, comprava e ja lançava OV a R$0,01 a mais.

Lanço R$ 0,01 a mais na 0V se os gráficos de 15' ou 30' me indicarem reversão de tendência, se não coloco no mínimo 5%. Depende também da quantidade das opções lançadas.
No stop loss coloco 5% Very Happy

Visite meu blog:
http://investimentoradical.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
leandronsp

MensagemEnviada: Sex Dez 17, 2010 11:38 am    Assunto: Responder com Citação

Legal pessoal, gostei das opiniões.

Vou fazer tudo com bastante cautela, ao passo que também estou aprendendo mais sobre análise técnica, para identificar reversões e outros sinais como o amigo citou acima e tentar tirar o máximo dos trades.

Mas vcs tem preferência na distância? Muito OTM? Pouco OTM? ITM?
moretij
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Jan 29, 2011 4:35 am    Assunto: Responder com Citação

uma duvida em relacao ao vencimento
se compro opcao a seco
chega na data do vencimento, minhas opcoes valem mais pq o valor do papel subiu
se nao tenho $$ para exercer e comprar todo o lote de acoes ao preco do strike
tenho que vender as opcoes ao preco que estiver?? e se nao vender? perco tudo, ou a operadora faz uma operacao de ¨hedge¨ e me passa somente o valor da diferenca, se eu pedir? tem alguma corretora que faz isso?
leandronsp

MensagemEnviada: Dom Jan 30, 2011 1:42 am    Assunto: Responder com Citação

moretij escreveu:
se compro opcao a seco
tenho que vender as opcoes ao preco que estiver?? e se nao vender? perco tudo, ou a operadora faz uma operacao de ¨hedge¨ e me passa somente o valor da diferenca, se eu pedir? tem alguma corretora que faz isso?

Não existe isso oq vc pretende fazer.
Toda e qualquer opção tem um vencimento, e após o vencimento ela vira pó, ou seja, perde todo o seu valor.
Se no dia do vencimento vc nao tem a grana para exerce-la, vc deve vende-la pelo preco que o mercado estiver ofertando no momento, até um determinado horário que não me lembro agora. Se não conseguir vender, toda sua grana que vc comprou a opção vai pro ralo, ou melhor, pro bolso de quem vendeu pra vc Smile

Mas cara, é mto arriscado levar uma opção até o vencimento se vc não tem a ideia de exerce-la, venda-a até um dia antes do vencimento, se for essa a sua estratégia.
Alex
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Jan 31, 2011 2:43 pm    Assunto: Responder com Citação

leandronsp escreveu:
moretij escreveu:
se compro opcao a seco

Não existe isso oq vc pretende fazer.
Toda e qualquer opção tem um vencimento, e após o vencimento ela vira pó, ou seja, perde todo o seu valor.
Se no dia do vencimento vc nao tem a grana para exerce-la, vc deve vende-la pelo preco que o mercado estiver ofertando no momento, até um determinado horário que não me lembro agora. Se não conseguir vender, toda sua grana que vc comprou a opção vai pro ralo, ou melhor, pro bolso de quem vendeu pra vc Smile

Mas cara, é mto arriscado levar uma opção até o vencimento se vc não tem a ideia de exerce-la, venda-a até um dia antes do vencimento, se for essa a sua estratégia.

É isso ai. Operar a seco dá retornos incriveis e perdas mais incriveis ainda. Shocked

Visite meu blog:
http://investimentoradical.blogspot.com/
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Rodrigo Palma

MensagemEnviada: Qui Mar 31, 2011 10:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Hummmm...dizem q a voz do povo é a voz de Deus, ou seja, compra a seco é a maior fria q existe, q ganha muito mas quando perde perde tudo, etc,e tc. etc.

Tbm ouço a seguinte frase: "Opção é prá ser vendida, e não prá ser comprada"

Bom, se for assim, o cara que compra opções, das duas uma: (a) ou está fazendo uma operação travada, ou (b) é um tremendo "sem noção"!

Ser for a primeira opção, ok, tá valendo. Mas será que realmente é tão tenebroso assim operar opções a seco? Ou será que o gerenciamento de risco não foi eficaz?

A grande vantagem das opções é a possibilidade de ganhos assombrosos em comapração com as ações, especialmente aquelas que tenham um Delta próximo de 1,00, ou seja, a cada R$ 0,01 que a ação varie, a opção
varia o mesmo tanto.

Se eu tenho um trade system que me sinalize compra da ação, e se o Delta de determinada opção, qual o problema de eu comprar a opção a seco?

Eu acho q o problema de operar opções a seco é a grande volatilidade, e pelo q tenho acompanhado, é só prá quem tem disponibilidade de acompanhar TODO o pregão ( eu disse TODO, sem exceção, tipo, almoçar com o prato ao lado da mesa do computador: um olho no garfo e outro no monitor). O STOP tem q estar bem posicionado e muitas vezes é acionado minutos depois de executada a ordem de compra.

Não quero ser o cara do contra, mas não acho assim tão impossível ter lucros consistentes no médio/longo prazo comprando opções a seco, mesmo sem utilização de travas. Acho q o segredo é o gerenciamento do risco e o controle emocional.

E por controle emocional leia-se: minha meta hj é Y reais, pois eu acho q a ação deu compra e pode chegar, no mínimo (pela análise do gráfico) a Y. Quando a ação chegar a Y, consequentemente minha opção estárá na minha meta, portanto vou vender, contabilizar o lucro na minha planilha, fechar o HB, desligar o notebook e ir prá academia, namorar, ir a feira, dormir, enfim, fazer qqer outra coisa. Todas as vezes q atingi minha meta e quis operar de novo, apostando na continuidade da alta, perdi o que eu ganhei e mais um pouco.....

Abs!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
leandronsp

MensagemEnviada: Sex Abr 01, 2011 12:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Rodrigo Palma escreveu:
Hummmm...dizem q a voz do povo é a voz de Deus, ou seja, compra a seco é a maior fria q existe, q ganha muito mas quando perde perde tudo, etc,e tc. etc.

Tbm ouço a seguinte frase: "Opção é prá ser vendida, e não prá ser comprada"
!

Rodrigo, realmente é arriscado fazer compra a seco de opções achando que está operando compra de ações.
O comprador de opções tem três variáveis contra:
- Sentido da ação
- Força de movimento
- Tempo

Assim, utilizando AT dá pra ganhar algum dinheiro com compra a seco. Por exemplo, algumas vezes notei um canal de preços em PETR4, e quando a ação puxava pra baixo, perto do suporte, a probabilidade de retornar à zona de resistência era alta, visto que isto já tinha acontecido.

Ali eu entrava "apostando" que PETR4 bateria, por exemplo, 28 reais até o vencimento. Pronto, eu estava apostando em algo no qual eu acreditava, mas nao com esperança...com probabilidade! Esse era o meu fundamento. Se o mercado revertesse, paciencia, ela é mais forte...
Nos primeiros dias segurando o papel PETR4 deu uma realizada, levando minha posição pra baixo, lembrando que o tempo era meu inimigo. Porém estava firme no meu "fundamento".

Bem antes do vencimento PETR4 explodiu pra cima, fez o movimento de alta dentro do canal e realizei meu lucro.

Assim como alguns dizem sobre a bolsa: ou você ganha dinheiro, ou você fica rico.
Vejo que na compra a seco dá pra ganhar dinheiro, mas não ficar rico, de forma consistente. Pra ficar rico vejo que é necessário aplicar em bons ativos e reinvestir os lucros sempre, seja em forma de dividendos ou premio de venda de opções.

Eu gosto de dar uma especulada com a grana do café, não vou negar. Ficar apostando em alta de papeis comprando calls. Mas sei que isso não me deixará rico. Como diz Dr. Alexander Elder, o que me deixará rico será "vender esperança"....e não "comprar esperança".
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!