Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Esquema Ponzi - você conhece esta fraude?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 2:25 pm    Assunto: Esquema Ponzi - você conhece esta fraude? Responder com Citação

Mais um dos tópicos da linha Educação Financeira do Maurício.

Hoje vou apresentar a vocês o esquema Ponzi, e a finalidade de lhes apresentar esse sistema é evitar que vocês caiam nele e em suas variantes.

Como o esquema se apresenta
Um esquema Ponzi sempre vem disfarçado como sendo um investimento, que promete (e cumpre) lucros altíssimos num curto período de tempo. Eles alegam que os ganhos vem de sistemas complexos porém reais como "sistema alavancado", "investimento em ações pequenas de excelente potencial", "operações com hedge e opções" etc.

Você faz um contrato de curto prazo, digamos 30 dias, com um retorno de 20%. Deposita o dinheiro na conta do fraudador e - supreendentemente - 30 dias depois tem de volta o seu dinheiro e com um ganho de exatamente 20%.

O que você faz? A ganância o leva a fazer um segundo contrato, com ainda mais dinheiro (já que o negócio é "seguro e funciona") e ainda por cima convence um monte de amigos a entrar nessa também.

No mês seguinte: oba! Todo mundo ganhou 20%. No mês seguinte as pessoas vendem a casa, a mãe, o cachorro e botam tudo que tem no esquema, além de trazer todos os amigos e parentes para a festa.

Aí nunca mais vêem a cor do dinheiro.

A realidade
No esquema Ponzi, o fraudador acrescenta 20% do próprio dinheiro ao dinheiro da vítima e devolve pra ela depois de 1 mês.
Depois desta "isca inicial" o fraudador não precisa mais colocar dinheiro do próprio bolso para alimentar o esquema, pois à medida que o negócio se espalha de boca em boca, o dinheiro de novas vítimas vai entrando na conta e o retorno que ele dá aos investidores mais antigos vem da grana dos novos investidores, sempre crescentes, que vão entrando. Neste meu exemplo de 20%, cada novo investidor "paga" os rendimentos de 5 investidores anteriores.

Quando se dá por satisfeito (quando tem otário suficiente em seu esquema), o estelionatário se manda e deixa as vítimas a ver navios.

O inventor
O criador desta fraude foi Charles Ponzi, Italiano radicado nos EUA. Ele chegou na América com 2 dólares e 50 centavos no bolso, pois perdeu o resto do dinheiro com jogos durante a viagem. O esquema dele fraudou milhares de pessoas e causou prejuízos que, se atualizados para os dias de hoje, somariam 3 bilhões de dólares Shocked

Ponzi foi preso, e após cumprir a pena foi imediatamente deportado para a Itália. Trabalhou para a companhia aérea Ala Littoria. Curiosamente acabou vindo parar no Brasil, onde passou seus últimos anos, vivendo na pobreza e morrendo em um hospital público no Rio de Janeiro em 1949 aos 66 anos.

Espero que este alerta tenha sido útil para todos. Fiquem espertos, pessoal, nem só de pirâmide vivem os fraudadores financeiros! Desconfiem de todo esquema "Make Money Fast!".
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário

FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 7:39 pm    Assunto: Responder com Citação

poxa...nunca ouvi falar nisso nao...q horrivel...por isso eu sempre digo: não existe dinheiro facil...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 8:01 pm    Assunto: Responder com Citação

É importante dizer que os esquemas criados pelo Ponzi vêm em todas as formas, cores e sabores para todos os gostos. O grande fator que faz com que golpes assim dêem certo é a ganância das pessoas.
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
cybertecario
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Out 07, 2007 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação

Já ouvi várias histórias parecidas com essa.

Tem uma variante que é mais ou menos assim:

Fulano tem um fábrica de produtos Z, derrepente aparece Beltrano e todos os meses compra os produtos Z para revender.

No início as compras são em pequenos volumes, e são pagas em dinheiro vivo.

Passam-se 3 meses e o Beltrano aparece que uma oferta de compra de um lote 100 vezes maior do que do costume por que conseguiu um cliente especial, ou vai exportar, ou outra desculpa qualquer.

Entretanto, o Betrano diz para Faluno que desta vez não vai poder pagar em dinheiro vivo, que terá que pagar com um cheque pré para "x" dias.

Fulano fica meio assim, mas como Beltrano sempre pagou direitinho e à vista aceita negociar.

Bem, o final da história todos já sabem, o cheque era voador(devia ter tomado Red Bull Laughing ) e o Fulano tomou um prejuízo tão grande que teve que fechar as fábrica...

Este golpe pode ter várias varientes....

Cuidado!

----Gaúcho da fronteira - Herdeiros da Pampa pobre.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
ferraoferrao
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 1:12 am    Assunto: Responder com Citação

Não sei se alguém já postou esse golpe, que ouvi de um amigo meu.

Pois numa ensolarada tarde de sábado estava o Fulano em um posto de gasolina tomando uma birita e curtindo uns videoclipes que passavam no DVD do carro. Aí chega um jovem muito animado, cheio de óculos e correntes e começa a elogiar o DVD.
- Bah, cara, muito show esse aparelho! Olha só que imagem! E esse som! Quantos watts tem? Uns 1000, pelo menos...
O dono do carro chega a ficar lisonjeado com a animação do cara, demonstrando as várias funções do equipamento, enquanto o golpista se prepara para o bote.
- Eu te falei que eu moro em Santa vitória do Palmitinho? Pois lá isso aí nem chegou ainda! O pessoal tá igual a louco atrás de um DVD desses aí... Tô voltando pra Palmitinho hoje ainda... Vem cá... Não tá interessado em vender, não?
- Er... Bem... Não sei...
- Pagou quanto por ele? Deve ter sido bem caro...
- Uns $2200...
- $2200!!! Eu já tenho até um comprador pra ele! O cara disse que pagava até $3000 por um desses! Te dou $2500 pra levar agora, que daqui umas duas horas sai o meu bus pra Palmitinho...
- Hum... Bom... $2500, tudo bem... - os olhos do ingênuo chegam a brilhar nessa hora!
- Só que eu não tenho essa grana toda aqui, mas eu posso ligar pro cara que tá a fim de comprar e pedir pra ele depositar na tua conta, o que tu acha?
- Bem, pode ser!

Aí o golpista se afasta um pouco, pega o celular, liga para alguém dizendo coisas como "É, aquele mesmo que tu queria! Muito lindo! Quase novo!" e coisas do tipo, dando a entender que o suposto comprador está muito interessado na mercadoria. Passa o número da conta do vendedor para o comprador e ambos se dirigem até algum caixa eletrônico, onde verificam que consta no extrato o depósito de um envelope contendo os $2500. Fulano entrega o equipamento para o animado golpista, que vai em direção à rodoviária pegar o ônibus pra Palmitinho, que vai sair daqui a pouco.
Na segunda-feira Fulano vai sacar os $2500 que o comprador depositou na sua conta e, qual não é a sua surpresa ao descobrir que o depósito foi cancelado, pois o envelope, assim como o espaço retangular no console do seu carro, estava vazio.

Eu ouvi essa história deveras trágica e resolvi compartilhar com vocês, já que ela pode ser adaptada a vários outros bens, como câmeras digitais, celulares, Ipods, notebooks, Xboxes e o que mais a sua imaginação permitir. É preciso estar atento e não se deixar seduzir pelos verdes olhos da Ganância! (Ou seria a Inveja que teria olhos verdes?? Agora nem sei mais...)
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 1:21 am    Assunto: Responder com Citação

ferrao,

eu conheço este golpe na forma de empréstimo pessoal por telefone ou internet. Os golpistas depositam o envelope vazio no valor do empréstimo que a pessoa fez, que tem de pagar a primeira parcela [ou algum outro valor] no dia que recebe o valor do empréstimo. A pessoa não recebe empréstimo algum e ainda fica sem a grana que depositou.
"Desejo que você tenha dinheiro, porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "Isso é meu", só para que fique bem claro quem é o dono de quem." Desejo, Victor Hugo.
PapaiSmurf
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 9:46 am    Assunto: Responder com Citação

Essa do deposito do envelope vazio acontece em varios tipos de golpe, com varias mercadorias, com emprestimos, inclusive fazem esse tipo de golpe com empresas e com vendedores do Mercado Livre por exemplo...
Tem que ficar atento.

Campanha faça um Smurf feliz, acesse:
www.lossmurfs.blogspot.com

Gosta de Boxe?
www.diariodoboxe.blogspot.com
Vi0linha
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 9:58 am    Assunto: Responder com Citação

Agora, convenhamos, as pessoas ficam meio idiotas quando se trata de dinheiro, né?! A ambição de colocar a mão em uma grande quantia sem muito esforço ou de fazer um negócio da China cega e as pessoas se deixam enganar facilmente. E é justamente com isto que os golpistas contam, eles são ajudados pelas vítimas.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Out 09, 2007 10:06 am    Assunto: Responder com Citação

É como você falou Léa, a base de todo esquema Ponzi é usar a ganância das pessoas para lhes tomar o dinheiro. Esse tipo de estelionato é como Neston, tem 1000 maneiras de preparar!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Dr. André Luiz
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2007 1:31 am    Assunto: Responder com Citação

Pois é... o maior galho é que todo tipo de 171 vem bem disfarçado!

Tenho uma história bem longa pra postar aqui que me aconteceu a mais ou menos 1 anos atrás. Eu não fui a vítima, mas me doeu muito!

Acho que vou fazer como o Ferrão e postar por capítulos pra facilitar a vida do povo que quiser ler...

Parte 1

Eram quase 10:30 da manhã. Achei estranho aparecer o número da casa de meu pai na tela do celular. Ele raramente me liga. E quando liga sei que é confusão, pois ele está com 78 anos e mora sozinho.

- Alô?
- Oi, meu véio! Tá tudo bem?
- Ahhhhhh.. Tá... Tudo azul com bolinhas brancas!
- O q qui aconteceu pra você me ligar? Tem alguém doente?
- Não! É que eu preciso falar contigo. Queria tua ajuda numa opinião aqui...

O tom me assustou. Peguei minha bike e parti para o outro lado do Méier. Ele mora a uns 5 km do meu AP!

Quando cheguei lá, encontrei ele na mesma atitude de sempre: bermuda, sem camisa, chinelo. Uma tonelada de papéis milimetricamente arrumados na parte central do sofá. Tudo parecia normal até o momento em que ele me perguntou:

- Você tem uns 30 mil pra me emprestar?

Eu quase tive um treco! Afinal eu nunca tinha sequer pensado em ouvir isso vindo dele. Logo dele! Acho que é papel do filho pedir dinheiro emprestado pro pai, e não o oposto! Isso não é natural...
Por diversas vezes eu pedi dinheiro a ele. Em situações de emergência e desespero total, era a ele que eu sempre recorria. Afinal ele não me cobrava os juros dos bancos e tinha uma boa reserva acumulada durante seus mais de 30 anos de trabalho no banco.
Se não me engano, ele começou a trabalhar no Banco Halles, que foi englobado pelo BEG (Banco do Estado da Guanabara), onde conheceu minha mãe. Depois virou BERJ (Banco do Estado do Rio de Janeiro - mas isso durou muito pouco) e posteriormente BANERJ. Depois da aposentadoria dele, o banco virou parte do Itaú...
Ele iniciou a vida bancária como contínuo e se aposentou como Diretor de Contadoria. Tinha uma boa renda mensal (apesar dos problemas de "sumiço de dinheiro" dos fundos da PREVI-RIO a cada mudança de governo) e ainda recebeu um quantia razoável do FGTS ao se aposentar.
Atualmente, ele recebia pelo teto do INSS e um complemento da PREVI-RIO que lhe garantia uns 20 salários mínimos.
Eu realmente não sabia quanto ele tinha aplicado, quanto havia na sua reserva (poupança) e alguma coisa em ações, mas sabia que ele ganhava bem o suficiente para viver confortavelmente, já que ele mora sozinho, tem alguns apartamentos e não gasta em nada de lazer...
Perguntei estupefato, exatamente como ele fazia comigo toda vez que eu lhe pedia dinheiro:

- Pai? Pra que você precisa deste dinheiro?

- Eu preciso cobrir um cheque que vai bater amanhã!

Em meus 39 anos de vida, nunca soube de um cheque sem fundos dele, ao contrário da minha história bancária! Mas isso é um outro momento, uma outra história...

Dr. André Luiz
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2007 1:59 am    Assunto: Responder com Citação

PARTE 2

- Nossa, “meu véio”! Em dinheiro eu não tenho, mas posso vender o carro ainda hoje e cobrimos o cheque. Mas o que você comprou? Outro apartamento? Uma casa de praia? Já sei: Você já sabe que eu queria vender meu apartamento pra gente comprar uma casa maior, pra você vir morar comigo, então comprou antes, né?

- Não! Não é bem isso... É que quando eu comecei a trabalhar no banco, eu comprei alguns títulos do Motel Clube de Minas Gerais, que depois virou Motel Clube do Brasil. E esta semana me ligaram de uma empresa dizendo que localizaram meu CPF lá como proprietário dos títulos e me perguntaram se eu queria vender.

- Ahnnn...

-Pois é... Eu tenho um título para cada ano, desde que eu comprei o primeiro. Cada título desses dá direito a uma semana de hospedagem nos hotéis de algumas grandes redes. E tem um bom valor de revenda para algumas empresas, pros seus executivos tirarem férias...

- Legal, pai... Mas eu nunca ouvi falar nesse negócio!

E realmente nunca tinha ouvido falar mesmo! Para mim, executivos tiravam férias em hotéis de luxo... E eu lembrava de ter lido em algum lugar que o Motel Clube do Brasil havia sido encampado pelo Interpass (que eu também tinha comprado), e que era uma boa porcaria! Não era exatamente onde eu passaria férias se fosse um executivo de uma grande multinacional...
Então ele continuou a explicar:

- É! Eu tenho 53 títulos. Só que pra poder vender, é necessário legalizar esses títulos. Precisa de certidões negativas, etc., etc., etc., e mais uma extensa lista de etceteras... E estas certidões têm um custo de R$ 2.400,00 por título!

Eu fiquei um tanto quanto atônito! Eram quase R$ 130.000,00! Eu estava com intenção de montar uma oficina de personalização de automóveis e precisava de um investimento de R$ 70.000,00. Sabia que ele teria o dinheiro, mas optei por não pedir na época. Mas neste momento eu lembrei que o fato de ele estar me pedindo dinheiro significava que ele já não tinha mais...

- Mas pai... Isso está muito estranho...

- É que eles já têm um comprador certo. Uma empreiteira japonesa. Vai pagar R$ 5.000,00 por título! Mas isso pelos nacionais que eu já acertei tudo. Eu preciso deste dinheiro para acertar os internacionais, que são um por ano também! Eu já deixei os cheques com eles! Olha só os títulos aqui!
Fantástico! Os tais títulos existiam mesmo! Papel de alta gramatura, muito bem impressos, com selo tridimensional, fibras entrelaçadas no papel e alguns carimbos do governo. Lia-se neles algo como Título de Sócio Remido do Clube de Férias e Lazer FériasCard Ltda. – Dá direito a 7 dias de férias em um dos Resorts das redes hoteleiras listadas no verso. E no verso havia redes como Marriot, Sheraton, etc.

- Pai... Quanto você já pagou a eles?

- Uns 220 mil... Todo dinheiro que eu tinha na poupança e nas aplicações. Preciso de mais 30 mil para completar o último cheque de 90 mil que está com eles.

- Pai! Vou vender o carro... Mas antes quero investigar isso. Acho que você caiu num baita golpe!

Editado pela última vez por Dr. André Luiz em Sáb Out 27, 2007 2:45 am, num total de 1 vez
Dr. André Luiz
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2007 2:45 am    Assunto: Responder com Citação

PARTE 3

Entrei no site do Tribunal de Justiça e dei uma busca pelo nome Férias Card. E não foi nenhuma surpresa encontrar mais de 280 processos contra a tal empresa. Liguei para ele imediatamente e o valor dos títulos já chegava a R$ 10.200,00 naquele momento. Os caras haviam acabado de ligar para ele avisando! Mas tinha que fechar naquele dia mesmo! Como não havia dinheiro, empurramos com a barriga por mais uma semana, onde o valor dos títulos alcançou estratosféricos R$ 48.000,00. Se realmente fossem comprados, o valor chegaria a R$ 5.088.000,00. Um negócio bastante razoável! Mas confesso que me doeu dizer não para meu pai! Logo ele que me salvara diversas vezes...
Minha irmã foi na delegacia próxima da casa dele e prestou queixa. Meu pai ficou apavorado, pois os caras não só sabiam onde ele morava, como já haviam ido até a casa dele e levado ele aos escritórios no Centro algumas vezes. Mas todas em endereços diferentes: Sete de Setembro, Rio Branco e Rua do Ouvidor. Ele me contou que havia um tal de Sebastião e um outro que não lembro o nome que estavam em pelo menos dois destes encontros, além do “corretor” que cuidava do caso dele.
Depois desta data, sumiram como fumaça na ventania!
Após uns 2 meses, ele me ligou novamente! Ele havia sido contatado por uma tal de Dra. Adriana. Uma advogada que representava a American Tour. A doutora disse que ocorreu um caso de desvio de dinheiro de clientes na FériasCard e todas as operações pendentes foram distribuídas pelo Banco Central para a empresa deles. E como ele estava com uma operação de crédito pendente, eles o estavam procurando para finalizar a operação, pois 53 títulos dele já haviam sido vendidos para uma empreiteira japonesa chamada Yoko Corporation pelo valor de R$ 23.500,00 cada. Ele marcou para comparecer na sede deles, na Rua 13 de Maio, no dia seguinte.
Fomos juntos...
Assim que chegamos, fomos atendidos pela simpática recepcionista, que ligou para a Dra. Adriana e avisou de nossa chegada. Fomos levados para uma sala onde aguardamos por quase 20 minutos até sermos atendidos por uma moça relativamente jovem, muito bonita apesar de um pouco acima do peso, bem vestida, com mais jóias que um rapper americano famoso. Um dos cordões (de ouro) que ela usava parecia ter sido usado para segurar a âncora do Titanic...

- Muito prazer. Sou a Dra. Adriana e estou encarregada do caso de vocês. Já sabem da FériasCard, né? Saiu até na televisão! Ainda bem que já prenderam os responsáveis... Mas no seu caso, não houve prejuízo. Apenas uma pequena queda de valor nos papéis, mas nada que possa dar prejuízo. Você tem uma quantia de R$ 1.245.500,00 depositada do Banco Central. Só precisa assinar aqui para receber. Vou chamar nossa contadora e ela vai orientar vocês, OK?

Depois de mais uns 10 minutos, adentrou a sala uma loura de cabelos longos e ligeiramente encaracolados, um belo sorriso, uns 1,75m de altura muito bem distribuídos em um corpo escultural, seios fartos devidamente acomodados num decote bastante ousado, uma calça jeans que se não foi instalada em câmara de alto vácuo, ela levou umas duas horas para entrar ali...

- Oi! Sou a Dra. Iris. Sou a contadora da empresa e estou aqui para orientar vocês no processo de recebimento do dinheiro e de declaração dessa operação ao fisco. Agora tudo que vocês precisam fazer é pagar o Imposto sobre Ganho de Capital. São 15% sobre o valor total, mas 12,5% disso só na declaração do ano que vem. Agora, de imediato, só 2,5% do valor. Basta fazer um cheque de R$ 31.100,00 e vocês estão liberados.

- Mas eu já paguei este imposto! Ainda com o Sr. Fulano lá na Rio Branco. Não vou pagar isso de novo!

- Então vocês também foram vítimas da FériasCard? Eles fazima exatamente isto. Pegavam o dinheiro dos clientes e não efetuavam os pagamentos devidos. Com isto, as pessoas perdiam os prazos de venda... Que chato!

mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2007 3:07 am    Assunto: Responder com Citação

Nossa... esquema Ponzi na cabeça!!
Dr. André Luiz
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2007 11:30 am    Assunto: Responder com Citação

PARTE 4

Eu me meti na conversa, calmamente:

- Eu tenho o dinheiro e vou fazer isto. Você me dá o código da receita, que eu vou lá embaixo, no Banco do Brasil, e efetuo o pagamento do DARF direto da minha conta, com o cartão.

- Ahhh! Não! Não é assim que a coisa funciona! Tem que ser pago diretamente na Receita Federal, em Brasília. E como eu estou indo para lá daqui a pouco, eu já levo o seu cheque ou o seu dinheiro.

- Essa é novidade para mim. Nunca vi isso... – eu disse.

- Mas é assim mesmo! Eu faço isso todo dia e sei como funciona.

- Então você quer que eu te dê um cheque nas suas mãos para você ir para Brasília depositar na Receita Federal.

- Depois eu vou ao Banco Central e trago um cheque administrativo para você, ou transfiro direto para a sua conta, se você preferir, pois o dinheiro já está depositado lá! Eu preferiria assim, para não passar pelo risco de andar com tanto dinheiro.

- Mas eu preciso de uma garantia que realmente existe este dinheiro no BC, pois este dinheiro não é meu! É da minha oficina. E meu pai já pagou este imposto. Então não acho justo pagar duas vezes.

- Garantia como assim?

- Se vocês nos contataram, vocês devem ter algum tipo de comunicado do BC dizendo que o dinheiro está lá e os dados do meu pai, não acha?

- Ahhhh! Sim!!! Tem sim! Aguardem um pouco aqui que eu vou buscar...

Não posso negar que fiquei ainda mais impressionado com a loura quando ela saiu. Era realmente mais bonita ainda quando ia... Mas ela levou quase 50 minutos para voltar, o que aguçou ainda mais a minha curiosidade e avivou meu lado sarcástico.
Avisei ao meu pai que era realmente um golpe! A demora era para ter tempo de forjar alguma coisa para nos impressionar, mas eu iria continuar na farsa e ia pagar na mesma moeda.
Finalmente aquele espetáculo de mulher que poderia tranquilamente ganhar a vida como modelo, retornou com um pedaço de papel A4 150g/m com um logotipo do Banco Central na parte superior e dois nomes com alguns dados abaixo. Um era do meu pai, constando o valor de 1,84 milhão, e um outro nome onde constava cerca de 3,3 milhão. Ambos mostravam o CPF, mais alguns dados e o nome da operadora de origem (FériasCard no caso do meu pai e Empretur para o outro rapaz). E ainda trouxe um outro papel com o logotipo da Receita Federal que ela disse ser um comprovante do não pagamento do Imposto.
Então eu expliquei que também tinha títulos do Interpass há 22 anos. Então também teria dinheiro para receber. Ela confirmou que sim, com os belos olhinhos cor de mel brilhando. Então joguei minha isca...

Dr. André Luiz
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 27, 2007 12:09 pm    Assunto: Responder com Citação

PARTE 5

- Quanto tempo você leva para verificar isto? Eu tenho um dinheiro guardado de uma empresa que vendi a uns 3 meses, e nessa lucratividade, poderia aumentar meus R$ 350 mil para mais de 4 milhões em pouco tempo. Isso me interessa demais!

Os olhos dela se acenderam como faróis de avião! E não foram só os olhos que se acenderam... nem sei por que! Hehehehehehehehehehehe

- Amanhã já te dou uma resposta. Me dá teu CPF e telefone que eu te ligo mais tarde.

- OK.

Mas como minha língua algumas vezes resolve agir sozinha, a coisa aconteceu.

- Mas porque o Banco Central enviaria para vocês um papel deste tipo, que é mais pesado e fica mais caro? E porque o logotipo é o banner da página de Internet do BC. E não entendi porque o dinheiro está no BC. O BC é um órgão regulador e não um banco financeiro. Lá não fica nenhum dinheiro depositado porque lá não existem contas.

- É porque o comunicado é feito por e-mail.

- E este nada consta da Receita só mostra que meu pai não tem dívidas com o Imposto de Renda. Então isso ai PROVA que meu pai já pagou o imposto, não acha? Um nada consta que pode ser tirado pela internet por qualquer pessoa. Não sei, mas to sentindo o cheiro desagradável de picaretagem nessa coisa. Acho que vocês são todos um bando de estelionatários e vou ligar para um amigo meu da Polícia Federal para vir aqui verificar cada centímetro desse lugar...

- O que você está dizendo? Quer denegrir minha imagem? Eu sou uma pessoa íntegra. Vou processar o senhor por calúnia e difamação.

E saiu da sala como um foguete, com lágrimas nos olhos. Além de modelo, poderia ser atriz e seria muito bem sucedida. Depois de uns 10 minutos retornou com a “fofa” advogada. Apesar de seus quase 50 kg de excesso de “bagagem física”, se locomovia bem rápido e falava bem alto:

- O que aconteceu? A Dra. Íris disse que vocês a ofenderam!

- O que aconteceu é que vocês têm exatamente 24 horas para devolver cada centavo que tiraram do meu pai com este golpe muito bem planejado, porque vocês são todos golpistas, 171 na cabeça! Estou ligando para a Polícia Federal agora mesmo.

Então ela respondeu:

- Vocês estão impressionados com o caso da FériasCard. Nós somos uma empresa séria!

- Se fossem, não deixariam tamanhos furos. Se o dinheiro não estiver na conta dele amanhã nesse horário, eu ponho todos vocês na cadeia.

- OK. Eu ligo para vocês amanhã.

Saímos de lá diretamente para a Delegacia de Defraudações, onde prestamos queixa de tudo. Descobrimos que não éramos os únicos. Eles escolhiam as pessoas em cadastros de aposentados e aplicavam o golpe, se baseando na idéia de multiplicar o dinheiro sem fazer esforço.
Meu pai disse que sabia o quanto a minha vida e a da minha irmã era difícil e fez na intenção de aumentar um pouco o patrimônio para nos ajudar no futuro, quando ele não estivesse mais aqui. Ele não é nada ganancioso e tem um coração enorme. Mas uma pessoa com a experiência dele não deveria cair num golpe deste nível.
Após umas 3 semanas, saiu na televisão e nos jornais que elas todas haviam sido presas, e a líder do esquema tinha uma fazenda com vários carros importados.

Infelizmente meu pai não quis entrar com um processo para reaver seu dinheiro. Mas me interessa saber se eu ainda poderia entrar com o processo por ele. Acho que consultoria jurídica pode ser um motivo para pedir uma força para a Violinha...

SOCORRO!!! Me auda nessa ai...

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Educação Financeira / Economia Doméstica Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.