Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Usando opções de forma segura
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Abr 15, 2008 11:40 pm    Assunto: Responder com Citação

pabloenc escreveu:
mauriciokatayama escreveu:
Rajada de respostas:

- Para ter o lucro nao teria de esperar ate o vencimento das opcoes ? Que pelo que eu vi a PETRD84 vence @ 22/04/2008
R: não, como atuei como lançador o dinheiro do prêmio eu recebo à vista, no momento que a ordem é executada.

- Mesmo que ninguem compre as opcoes voce ganharia os R$ 69,00 ?
R: Já ganhei. Como lançador recebo o dinheiro quando a ordem é executada.

Não eh bem assim, Mauricio. O dinheiro q vc ganha da venda de opções é como uma DÍVIDA. Ele só será seu, qnd vc fechar a operação (recomprando a opção) Claro, pode ser mais vantajoso vc ser exercido do q fechar a operação e ficar com o prêmio q recebeu. Mas, dependendo da sua estratégia, vc precisa manter o dinheiro recebido da venda para poder fecha, rolar, etc . Só depois disso vc saberá c teve lucro ou não.

Não concordo com a idéia de que o dinheiro só é seu ao fechar a operação.

Por exemplo, analise o meu caso em PETRD84:

- Comprei 2 lotes de PETR4 a 73,75
- Lancei 2 lotes de PETRD84 cobertos
- Só podem acontecer 2 situações: ou sou exercido, ou não sou exercido
- Se não for exercido, continuo com meus 2 lotes de PETR4 e já embolsei o dinheiro do prêmio R$ 69,00 quando lancei as opções;
- Se for exercido, embolso um lucro de R$ 2.020,00 (menos corretagens) com a venda das ações e, do mesmo jeito, já embolsei o dinheiro do prêmio R$ 69,00 quando lancei as opções;

Por que não posso dizer que já lucrei os R$ 69,00 do prêmio quando lancei as opções?
pabloenc
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 6:52 am    Assunto: Responder com Citação

Por que não posso dizer que já lucrei os R$ 69,00 do prêmio quando lancei as opções?

No seu caso específico sim, o prêmio é o seu lucro pois você fez uma venda muito fora do dinheiro. Se for exercido, terá uns 15% bruto de lucro. Porém, se não for exercido, vc tera uma taxa bruta de uns 0,57% (bem parecido com um redimento de poupança).

Mas existem outras estratégias como: Rolar a operação pra cima ou pra baixo, dependendo do mercado.

Para fazer a rolagem, vc precisa do dinheiro q recebeu da venda anterior para zerar sua posição e lançar outra opção em outro strike ou serie diferente. Essa rolagem pode ser no lucro ou não (as vezes é mais vantajoso fechar a operação no prejuizo das opções do q ser exercido).Daí eu ter dito q o dinheiro da venda só será lucro depois q vc fechar a operação.

Na verdade, eu estava me referindo a uma resposta q vc postou:

Rajada de respostas:

- Para ter o lucro nao teria de esperar ate o vencimento das opcoes ? Que pelo que eu vi a PETRD84 vence @ 22/04/2008
R: não, como atuei como lançador o dinheiro do prêmio eu recebo à vista, no momento que a ordem é executada.

Como respondi acima, o q vc recebeu da venda pode não ser lucro. Vai depender da sua estratégia.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 9:55 am    Assunto: Responder com Citação

pabloenc escreveu:
Mas existem outras estratégias como: Rolar a operação pra cima ou pra baixo, dependendo do mercado.

Mas para fazer isso é necessário operar com um volume grande, não?
Pra quem opera coisa de 2 ou 3 lotes como o meu caso, as taxas de corretagem inviabilizam este tipo de estratégia.

Este tipo de operação é extremamente interessante e gostaria de aprender mais a respeito, infelizmente ainda não tenho volume para operar assim. Mas estou providenciando Very Happy

Citação:
Para fazer a rolagem, vc precisa do dinheiro q recebeu da venda anterior para zerar sua posição e lançar outra opção em outro strike ou serie diferente. Essa rolagem pode ser no lucro ou não (as vezes é mais vantajoso fechar a operação no prejuizo das opções do q ser exercido).Daí eu ter dito q o dinheiro da venda só será lucro depois q vc fechar a operação.

Na verdade, eu estava me referindo a uma resposta q vc postou:

Rajada de respostas:

Como respondi acima, o q vc recebeu da venda pode não ser lucro. Vai depender da sua estratégia.

É que este tópico aqui é o "Usando Opções de Forma Segura", ou seja, direcionado para pessoas que vendem opções de compra cobertas com um strike que compense o exercício, conforme consta no primeiro post. Suponho que a pergunta do ProtoBurger provavelmente refere-se a esta estratégia.
pabloenc
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 2:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Mas para fazer isso é necessário operar com um volume grande, não?
Pra quem opera coisa de 2 ou 3 lotes como o meu caso, as taxas de corretagem inviabilizam este tipo de estratégia.

Dá pra fazer sim, Maurício. Eu mesmo tenho poucos lotes e opero bem pequeno...aliás operar lotes pequenos é muito bom pois vc aprende bastante sem ter q gastar muito.

Se for do interesse, poderíamos até fazer um tópico colocando nossas operações (tipo um market log) assim poderíamos aprender e estudar juntos. É muito interessante esses estudos de opções, a medida q vc estuda, vê q o negócio não é um bicho de 7 cabeças.

abraço!
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Gostei dessa idea de um market log para as opções.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FelipePL
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Podemos fazer no mercado a vista tb.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
plima
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 11:16 pm    Assunto: Responder com Citação

No pior caso, se nao quiser ser exercido nem colocar dinheiro eu dou barrigada Smile.

Gosto de lancar opcoes tb mas arrisco um pouco mais. Olha o que fiz

Comprei Petr4 a 77,7, lancei Petrd80 a 3,78 .

Com essa noticia do poco agora posso ser exercido. Para evitar isso, eu fiz o que a galera chama de barrigada: eu lancei Petre86 a 3,48 e recomprei a Petrd80 a 3,8 (quando a petr4 estava $82,Cool.

Veja que eu coloquei $32, mas se eu tivesse lancado uma Petre84 eu nao precisaria colocar os $32, porem reduziria meus possiveis ganhos futuros.

[]´s,
Paulo
plima
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 16, 2008 11:25 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema de lancar opcoes coberto:

Se a acao cai muito, vc fica com o prejuizo da queda a vista (apenas um pouco minimizada pelo ganho do lancamento).

Se a acao sobe muito, vc bloqueia seu lucro a um patamar.

Quando existe muita volatilidade geralmente ocorre uma das duas coisas acima. O que acaba acontecendo é que vc arca com o prejuizo das quedas e nao recupera com o lucro das grandes altas. Isso faz com que vc fique com prejuizo no longo prazo.

Um otimo cenario para lancar opcoes coberto seria quando o preco do mercado a vista no dia do vencimento é o mesmo do dia em que foi realizado o lancamento. Vc nao é exercido e embolsa o lucro do lancamento.

Portanto, vejo a estrategia de lancamento coberto como uma aposta em uma volatilidade nao exagerada do mercado.

[]´s,
Paulo
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 1:29 am    Assunto: Responder com Citação

plima escreveu:

Quando existe muita volatilidade geralmente ocorre uma das duas coisas acima. O que acaba acontecendo é que vc arca com o prejuizo das quedas e nao recupera com o lucro das grandes altas. Isso faz com que vc fique com prejuizo no longo prazo.

Essa estratégia também não me atrai muito por causa disso... Lucros limitados e perdas ilimitadas (na verdade, limitadas pelo valor da ação).

É que este tópico aqui é o "Usando Opções de Forma Segura", ou seja, direcionado para pessoas que vendem opções de compra cobertas com um strike que compense o exercício, conforme consta no primeiro post. Suponho que a pergunta do ProtoBurger provavelmente refere-se a esta estratégia.

Apesar do tópico estar mais voltado para a venda coberta, na verdade eu acho que ainda existem outras formas de usar opções de forma segura. Vou dar o exemplo de uma estratégia que estou bolando aqui. É meio esquisita, mas tem alguma lógica. Dependendo dos valores, não é mais arriscado do que operar no mercado à vista... É o seguinte:

Por incrível que pareça essa estratégia com opções só serve para B&H. É uma forma de potencializar os ganhos no longo prazo com as oscilações temporárias do mercado, tanto para cima como para baixo. Tende a funcionar melhor em períodos com muita volatilidade. A idéia básica é usar as opções de compra de forma mais parecida com o que o próprio nome delas diz: "opções de compra".

Requisitos:
1) Uma empresa com na qual você queira investir no longo prazo e que disponha de opções de compra na bolsa
2) Disposição e poder de fogo para investir uma quantia, que não pode ser muito pequena, periodicamente nessa empresa

A idéia é partir do pressuposto que você vai comprar uma determinada quantidade de ações dessa empresa periodicamente. Para cada vez que for investir, fazer o seguinte:

1) Reservar um valor total a investir "T", correspondente a um determinado número de ações "A" no preço do dia
2) Definir um percentual mínimo "X" que você espera que o valor da ação oscile (para cima ou para baixo) até uma determinada data "D" de vencimento de opções
3) Comprar X% do valor total a investir ("T") em opções de compra com vencimento na data "D" e valor de exercício de X% maior do que o valor atual da ação
4) A partir daí, acompanhar o mercado, pelo menos uma vez por dia, mas quanto maior a frequência, melhor. Das três, uma:
- Se até o vencimento a ação subir mais de X%, você exerce as opções ou realiza lucro na venda delas, se capitalizando para as próximas operações
- Se a ação cair X%, você compra a mesma quantidade "A" de ações com o dinheiro que sobrou, ou seja, não perdeu nada em relação à compra que seria feita inicialmente, com a vantagem de ter comprado após uma queda, com preços relativamente mais baixos (probabilidade de subir em seguida é maior, considerando que é uma empresa com bons fundamentos)
- Se a ação não subir nem descer os X% que você previu, você se ferrou Very Happy ... Mas não muito, só perdeu os X% que você definiu... Não existe almoço grátis, né... Wink

O problema é que o valor correspondente a esses X% não pode ser mais baixo do que o valor de um lote de opções. Na prática, para valores baixos, você não determina o X, mas faz a conta inversa e calcula o X e o T com base nos lotes de opções disponíveis no mercado.

Problemas:
1) Para valores pequenos, a corretagem detona toda a operação;
2) O mercado tem que oscilar, pelo menos na média, ao longo do tempo, mais do que os X% que você previu;
3) No longo prazo, as ações da empresa têm que subir, pois você vai investir muito nela;
4) Difícil determinar o momento de saída (venda das opções ou compra das ações). Talvez stop móvel funcione bem.

Meio maluco, né? Ainda não consigo enxergar claramente como isso vai acumular no longo prazo, mas parece que faz algum sentido... Meus testes piloto até que estão indo bem. O que acham desse esquema?

Abraços
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 9:56 am    Assunto: Responder com Citação

Eu li, re-li e li denovo, e mesmo assim não consegui entender LFC.

E olha que eu sou bom em matemática e sistemas.
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 10:14 am    Assunto: Responder com Citação

Hehe!

Eu de tanto ler e reler este tópico inteiro, entenda como, todas as páginas e posts, estou começando a entender o funcionamento das opções.

uma dúvida:

esse vencimento das opções são sempre no dia 22 de cada mês? nunca alterna? e pq dia 22? Rolling Eyes

-----
www.ShigotoDoko.com
A sua referência de Empregos no Japão!
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 12:23 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenshi escreveu:
esse vencimento das opções são sempre no dia 22 de cada mês? nunca alterna? e pq dia 22? Rolling Eyes

O vencimento cai sempre numa segunda-feira, mais ou menos na metade do mês. Excepcionalmente em abril caiu numa terça (porque segunda dia 21 é feriado de Tiradentes).

LFC, poderia explicar sua estratégia de novo, utilizando números e exemplos reais com VALE ou PETRO?

Editado pela última vez por mauriciokatayama em Qui Abr 17, 2008 1:43 pm, num total de 1 vez
Tenshi
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 12:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenshi escreveu:

O vencimento cai sempre numa segunda-feira, mais ou menos na metade do mês.

LFC, poderia explicar sua estratégia de novo, utilizando números e exemplos reais com VALE ou PETRO?

Ah tá, agora tá explicado!

Valeu Maurício! Wink

-----
www.ShigotoDoko.com
A sua referência de Empregos no Japão!
pabloenc
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 1:03 pm    Assunto: Responder com Citação

Tenshi escreveu:

As opções vencem em toda 3ª segunda-feira de cada mês, c for feriado, passa para o dia seguinte.

nesse mes, por causa do feriado da segunda, passa pra terça.
DAg+
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 17, 2008 6:51 pm    Assunto: Responder com Citação

LFC, você tá falando de financiar a compra da ação com as opções?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 5 de 7

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!