Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Usando opções de forma segura
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 18, 2008 12:14 am    Assunto: Responder com Citação

FabioA3 escreveu:
Eu li, re-li e li denovo, e mesmo assim não consegui entender LFC.

E olha que eu sou bom em matemática e sistemas.

mauriciokatayama escreveu:

LFC, poderia explicar sua estratégia de novo, utilizando números e exemplos reais com VALE ou PETRO?

Hehehehe vou tentar explicar de novo então... Às vezes nem eu entendo direito... Mr. Green

Com um exemplo acho que fica melhor mesmo... Vamos pegar valores de hoje, ex.:

VALE5 = R$51,80
VALEE54 = R$1,41

Seguindo os passos que eu citei no post anterior:

1) Defino que vou investir, por exemplo, R$2.000,00 = 38,61 ações VALE5. Arredondando para 39 ações, fica 39 x R$51,80 = R$2.020,20. Assumo que hoje vou investir esse valor.
2) Em vez de comprar as 39 ações à vista, defino um valor que acho que a ação vai oscilar para cima ou para baixo até um vencimento de opções, nesse caso, da série VALEE, dia 19/05. Ex.: imagino que vai oscilar pelo menos 7% até essa data.
3) Compro 7% do valor total do investimento em opções da série VALEE. Ex.: R$2.020,20 x 7% = R$141,41. Arredondando, dá 1 lote de 100 x VALEE54 por R$141,00
4) Acompanho o mercado.
- Se o valor de VALE5 cair 7% do valor inicial, ou seja, R$51,80 x 7% = R$3,63, atingindo R$48,17 (R$51,80 - R$3,63), eu vou lá e compro as 39 ações por R$1.878,63, que não por acaso é o valor que sobrou do meu investimento inicial após a compra das opções: R$2.020,20 - R$141,00 = R$1.879,20. Na prática, é como se eu tivesse comprado as 39 ações diretamente no dia que decidi investir (no passo 1)
- Se, até o vencimento, as ações subirem de preço, eu vendo as 100 VALEE54 em algum momento, realizando lucro e acumulando dinheiro para a próxima operação.
- Se até o vencimento a ação não oscilar os 7% que eu estimei, eu perdi algo entre R$0,00 e os R$141,00 da compra das opções.

Fazendo dessa forma, nunca se compra muitas opções... Para comprar mil reais em opções nesse esquema, você deveria estar disposto a comprar mais de 14 mil em ações no passo 1. Como eu disse, é uma técnica que só serve para B&H. O ideal seria fazer essa operação várias vezes ao longo do tempo.

E é bom lembrar também que ainda tem os custos de corretagem no meio... Mad

Acho que agora deve dar para entender melhor... Tava meio confuso antes. Qualquer coisa, perguntem... Wink

DAg+ escreveu:
LFC, você tá falando de financiar a compra da ação com as opções?

É mais ou menos isso. Quando você ganha no curto prazo com as opções, você acumula para comprar mais ações depois. Se o mercado continuar subindo sempre, você vai estar sempre ganhando de forma alavancada. Se o mercado cair, você compra cada vez mais ações, eventualmente usando o dinheiro que ganhou com as opções antes.

Eu vejo dessa forma: se o mercado oscilar bastante, você vai ganhar mais do que se comprasse uma quantia fixa de ações à vista periodicamente. Se o mercado ficar muito parado, você pode perder um pouco em relação à compra periódica à vista. Não é market timing, teria que estar disposto mesmo a acumular ações no longo prazo.

Acredito que estimando bem as oscilações dá para fazer isso de forma eficiente... Mas é difícil calcular o resultado final no longo prazo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
pabloenc
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 18, 2008 2:41 pm    Assunto: Responder com Citação

LFC escreveu:

É mais ou menos isso. Quando você ganha no curto prazo com as opções, você acumula para comprar mais ações depois. Se o mercado continuar subindo sempre, você vai estar sempre ganhando de forma alavancada. Se o mercado cair, você compra cada vez mais ações, eventualmente usando o dinheiro que ganhou com as opções antes.

Eu vejo dessa forma: se o mercado oscilar bastante, você vai ganhar mais do que se comprasse uma quantia fixa de ações à vista periodicamente. Se o mercado ficar muito parado, você pode perder um pouco em relação à compra periódica à vista. Não é market timing, teria que estar disposto mesmo a acumular ações no longo prazo.

Acredito que estimando bem as oscilações dá para fazer isso de forma eficiente... Mas é difícil calcular o resultado final no longo prazo.

Opções foram feitas como uma forma de remunerar capital mas a maioria usa para especular.

Quando vc lança uma opção, vc espera ganhar o VE (valor de espectativa) q eh consumido pelo tempo. Se estiver vendido em VE, vc ganhara na queda, na acumulação e até na alta se esta ocorrer de forma lenta.

Na verdade, para o holder, a queda é uma oportunidade de comprar mais ações com o dinheiro ganho das opções pois se ele tiver boas empresas na sua carteira, quando o mercado começar a subir de novo, poderá ter muito mais ações do q c tivesse apenas fazendo compras periodicas.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 18, 2008 2:59 pm    Assunto: Responder com Citação

LFC, creio que entendi sua técnica agora. Se me permite alguns comentários:

LFC escreveu:
- Se o valor de VALE5 cair 7% do valor inicial, ou seja, R$51,80 x 7% = R$3,63, atingindo R$48,17 (R$51,80 - R$3,63), eu vou lá e compro as 39 ações por R$1.878,63, que não por acaso é o valor que sobrou do meu investimento inicial após a compra das opções: R$2.020,20 - R$141,00 = R$1.879,20. Na prática, é como se eu tivesse comprado as 39 ações diretamente no dia que decidi investir (no passo 1)

Esta é a situação ideal. Aqui a estratégia é bem melhor que o B&H tradicional.

Citação:
- Se, até o vencimento, as ações subirem de preço, eu vendo as 100 VALEE54 em algum momento, realizando lucro e acumulando dinheiro para a próxima operação.

Aqui temos um problema: você realizou o lucro das opções, mas perdeu a alta das ações. Ou seja, se tivesse comprado as ações na data original, teria se beneficiado dessa alta. No entanto, o dinheiro que não foi usado na compra das opções ficou "parado".
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 18, 2008 10:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Aqui temos um problema: você realizou o lucro das opções, mas perdeu a alta das ações. Ou seja, se tivesse comprado as ações na data original, teria se beneficiado dessa alta. No entanto, o dinheiro que não foi usado na compra das opções ficou "parado".

É verdade, mas você acaba trocando uma coisa pela outra. Em vez de ganhar com a alta das ações, você ganha com a alta das opções, que, por ser alavancada, pode ser até maior do que a alta das ações. Você estaria ganhando sobre algo que você não tem (as ações). No exemplo da Vale que eu citei, por exemplo, você estaria comprando 39 ações à vista, porém usando essa técnica você compra opções de compra de 100 ações.

É difícil antecipar qual resultado vai ser melhor, as contas começam a ficar complicadas... Mas eu simpatizo com essa técnica... Seria um "Mega B&H Longo Prazo Alavancado Turbo Plus Tabajara" hehehe

O que eu gosto é o fato de ganhar com as oscilações do Sr. Mercado. Você pode comprar uma opção que vence daqui a dois meses e vai acompanhando o mercado, sem medo de que a cotação suba muito ou caia muito. Para o meu estilo de investimento, é uma situação confortável... E também é legal ficar acompanhando o sobe e desce do mercado diariamente. Você torce para que o circo pegue fogo... Quanto mais neurótico ficar o Sr. Mercado, para o bem ou para o mal, mais você ganha Twisted Evil

Mas tudo depende de escolher uma empresa com bons fundamentos, da mesma forma que você faria se comprasse as ações à vista, senão não adianta nada. Acredito que aliando essa técnica à AF tradicional, realizando essas operações sempre com ações de empresas com bons fundamentos e que tenham ações relativamente baratas (em relação ao seu valor intrínseco), essa estratégia pode se mostrar bem poderosa...

Fico imaginando se o vovô da Petrobrás tivesse usado uma estratégia dessas... Wink
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Abr 25, 2008 3:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Hoje encerrei o ciclo de "Venda Segura de Opções" do mês de abril/2008.

Resultados do mês:
- VALED54: Não fui exercido, embolsei o prêmio.
- PETRD84: Fui exercido, mas consegui recomprar as ações 82 centavos mais barato (cada uma) 3 dias após o exercício. Embolsei o prêmio e a diferença dos preços de venda e compra.

Do ponto de vista de B&H mantive todas as minhas posições em ações e ainda consegui capitalizar lucros extras com os prêmios das opções e com a recompra mais barata das Petro.

A partir de hoje seguirei descrevendo minhas operações nos tópicos de Market Log da PETRO e VALE.
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 26, 2008 10:46 am    Assunto: Responder com Citação

Que beleza ein mauricio, foi exercido e comprou 82 centavos mais barato. QUE BELEZA!
deno
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 26, 2008 3:02 pm    Assunto: Responder com Citação

alguem sabe me responder , como produtor de algumas comodities negociadas na bm&f, como soja , trigo e milho. posso lançar opções de compra de forma coberta como funciona as açoes?
pois tenho o produto e poderie me assegurar de um lucro a mais.
LFC
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Sáb Abr 26, 2008 8:30 pm    Assunto: Responder com Citação

- PETRD84: Fui exercido, mas consegui recomprar as ações 82 centavos mais barato (cada uma) 3 dias após o exercício. Embolsei o prêmio e a diferença dos preços de venda e compra.

Do ponto de vista de B&H mantive todas as minhas posições em ações e ainda consegui capitalizar lucros extras com os prêmios das opções e com a recompra mais barata das Petro.

Legal! Very Happy

Como funciona quando você é exercido? É complicado? Qual o valor da corretagem nesse caso? Também opero pela Ativa.
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Dom Abr 27, 2008 11:54 am    Assunto: Responder com Citação

FabioA3 escreveu:
Que beleza ein mauricio, foi exercido e comprou 82 centavos mais barato. QUE BELEZA!

Valeu Fabio!!

Eu tava esperando a Análise Técnica de intraday indicar a recompra, e quando deu sinal comprei a 83,00 as ações que foram exercidas a 83,82. E qual não foi minha alegria ao ver que após a minha compra as ações começaram a subir de novo e fecharam o aftermarket a 85,00 no mesmo dia!! Laughing

deno escreveu:
alguem sabe me responder , como produtor de algumas comodities negociadas na bm&f, como soja , trigo e milho. posso lançar opções de compra de forma coberta como funciona as açoes?
pois tenho o produto e poderie me assegurar de um lucro a mais.

Pergunte na sua corretora, talvez eles possam fazer lançamentos na BM&F. Acredito que este tipo de operação não possa ser feito por Home Broker, talvez só via mesa de operações.

LFC escreveu:
Como funciona quando você é exercido? É complicado? Qual o valor da corretagem nesse caso? Também opero pela Ativa.

Na prática funcionou assim: no dia seguinte ao dia de vencimento, o dinheiro da venda "surgiu" na minha conta na corretora e apareceu uma operação de venda de 2 lotes como se fosse uma operação de mesa. Só que a Ativa cobra corretagem de homebroker (R$ 15,00 fixos) quando se é exercido. Eu pensava que fosse corretagem de mesa, mas eles cobraram mesmo os 15,00 e confirmaram por email. Ainda bem, porque a corretagem fixa sai bem mais barata que a corretagem de mesa.
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 28, 2008 1:16 am    Assunto: Responder com Citação

Eu tava esperando a Análise Técnica de intraday indicar a recompra, e quando deu sinal comprei a 83,00 as ações que foram exercidas a 83,82. E qual não foi minha alegria ao ver que após a minha compra as ações começaram a subir de novo e fecharam o aftermarket a 85,00 no mesmo dia!! Laughing

Boa Mauricio! Very Happy

Poderia comentar um pouco desse sinal de compra?
Renatao
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Abr 30, 2008 10:00 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, uma duvida, quando lanço opcoes sobre um lote que possuo, eu pago IR? Se sim, 15 ou 20%?
pabloenc
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Mai 01, 2008 10:15 am    Assunto: Responder com Citação

Renatao escreveu:
Pessoal, uma duvida, quando lanço opcoes sobre um lote que possuo, eu pago IR? Se sim, 15 ou 20%?

O imposto vc paga qnd fechar o operação, por exemplo:

vc lança 1000 opções no valor de R$1 e recebe R$1.000

vc pode fechar a operação , recomprando as opções vendidas por, digamos R$0,30 = R$300. Seu lucro nas opções será de R$700 e deve recolher 15% sobre este valor (no caso, pagaria R$105- taxas)

Mas vc pode tb carregar as opções até o vencimento. Se vc não for exercido, seu lucro será os R$1.000 recebidos e tera de pagar 15% sobre este valor.

Mas é bom lembrar tb q se vc for exercido, tem q pagar 15% sobre o lucro q tiver nas ações se o valor vendido ultrapassar 20.000.

Exemplo: vc possui 1000 ações de uma empresa X q custa R$100 o lote, lança 1000 opcões e recebe na hora R$1.000. O preço da ação sobe até R$110 e vc é exercido. Terá de pagar 15% de imposro sobre os R$1.000 recebidos pela venda de opções e 15% sobre a venda das ações (110.000 - 100.000 = 10.000)
deno
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Seg Mai 05, 2008 12:51 pm    Assunto: Responder com Citação

quero saber se tenho xxxxVALE5 no bradesco, posso lançar opções na ATIVA?
Ou tenho que ter as ações na Ativa pra lançar opções coberto?
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Seg Mai 05, 2008 2:15 pm    Assunto: Responder com Citação

deno escreveu:
quero saber se tenho xxxxVALE5 no bradesco, posso lançar opções na ATIVA?
Ou tenho que ter as ações na Ativa pra lançar opções coberto?

Pra cobrir as opções as ações tem que estar custodiadas na mesma corretora.
ProtoBurger
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qua Mai 07, 2008 8:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
1) Defino que vou investir, por exemplo, R$2.000,00 = 38,61 ações VALE5. Arredondando para 39 ações, fica 39 x R$51,80 = R$2.020,20. Assumo que hoje vou investir esse valor.
2) Em vez de comprar as 39 ações à vista, defino um valor que acho que a ação vai oscilar para cima ou para baixo até um vencimento de opções, nesse caso, da série VALEE, dia 19/05. Ex.: imagino que vai oscilar pelo menos 7% até essa data.
3) Compro 7% do valor total do investimento em opções da série VALEE. Ex.: R$2.020,20 x 7% = R$141,41. Arredondando, dá 1 lote de 100 x VALEE54 por R$141,00
4) Acompanho o mercado.
- Se até o vencimento a ação não oscilar os 7% que eu estimei, eu perdi algo entre R$0,00 e os R$141,00 da compra das opções.

Poutz show de bola isso...

O bom tambem eh q vc limita seu prejuizo caso aconteca alguma coisa de errado...

Mto boa... Vou usar isso ai na PETR, tava querendo comprar mesmo, no pior dos casos perco a grana das opcoes e fico com um preco "razoaavel" dela para B&H, ou ganho uma graninha sem comprar ela... =D

Vou testar e por no market log. Wink

Valeu !!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Página 6 de 7

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!