Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Market Log - PETRO
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ZNP
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Fev 11, 2009 10:56 pm    Assunto: Responder com Citação

mauriciokatayama escreveu:
Uma opção é um direito de comprar ou vender uma ação a um determinado preço em uma determinada data.

No caso de opções de compra, o Valor de Exercício é o preço que o comprador da uma opção tem o direito de comprar as ações.

No caso de opções de venda, o valor de exercício é o preço que o comprador da opção tem o direito de vender as ações.

Bem, então isso quer dizer, que no caso das opções de compra, abaixo do valor de exercício, o lançador não PODE ser exercido?

Citação:
Depende da estratégia do operador. A maioria não tem a intenção de exercer (ou ser exercido), só quer negociar a variação dos preços das opções.

Perfeito, mas não me fiz claro. Se o comprador QUISER exercer com lucro, além de atingir o valor de exercício, ele deseja com o preço das ações passe do strike com alguma folga, correto? Caso contrário, por conta do prêmio - que ele já pagou - e do custo das operações, a operação resulta em prejuízo, confere?

Portanto, mesmo que o comprador queira exercer, deve ser comum o preço atingir e passar do strike um pouco sem exercício, correto?

Citação:
Não existe "compra coberta". Quem compra opções de venda com a intenção de exercer, está na verdade fazendo uma operação de proteção e não querendo lucrar com as opções em si.

É, eu sei que não existe "compra coberta", foi só um jogo de palavras. Também imaginava que não havia liquidez nas opções de venda, que no BR só se negociava opções de compra. Minha dúvida era sobre qual estratégia é usada no bull. Leio muito aqui sobre venda coberta, e só queria saber se o pessoal usa outras operações em opções com mercados em alta. As tais borboletas, bois, etc.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Fev 12, 2009 8:59 am    Assunto: Responder com Citação

ZNP escreveu:
Bem, então isso quer dizer, que no caso das opções de compra, abaixo do valor de exercício, o lançador não PODE ser exercido?

Poder, pode. Mas não fará isso porque perderá dinheiro, afinal poderá comprar as ações no mercado mais barato do que exercendo o direito da opção.

Citação:
Perfeito, mas não me fiz claro. Se o comprador QUISER exercer com lucro, além de atingir o valor de exercício, ele deseja com o preço das ações passe do strike com alguma folga, correto? Caso contrário, por conta do prêmio - que ele já pagou - e do custo das operações, a operação resulta em prejuízo, confere?

Confere. Para o comprador que deseja exercer, o preço das ações tem que ultrapassar a soma do valor de exercício mais o valor pago nas opções (prêmio) mais as taxas de corretagem, mais emolumentos e impostos.

Citação:
Portanto, mesmo que o comprador queira exercer, deve ser comum o preço atingir e passar do strike um pouco sem exercício, correto?

Depende. Digamos que eu comprei opções com intenção de exercer e segurei até o vencimento. Só que eu dei azar e nesse dia a ação só está alguns centavos acima do strike. Mesmo assim eu exerceria, porque todo o gasto com o prêmio já foi realizado, portanto dos males o menor: compro as ações com algum desconto, que é melhor que nenhum.

O que pode acontecer, e já vi acontecendo, é a opção ser comprada por um cara que não tinha a intenção de comprar, mas que por algum motivo não consegue revendê-las. Quando chega o vencimento, ele não pode exercer porque não tem dinheiro pra comprar as ações ainda que a opção seja vantajosa.

Citação:
Minha dúvida era sobre qual estratégia é usada no bull. Leio muito aqui sobre venda coberta, e só queria saber se o pessoal usa outras operações em opções com mercados em alta. As tais borboletas, bois, etc.

Como eu disse, o bull normalmente favorece compradores. As operações que se beneficiam disso são o Financiamento, a Compra a Seco, a Compra de Volatilidade (Boi), a Venda Coberta combinada com Boi e, se subir forte pra valer, a Vaca Invertida. A Borboleta é perigosa num mercado bull, porque é uma operação-alvo: você determina uma faixa de preços, e se sair dessa faixa resulta em prejuízo. Ou seja, se subir demais resulta em prejuízo.
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Sex Mar 13, 2009 5:12 pm    Assunto: Responder com Citação

Zerei hoje minha posição em PETRC28 (strike em R$ 27,32)

20/02/2009 V PETRC28 R$ 0,85
13/03/2009 C PETRC28 R$ 0,60

Com um lucro de "apenas" 41,6% (sem contar a corretagem) esta foi minha operação com opções cobertas menos lucrativa até agora. Pelo menos estou tranquilo para 2ª feira, aconteça o que acontecer, continuo com as PETR4. E estou de olho na próxima oportunidade.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
pabloenc
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Dom Mar 15, 2009 1:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Serie C:

05/02/2009 V C28 -> 1,09

03/03/2009 C C28 -> 0,28

Serie D

13/03/2009 V D30 -> 0,87
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Mar 19, 2009 7:51 pm    Assunto: Responder com Citação

Lancei hoje PETRD30 a 1,25 (o strike é R$ 30,00 mesmo). Quando estava em +- 1,15 estava preenchendo pra vender a 1,20, mas esqueci de marcar "lanç coberto" no HB, ele não aceitou. Não me dei conta, pensei que era algum erro, loguei de novo, quando entrou já estava a R$ 1,20, aproveitei e fiz a ordem a R$ 1,25, ganhando mais uns dindin Very Happy. A máxima de hoje foi R$ 1,32.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 02, 2009 4:04 pm    Assunto: Responder com Citação

To quase montando uma trava de baixa.A cotação tá me tentando

Editado vou só simular:

vendi 1k PETRD30 1,41
comprei 1k PETRD32 0,54

Ganharia no max 0,87k para montar e teria risco de no max 1,13k.
Venc:20/04/2009

Editado pela última vez por Roma9 (RIP) em Qui Abr 02, 2009 10:30 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 02, 2009 7:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Roma, do pouco que entendo de opções com trava, (sou adepto da venda coberta, faz bem ao meu coração), imagino que para lançá-las, é questão de bom senso ter o dinheiro para comprá-las e entregá-las, em caso de exercício, que pode ocorrer a qualquer momento (ainda mais no caso de opções tão ATM assim, PETR4 hoje ~ 30,45). Desculpe perguntar, mas você tem o dinheiro ou ativos para comprar 10.000 PETR4 caso seja exercido? Ou esta quantidade também faz parte da simulação, e é uma quantia mais modesta?
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 02, 2009 10:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Rolando Lero escreveu:
Roma, do pouco que entendo de opções com trava, (sou adepto da venda coberta, faz bem ao meu coração), imagino que para lançá-las, é questão de bom senso ter o dinheiro para comprá-las e entregá-las, em caso de exercício, que pode ocorrer a qualquer momento (ainda mais no caso de opções tão ATM assim, PETR4 hoje ~ 30,45). Desculpe perguntar, mas você tem o dinheiro ou ativos para comprar 10.000 PETR4 caso seja exercido? Ou esta quantidade também faz parte da simulação, e é uma quantia mais modesta?

Rolando Lero eu refiz as contas e vou tirar um zero dessa parada ai fica tranquilo.Recursos até tenho o problema é a regra pesoal de máximo de 5% de perda em trades o que tá bem longe infelizmente as contas. Embarassed

Obrigado pela sugestão Smile

Vou completar lá o post anterior com os novos dados.
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Qui Abr 02, 2009 11:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Ufa, assim fico mais tranquilo Very Happy . Mas do jeito que a coisa vai, em breve estaremos operando na casa dos 10K, 100K, 1M PETR4... Twisted Evil . Só espero que não seja pela baixa absurda das ações, e sim pelo aumento de nosso patrimônio.
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Abr 06, 2009 7:52 pm    Assunto: Responder com Citação

PETRD30 zerada hoje. Lucro menor ainda (20,2%) que a última operação Sad , porém PETR4 garantidas na carteira, e preço médio diminuindo mais alguns centavinhos, isto que importa.

19/03/2009 V PETRD30 R$ 1,25
06/04/2009 C PETRD30 R$ 1,04

Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Ter Mai 12, 2009 12:37 am    Assunto: Responder com Citação

Mais um lançamento coberto, pretendendo que vire pó, baseado em minha análise gráfica.

11/05/2009 V PETRE34 R$ 0,35

Mínima do dia: R$ 0,20
Máxima do dia: R$ 0,44

-> exercício em R$ 33,66
-> Vencimento 18/05/2009
-> Fechamento de PETR4: R$ 32,87 -0,21
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Seg Mai 18, 2009 8:31 pm    Assunto: Responder com Citação

Pó confirmado hoje. Lucro infinito? Very Happy .

Foi a primeira vez que não zerei a posição, economizando uma corretagem.

P.M. PETR4: R$ 17,60

Fechamento PETR4 hoje: R$ 32,71 +4,50%

Rolando Lero escreveu:
Mais um lançamento coberto, pretendendo que vire pó, baseado em minha análise gráfica.

11/05/2009 V PETRE34 R$ 0,35

Mínima do dia: R$ 0,20
Máxima do dia: R$ 0,44

-> exercício em R$ 33,66
-> Vencimento 18/05/2009
-> Fechamento de PETR4: R$ 32,87 -0,21

Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Jul 05, 2009 12:04 am    Assunto: Responder com Citação

Uma venda de opção não muito bem estudada*, mas pra remunerar a carteira, tá valendo.

22/06/2009 V PETRG34 R$ 0,47

Mínima do dia: R$ 0,38
Máxima do dia: R$ 0,54

-> exercício em R$ 34,00
-> Vencimento 20/07/2009
-> Fechamento de PETR4: R$ 30,86 -3,41%

* que falta faz um java pra abrir o gráfico na hora de dar uma ordem no trabalho.

Edits:
- um [/quote] sobrando
- vermelhei o fechamento negativo

Editado pela última vez por Rolando Lero em Dom Jul 05, 2009 10:25 am, num total de 1 vez
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Dom Jul 05, 2009 10:15 am    Assunto: Responder com Citação

Rolando Lero escreveu:
Uma venda de opção não muito bem estudada*, mas pra remunerar a carteira, tá valendo.

22/06/2009 V PETRG34 R$ 0,47

Mínima do dia: R$ 0,38
Máxima do dia: R$ 0,54

-> exercício em R$ 34,00
-> Vencimento 20/07/2009
-> Fechamento de PETR4: R$ 30,86 -3,41

* que falta faz um java pra abrir o gráfico na hora de dar uma ordem no trabalho.[/quote]

Ainda mais com esse teu preço médio ... hehehe Very Happy

Quase 3% no valor da tua carteira. Wink

( sem contar que já embolsou o dividendo ... Smile )
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
rodpba
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Ter Jul 07, 2009 1:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Show de bola, Rolando!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Ir à página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Página 3 de 4

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!