Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

Duvida IR sobre Opções

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
SohDuBom
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2008 12:46 am    Assunto: Duvida IR sobre Opções Responder com Citação

Supor a seguinte situação: em maio-08 eu vendo/lanço 500 PETRF50 a 1.00, portanto seu exercicio eh em Junho. Note q em maio mesmo eu recebo R$500

Caso 1. Em Junho elas nao sao exercidas, entao meu lucro sobre a venda de maio de R$500 eh R$500

Caso 2. Re-comprei as opções por 0.60 em maio e fiquei com R$200

Duvida: em q mes devo fazer o IR desta operação?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
FabioA3
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2008 10:49 am    Assunto: Responder com Citação

Eu não tenho certeza da resposta, entao prefiro nao responder.

Mas voce recomprou as opções por 0,60 em maio ou junho?
SohDuBom
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Jun 18, 2008 12:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Opa FabiA3, não re-comprei ... eh soh um exemplo.

Mas complementando o thread. Das pesquisas q tenho feito a maneira mais clara de se entender isso éh pensando em ciclo, ex: qdo compramos e vendemos um lote de ações fechamos um ciclo (a compra e sua venda), uma vez vendida esta acao podemos declarar o IR (se for o caso) no mes seguinte.

Com opções de compra(venda coberta) ocorre algo similar mas ao inverso, visto q vendemos primeiro e depois ou re-compramos ou esperamos a data de exercicio. Sendo assim o ciclo neste caso eh fechado na re-compra ou no exercicio. Supondo o ciclo fechado no mes de junho, mesmo q a venda tenha sido feita em maio, somamos o valor da venda no mes de fechamento do ciclo(junho) ao montante de vendas(incluindo açoes), verificamos se eh maior ou menor q 20.000$, e se for o caso e pagamos o IR em julho do lucro obtido. O q faz sentido pq somente sabemos do lucro obtido nas opções depois de fechar o ciclo, correto? Neste exemplo, a venda foi feita em maio, mas em maio o ciclo nao estava fechado, portanto nao posso fazer estes calculos ainda.

Foi baseado nisso q estou fazendo o IR deste modo. Meio bisonho, mas faz sentido.
pabloenc
Nível 2

Nível 2<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2008 2:19 am    Assunto: Re: Duvida IR sobre Opções Responder com Citação

SohDuBom escreveu:
Supor a seguinte situação: em maio-08 eu vendo/lanço 500 PETRF50 a 1.00, portanto seu exercicio eh em Junho. Note q em maio mesmo eu recebo R$500

Caso 1. Em Junho elas nao sao exercidas, entao meu lucro sobre a venda de maio de R$500 eh R$500

Caso 2. Re-comprei as opções por 0.60 em maio e fiquei com R$200

Duvida: em q mes devo fazer o IR desta operação?

Eh o seguinte:

só eh considerado lucro quando vc fecha a operação

então, no primeiro caso, como vc levou ateh o vencimento, sua operação acabou no dia do exercício. Vai pagar 15% sobre o lucro de R$500. Se tiver sido exercido, vai ter q pagar também 15% sobre o valor (se este tiver sido positivo) medio das suas 500 ações e o strike vendido. No caso, se suas ações tiverem valor médio de R$48 e vc foi exercido por R$50, vai pagar imposto sobre 500 x ( 50- 48 ) - taxas. Sendo q o imposto deverá ser pago ateh o final de julho (mes subsequente ao fechamento da operação)

Jah no segundo caso, c vc fechou a operação em maio, tera q pagar o imposto ateh o final de junho; c fechou em junho, terá q pagar ate final de julho.

lembrando q em venda coberta nao existe isenção de IR independente de ter vendido 20 K ou nao
SohDuBom
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qui Jun 19, 2008 7:13 am    Assunto: Responder com Citação

Citação:
...lembrando q em venda coberta nao existe isenção de IR independente de ter vendido 20 K ou nao...

Ola pabloenc, obrigado pelas explicações. Soh continuo na duvida se na Venda Coberta realmente não existe isenção dos 20K. Pois se realmente não existe, será q o imposto não seria os 20% sobre o lucro ao inves dos 15%?

Respondendo a minha propria duvida: não existe isenção: http://www.bastter.com/BR/MERCADO/Aprendizado/IR/#opcoes
jairamintas

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2008 11:38 pm    Assunto: IR em opcoes. venda coberta Responder com Citação

caro PABLOENC. tem como vc me informar. aonde eu encontro um site ou qualquer coisa parecida q me ensine a preencher o DARF. eu comecei a operar tem poco tempo e descobri q tenho de pagar o IR. ja fiz algumas operacoes e sei q terei de pagar o imposto de renda delas com multa. enfim. eu sei q terei de pagar imposto todo mes mas como eu faço isso???
naum sei por onde começar. como preencher a DARF.
agradeço a resposta
desde ja obrigado
jair amintas
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Nov 04, 2008 7:12 pm    Assunto: Re: IR em opcoes. venda coberta Responder com Citação

jairamintas escreveu:
caro PABLOENC. tem como vc me informar. aonde eu encontro um site ou qualquer coisa parecida q me ensine a preencher o DARF. eu comecei a operar tem poco tempo e descobri q tenho de pagar o IR. ja fiz algumas operacoes e sei q terei de pagar o imposto de renda delas com multa. enfim. eu sei q terei de pagar imposto todo mes mas como eu faço isso???
naum sei por onde começar. como preencher a DARF.
agradeço a resposta
desde ja obrigado
jair amintas

Tem um post aqui no fórum que "ensinava" como preencher.
Você já deu uma vasculhada nos posts antigos ?

Abraços !
Pai Rico Pai Pobre, o livro que me motivou a criar o Clube !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
jairamintas

MensagemEnviada: Ter Nov 04, 2008 8:43 pm    Assunto: Responder com Citação

vou dar uma olhada. valeu ze
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Ítalo Siqueira

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 12:42 pm    Assunto: Tributação Responder com Citação

Oi !!!
Venho operando com opções e ontem e hoje fiz algumas operações day trade, sei que já fica retido 1% de IR na fonte, como faço para pagar o restante e quanto é o restante ??
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Ter Set 01, 2009 3:51 pm    Assunto: Re: Tributação Responder com Citação

Ítalo Siqueira escreveu:
Oi !!!
Venho operando com opções e ontem e hoje fiz algumas operações day trade, sei que já fica retido 1% de IR na fonte, como faço para pagar o restante e quanto é o restante ??

Dois posts para te responder. Wink

- http://www.clubedopairico.com.br/como-pagar-o-ir-de-acoes/341
- http://www.clubedopairico.com.br/tirando-suas-duvidas-daytrade/1413

Abraços !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
merorbb
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Ter Out 27, 2009 9:54 pm    Assunto: Responder com Citação

É fácil ser pego pela receita nos trades pequenos com opções? Fiz meu primeiro trade na semana passada... Se eu não for exercido, meu lucro vai ser de 100 R$... Vale a pena pagar IR nesse caso?
Zé da Silva
Proprietário do Site

Proprietário do Site<br>

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 8:25 am    Assunto: Responder com Citação

merorbb escreveu:
É fácil ser pego pela receita nos trades pequenos com opções? Fiz meu primeiro trade na semana passada... Se eu não for exercido, meu lucro vai ser de 100 R$... Vale a pena pagar IR nesse caso?

Não é se vale a pena ou não ...
Tem que pagar e ponto final. Smile
merorbb
Nível 1

Nível 1<br>

MensagemEnviada: Qua Out 28, 2009 10:44 am    Assunto: Responder com Citação

Verdade, Zé. Minha pergunta deveria ser feita de outra forma, apesar do conteúdo parecido e um tanto "não-exemplar" (diga-se de passagem) [ Twisted Evil ]... Pergunto: alguém já levou multa por falta/erro de declaração do IR nas pequenas operações com opções? Cool

Zé da Silva escreveu:
merorbb escreveu:

Não é se vale a pena ou não ...
Tem que pagar e ponto final. Smile

mauriciokatayama
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Out 31, 2009 12:29 am    Assunto: Responder com Citação

merorbb escreveu:
Pergunto: alguém já levou multa por falta/erro de declaração do IR nas pequenas operações com opções? Cool

Desculpe-me se eu estiver errado, mas parece-me que você quer avaliar se a receita "deixa passar" pequenas infrações para ver se vale a pena arriscar uma sonegaçãozinha por esquecimento. Laughing

Não se arrisque. Pague e declare tudo certinho e evite dores de cabeça.
Rolando Lero
Nível 3

Nível 3<br>

MensagemEnviada: Dom Nov 01, 2009 8:56 am    Assunto: Responder com Citação

SohDuBom, eu considero que venda de ações cujas opções foram exercidas, são isentas se entrarem na faixa dos 20K/mês. Aquela parte no site do Bastter que diz "Isenção: Não há." é no caso de operação com opções, conforme o próprio cabeçalho. Compra e venda de opções (e não venda de ações exercidas por opções) com lucro, pagam IR, independente do valor mensal, exceto se houver prejuízo a compensar.

SohDuBom escreveu:
Ola pabloenc, obrigado pelas explicações. Soh continuo na duvida se na Venda Coberta realmente não existe isenção dos 20K. Pois se realmente não existe, será q o imposto não seria os 20% sobre o lucro ao inves dos 15%?

Respondendo a minha propria duvida: não existe isenção: http://www.bastter.com/BR/MERCADO/Aprendizado/IR/#opcoes

Bastter escreveu:
Imposto de Renda para Mercado de Opções
As informações abaixo referem-se somente para operações realizadas no Mercado de Opções, e que NÃO tenham sido realizadas na modalidade Daytrade.
...
Isenção: Não há.
...

Pablo, pode citar a fonte? Na verdade, acho que nem a Receita Federal sabe, as normas são muito complicadas, e deixam margens a muitas interpretações, prova disto são as inúmeras perguntas em fóruns, sobre IR e ações. Ou você refere-se a venda das opções? Aí concordo que não há mesmo isenção.

pabloenc escreveu:
lembrando q em venda coberta nao existe isenção de IR independente de ter vendido 20 K ou nao

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!