Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum

www.ClubedoPaiRico.com.brBlog - www.ClubedoPaiRico.com.br   FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Sugestão de artigos que devem ser lidos no site do Clube:

- Como o Zé ganha na Bolsa ?
- Iniciando seus investimentos
- Por que o problema é dos mais ricos ?
- Você está preparado para a velhice ?
- O texto definitivo: Saiba como ganhar MUITO dinheiro na bolsa !
- Fez errado … ? Então pague o preço !!
- O Controle do Fluxo de Caixa e suas barreiras
- Você está no vermelho ? O que tem feito para mudar isto ?
- Formando o seu colchão de segurança

Além disso, indico duas séries especiais:

- Iniciando seus Investimentos: a série
- O que o Zé faz para ganhar dinheiro na Bolsa de Valores ? (Índice)

investimento de HEDGE estratégies

Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
weichert

MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 10:08 pm    Assunto: investimento de HEDGE estratégies Responder com Citação

Queria saber o que é HEDGE (já lí todo o conteúdo da Wikipédia)

Se eu compro 1 lote de opções e vendo outro lote de opções ficaria no mesmo, não ganho e não perco (sem considerar o tempo né) não seria bem opções, mas pelo que entendo o HEDGE é mais ou menos isso ? Pra evitar de você perder ? E o que é uma trava de alta (agora sim me refiro à opções).

Agradeço
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sex Jan 30, 2009 11:57 pm    Assunto: Re: investimento de HEDGE estratégies Responder com Citação

Weichert pelo que vi você é iniciante(desculpe se estiver enganado) então vou tentar explicar de uma maneira simples se eu não conseguir responder sua dúvida ou gerar uma nova dúvida pergunte denovo que esse comoço nos investimentos é meio complicado

weichert escreveu:
Queria saber o que é HEDGE (já lí todo o conteúdo da Wikipédia)

Se eu compro 1 lote de opções e vendo outro lote de opções ficaria no mesmo

Se você compra um lote de opções e vende outro lote igual você não tem nada(se os lotes forem iguais)

Em investimento hegde é um proteção ele tem como objetivo montar uma operação que de lucro caso uma situação ruim aconteça para sua posição principal( o que você tá querendo que aconteça).Geramente isso tem um custo então se o que eu queria acontecer eu ganho dinheiro,mas meu lucro é menor porque fiz um Hegde.Já se ocorrer o que eu não queria eu perco menos dinheiro porque fiz um hegde.

Existem hegde "perfeitos",mas em geral eles só são feitos geralmente por empresas para estabilizar sua atividade operacional.Para investidores do mercado financeiro geralmente eles não compensam,pois os custo da operação acarretariam retornos negativos então geralmente só se faz hegdes parciais.

Voltando ao Hegde de empresas seria assim eu tenho uma fazenda de gado de corte e eu vou daqui a 5 meses vender boa parte das minhas cabeças de gado.Eu olho a cotação atual do boi gordo na BMF(bolsa que negócio o boi gordo).E vejo o preço e acho interessante e compro um contrato para vender daqui a 5 meses o meu boi naquela cotação.Assim eu garanto meu lucro caso o preço do boi caia garantido meu retorno,mas também corro o risco de ter feito uma má escolha caso o preço do boi suba

Minha operação principal é criação de boi ou seja eu tenho boi
Eu faço uma operação contrária vendo boi para entrega futura(daqui a cinco meses)
Eu estou "hegdeado"mas o que eu tenho é diferente que eu vendi eu tenho o boi e vendi o contrato futuro

Ex em mercado financeiro eu comprei ações da petrobras por 100 ações da petrobras por 20 reais cada ou seja 2k as 100

Só que eu não quero correr o risco de ter que vender a ação por menos de 16 reais então eu compro a opção de venda de 16 reais até março de 2009(eu compro a opção ou seja eu posso não vender é opcional,só exerço o direito se eu quiser) da ação da petrobras de outro investidor e pago a ele o prêmio de 1 real(por ele caso eu queria ser obrigado a comprar as minhas ações caso eu exerça o meu direito)

Ou seja eu paguei 1 real(prêmio) por ação da petrobras

Caso a ação estar a 10 reais
Eu perco 5 reais por ação(4 por vender a ação que eu comprei por 20 a 16 e 1 pelo direito que eu comprei)

Se ação estivar a 20 reais eu perdi 1 real(pois a ação está no mesmo preço e gastei 1 real no direito que agora não vale nada pois ele expirou e "virou pó"

Se a ação estivar a 30 reais
Eu ganho 9 reais(10 pela valorização da ação de 20 reais para 30 e menos 1 que eu perdi por ter comprado um direito que não vale mais nada)

Ou seja o hegde faz com que eu limite minha perda,mas tem um custo nessa caso hipotético 1 real.

Espero que tenha conseguido explicar,mas acho que ficou um pouco confuso.

Ps As operações de cambio de "hegde" que deram prejuizos milhonários na realidade eram especulação.
Ps2:As opções de venda da petrobras e nenhuma outra empresa tem negócios frequentes na bolsa(baixa liquidez)
weichert

MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 4:40 pm    Assunto: Re: Roma9 Responder com Citação

Obrigado Roma9 eu entendi parcialmente mas copiei o que descreveu para poder estudar mais acima do que esta escrito. Eu já operei com opções mas não gostei porquê tudo tem o seu tempo para cumprir, já no caso de uma ação da Petrobrás eu posso deixa-la à anos e lucrar nos desdobramentos onde vendo (em fracionário ou não). Com a crise dos EUA à Bovespa ficou inviável e vai demorar + - 2 anos para retornar aos 74000 pontos. Conheci o mercado de Forex mas já perdi muito pois o mínimo requerido para operar é muito elevado. Hoje estou operando em conta demonstratíva de Forex. É interessante investir muito pois do contrário não compensaria.
Exemplo: Você investe $500 dólares em Forex e lucra $20 dólares mensais não compensaria o risco que passa para conseguir os $20 dólares, mas do contrário invistir o seu mínimo de $2000 dólares o lucro é maior mas as perdas tambem e é muito comum zerar o capital no Forex.

O hedge eu me referia ao Forex (semelhante à Bovespa em opções)

Inicio um BuyStop no par EUR/USD (1.6289) e ao mesmo tempo eu abro uma trade de SellStop (1.5671) seria mesmo Comprar e Vender com o mesmo Lote ambas as trades. Logo eu sei que minha hedge esta em 1.6420 à 1.6600

Acho que no exemplo que me forneceu é se você compra BOI GORDO e o BOI GORDO começa a cair então venda BOI MAGRO para minimizar as perdas do BOI GORDO que esta caindo ?

Um exemplo prático de uma hedge em apenas 1 par de moedas EUR/USD mas não entendi direito ainda esta em:
http://br.youtube.com/watch?v=noBuRMgQyXM

Um outro exemplo desta prática de hedge (bem complexo esse) seria operar com dois pares de moedas ao invés de apenas usar 1 par. Eu só uso 1 par de moedas para operar com Forex e é o par EUR/USD apenas e quero fazer hedge só neste par.
Exemplo complexo:
http://forexsimples.blogspot.com/2007/06/correlao-dos-pares-usdchf-eurusd.html

EUR/USD com quantos dólares vc compraria 1 Euro, ou seja, a cotação diária do Euro / pela cotação diária do dólar = 1.3000 +- logo o par EUR/USD estará à 1.3000

Bom hoje (31 / 01 / 2009) esta à 1.2800 e isto tanto pode subir ou pode descer mais.

Se subir, eu ganho com o Buy se descer eu perco até o StopLoss do Buy
Se subir, eu perco com o Sell até o StopLoss, se descer eu ganho na queda pelo Sell.

Dar um Buy e Sell com o mesmo lote não parece ser inteligente pois se não ganho e não perco qual seria a vantagem ? Mas sei que tem gente fazendo hedge para só lucrar mesmo quando o mercado esta subindo ou vice-versa, ou seja, lucra de todo jeito através de hedges e eu gostaria de saber como isto é possível nem que o lucro seja menor que o esperado.

Agradeço
Jürgen Weichert
Roma9 (RIP)
Nível 4

Nível 4<br>

MensagemEnviada: Sáb Jan 31, 2009 8:33 pm    Assunto: Responder com Citação

weichert

Eu não entendo nada de forex,tem uma seção do fórum sobre isso é melhor vocês perguntar por lá.

Stop não é "Hegde",é encerrar a operação é diferente o que também é uma medida de proteção que pode falhar.Hegde é um operação que vá na direção contrária a sua operação principal.

Quanto ao boi gordo não existe boi magro Wink boi gordo é o nome do contrato de boi que se negocia na bmf

Vou dar um exemplo mais fácil de hegde em operações de empresas não financeiras.

Ex fictício.

A empresa Frango Bom consegue um contrato para fornecer frango congelado para Arábua Saudita por 5 reais o quilo durante 5 anos.Só que para produzir 1 aquilo de frango se gasta somente 5kg de milho.

Então se ela comprar milho por menos de 1 real ela está no lucro,mas ela não sabe qual vai ser a cotação do milho ao longo dos próximos 5 anos.

Agora o milho custa 80 centavos o Kg então ela vai na BMF e compra contratos de milho futuro por 80 centavos o quilo durante os próximos 5 anos.

Assim a empresa consegue ter um lucro garantido,não dependendo da cotação do milho de 20 centavos por quilo de frango vedido.
ENL123

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2011 5:21 pm    Assunto: Responder com Citação

[coveiro mode] on

otimos exemplos para nos noobs entendermos oq eh hedge, roma9.

obrigado
leandronsp

MensagemEnviada: Ter Mar 08, 2011 10:46 pm    Assunto: Responder com Citação

weichert,

O exemplo que o Roma deu foi excelente pra Hedge. Acredito que você está fazendo um pouco de confusão: hedge não significa ganhar na queda ou na alta. Hedge significa proteger perdas diminuindo lucros, pagando um prêmio por isso. Ou seja, fazendo hedge você diminui sua perda, abrindo mão de um lucro maior.

Não tente fazer comparações entre opções e ações a vista, só pq opcao tem vencimento e acao não. A opção tem vencimento pq é um contrato, utilizado para fins de HEDGE. Alguns utilizam opcoes para especular, mas também podem utilizar ações, futuros, etc. para especulação.

Numa operação de mercado, não importa o tipo de mercado, você pode ser Hedger ou Especulador.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
matvil

MensagemEnviada: Dom Mai 27, 2012 6:36 pm    Assunto: Responder com Citação

Exatamente . O conceito de hedge cujo sinonimo é proteção será entendido como uma operação onde um ou mais investidores entram no mercado com um objetivo de venda ou de compra garantindo sempre uma margem de segurança financeira posterior prevendo por meio de análise o risco eminente ou oportunidade para estabilizar-se. Entenda como antecipação ao risco visando um bom preço que eu quero vender minhas ações no futuro. Para isso compro contratos com um vencimento pré-definido.

http://www.portalbolsadevalores.com.br

http://www.cursodeanalisegrafica.com.br

http://www.mercado-futuro.com
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Clube do Pai Rico - Fórum - Índice do Fórum -> Opções Todos os horários são GMT - 2 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.

Junte-se a nós e cresça financeiramente. Eduque-se Financeiramente !!