|
|
| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
thefernandoman Nível 2

|
Enviada: Qua Out 28, 2009 6:39 pm Assunto: Análise Crítica-Vending Machines ||| Guarda Chuva |
|
|
Oi Gente!!
Tudo bem?
Estou fazendo um plano de negócios, baseado na idéia do Zé (Creio que ele não vai ficar chateado). Mais especificamente, a idéia de se difundir vending machines de guarda-chuvas...
Então, vou contar a história:
Depois de ler o post do Zé, eu fiquei matutando para ver se a idéia era viável economicamente. Então, resolvi correr atrás de dados. Primeiro, procurei um fornecedor de máquinas, e concluí que o custo de compra de uma unidade estaria entre R$3.000 e R$3.500, dependendo da quantidade de unidades que seria comprada. O guarda-chuva(preto), estaria custando R$1,80 a unidade, e a máquina que eu pesquisei comporta 50 peças.
Ok, visto o equipamento e o produto, faltava um ponto. Como eu moro na Grande POA, logo lembrei da Trensurb, a empresa de trens urbanos na nossa zona metropolitana. Com uma certa facilidade descobri que os preços de locações diversas eram tabelados (pudera, empresa do governo...), e estavam divulgados na internet. Vendo o tópico que se referia a máquinas de vendas automáticas, vi que o valor do aluguel (independente da estação, movimentada ou deserta) era de R$300,00 mensais por máquina.
Um adicional, é que a Trensurb exige CNPJ para negociar o aluguel do espaço. Ou seja, um custo a mais.
Pondo esses valores no plano, aqui transcrevo (valores p/ 1 máquina):
-> Investimento inicial:
Vending Machine: R$3500,00
Estoque inicial: (200 pç): R$360,00
Frete até a estação trensurb (estimativa): R$150,00
Banner da máquina: R$40,00
Arte do banner (Eu mesmo faria): R$50,00 * Estou colocando porque se eu não fizesse, teria de pagar e a arte é simples.
Cadeado para a máquina: R$15,00
Total: R$4.115,00
-> Custos fixos mensais:
Custo de oportunidade (0,7%/mês): R$28,80
Aluguel do espaço: R$300,00
Custo aprox. Microempresário Individual: R$60,00
Reserva para manutenções(2%): R$70,00
Total: R$458,80
-> Custo variável:
Guarda-chuva: R$1,80
Imposto (4% pelo MEI): R$0,20
Preço de venda por unidade: R$5,00 (Imaginei que mais do que isto, seria inconveniente para o público...)
Em todo caso, a pessoa que compra um guarda-chuva de uma máquina destas, se sente pressionada porque provavelmente tem um guarda-chuva em casa (Entretanto não quer se molhar)...
Meu conhecimento de mercado é mínimo, e pretendo conversar com os 'oportunistas' que vendem guarda-chuvas como ambulantes quando chover aqui, para saber o volume de vendas que eles conseguem. (Entretanto eu acho meio improvável que eles me passem essa informação...)
No entanto, vejam como o ponto de equilíbrio fica lá em cima, com os valores apresentados....
Margem de contribuição por unidade: R$3,00
Custo fixo: R$458,80
Ponto de Equilíbrio: 153 unidades/mês!
O que me faz crer que o negócio é inviável, pelo menos com um aluguel destes... Na verdade, talvez com a compra de mais guarda-chuvas (e mais máquinas), os custos relativos baixem, e o negócio se torne viável, mas só para quem tem um bom capital a investir.
Estou pesquisando outros pontos e tentando achar um histórico do tempo (alguma dica?) para ter dados mais concretos a respeito do mercado, que é minha única e decisiva incógnita nesse negócio.
Espero ter explanado bem, e aguardo sugestões para melhorar a viabilidade deste negócio!
Grato!  [/i] _________________ "Feliz o homem que recebe uma partícula de sabedoria, que tem o dom de relacionar as coisas e possui o talento de concluir". |
|
|
 |
|
 |
marcusnunes Nível 3

|
Enviada: Qua Out 28, 2009 10:32 pm Assunto: |
|
|
Tenho que comentar sobre a análise...
Ficou ótima. Uma pena mesmo que é inviável.
O ponto de equilibrio ficou em 5.1 guarda-chuvas por dia.
Não chove muito por ai não?
Ah...
Obrigado pela divulgação desses dados.
Já dá para ter uma noção do investimento necessário.
Assim como o Zé, eu penso em uma de bebidas. :) _________________ Marcus Nunes |
|
|
 |
Mullencampf Nível 4

Registrado em: Sexta-Feira, 24 de Julho de 2009 Mensagens: 522 Localização: Curitiba
|
Enviada: Qua Out 28, 2009 10:54 pm Assunto: |
|
|
eu compro no porto guarda chuvas...
se vc tiver falando de guarda chuvas.... o preço esta irreal...
agora se for sombrinhas... ai é mais aproximado e o valor que vc falou é so pa kem compra GRANDE quantidade...
se a empresa que lhe vendeu a maquina faz esse preço... manda a ve que tah mega barato...
enfim a analise deu pela nao procedencia do investimento... a menos que vc coloca-se a margem la em cima... e que o ponto nao fosse tao caro...
mas seria somente para papel ver... duvido muito que alguem paga-se mais de 5 ou 8 reais em uma sombrinha...
acredito que estaçoes de onibus seriam melhores do que de trens urbanos...
aki em ctba por exemplo, o cara que vai cruzar a cidade cruza uns 4 terminais.. se ele nao compra na ida compra na volta ou no caminho...
agora tb vai de ver o fluxo..... aki chove kuase toda semana.... em dias de chuva nao duvido que vende-se mais de 30 em um dia...
cabe ver se da pra fazer uma maquina combinada tb neh... guarda chuva pa chuva.... e akeles ventiladoreszinhos pequenos quando tah calor....
ai tanto em um quanto em outra opção teriam possiveis vendas.... _________________ "um homen é mortal pelos seus medos, e imortal pelos seus desejos" Pitagoras |
|
|
 |
alprado Nível 4

Registrado em: Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 852 Localização: Belo Horizonte / MG
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 12:35 am Assunto: |
|
|
thefernandoman,
Excelente trabalho, parabéns!
A organização e a forma como buscou informações, foram bem interessantes.
Eu acredito que este aluguel seja o ponto que está tornando seu negócio inviável (ou pouco atrativo). Veja, é um aluguel que equivale a 80% do seu estoque! Projete isto para empresas maiores... nenhuma seria viável.
Minha percepção é que 150 guarda-chuvas por mês seja muita coisa, nao imagino que estes ambulantes e lojas comprem isto todos mês... E o período de estiagem? Isto para atingir o ponto de equilíbrio... e o lucro? Vai ser hard.
E outra, você não considerou o custo de abastecimento (ir até a máquina para reabastecê-la).
Por fim, acredito que 01 (uma) máquina dificilmente será rentável. Deve-se ganhar pouco mesmo com apenas uma... o negócio deve ficar bom com maior escala...
abraços _________________ ALPRADO
Belo Horizonte - MG
http://www.alprado.com.br |
|
|
 |
Playbr Nível 4

Registrado em: Sábado, 29 de Agosto de 2009 Mensagens: 703 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 9:14 am Assunto: |
|
|
Realmente é bem inviável.
Considerando que aqui em PoA tem períodos de muita chuva ou muita seca.
A análise nesse caso é simples.
Quando não chove por um longo período, são muitos dias sem ganhar um centavo sequer, então imagine se fica 2 meses sem chover (o que não é tão raro), você gasta quase mil reais sem lucro algum.
Agora vamos ao inverso. Se chove por 2 meses quase que sem parar (o que acontece tb), as pessoas levam os guarda chuvas de casa normalmente, logo não precisam comprar.
Na minha opinião essas máquinas seriam bem úteis em dia que começa com sol e depois chove, pegando todos desprevenidos, daí sim vende. Mas quantos dias do ano acontece isso? Acho que a margem de risco nesse caso é bem considerável.
Eu acho que uma máquina de guarda chuva só daria certo se não precisasse pagar nada de aluguel de ponto, aí sim, seria basicamente só lucro. Com aluguel, inviável.
Agora máquinas de doce, refrigerante, salgadinho, e até já ví máquina de "quentinha", essas sim não são sazonais e vendem o ano todo, apesar do lucro por unidade ser menor do que os 150% do guarda chuva. |
|
|
 |
Zé da Silva Proprietário do Site

Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2005 Mensagens: 7339 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 9:22 am Assunto: |
|
|
thefernandoman, muiiito obrigado por dividir conosco a tua pesquisa ! Sério, muito obrigado mesmo.
Foram apresentados vários pontos interessantes ( afinal ela estava bem completa  )
1- Achei que o aluguel seria mais caro que isso ... afinal tem o aluguel do espaço e o custo da energia elétrica ... ( para uma máquina de bebidas isso faz toda a diferença, e como você disse que é esse preço para qualquer máquina ... )
2- O custo do frete.
Esse valor já não estaria incluído no valor de compra do material ? Ou esse é o teu custo para ir até a estação e recarregar a máquina ?
Se for isso, mostra que o mais interessante é que a máquina fique no nosso "caminho", diminuindo este custo.
3- Banner
É a "cara" da máquina ? ( a imagem que fica na frente dela, isso ? )
Agora vamos ver o negócio em si ...
153 unidades/mês
Ok. Qual é a média de dias chuvosos ?
A pena é que no dia de chuva a venda máxima seria de 50 ... só fossemos abastecer durante o dia, hehehe.
O detalhe é que a venda é boa mesmo só em dia útil, o que já faz a média subir para 7 por dia ...
É ... complicado mesmo ...
Mas agora pensemos ... se existe a máquina, é porque algum lucro ela apresenta: Onde está o pulo do gato ?  _________________ www.ClubedoPaiRico.com.br
Educação Financeira
---
www.500mil.com.br/wordpress
*** www.provedorinternetbandalarga.com.br ***
www.alarmesparacarros.com.br
www.alugueldecomputadores0.com.br
www.cercaconcertina.com.br
---
www.BibliotecaFinanceira.com.br
A sua estante virtual de livros de verdade !! |
|
|
 |

Registrado em: Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2005 Mensagens: 7339 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 9:31 am Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
penaco Nível 3

Registrado em: Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2006 Mensagens: 260 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 10:09 am Assunto: |
|
|
Tenta tirar o aluguel e negociar uma particpação nas vendas com o dono do local onde será intalada...
Assim seu custo fixo reduz muito.... _________________ www.megametodos.com.br
Visite nosso Blog corporativo |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 29, 2009 10:16 am Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
Playbr Nível 4

Registrado em: Sábado, 29 de Agosto de 2009 Mensagens: 703 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 10:57 am Assunto: |
|
|
| Zé da Silva escreveu: | thefernandoman, muiiito obrigado por dividir conosco a tua pesquisa ! Sério, muito obrigado mesmo.
Foram apresentados vários pontos interessantes ( afinal ela estava bem completa )
1- Achei que o aluguel seria mais caro que isso ... afinal tem o aluguel do espaço e o custo da energia elétrica ... ( para uma máquina de bebidas isso faz toda a diferença, e como você disse que é esse preço para qualquer máquina ... )
2- O custo do frete.
Esse valor já não estaria incluído no valor de compra do material ? Ou esse é o teu custo para ir até a estação e recarregar a máquina ?
Se for isso, mostra que o mais interessante é que a máquina fique no nosso "caminho", diminuindo este custo.
3- Banner
É a "cara" da máquina ? ( a imagem que fica na frente dela, isso ? )
Agora vamos ver o negócio em si ...
153 unidades/mês
Ok. Qual é a média de dias chuvosos ?
A pena é que no dia de chuva a venda máxima seria de 50 ... só fossemos abastecer durante o dia, hehehe.
O detalhe é que a venda é boa mesmo só em dia útil, o que já faz a média subir para 7 por dia ...
É ... complicado mesmo ...
Mas agora pensemos ... se existe a máquina, é porque algum lucro ela apresenta: Onde está o pulo do gato ?  |
Eu acho que o pulo do gato está justamente no aluguel. Essa máquina deve fazer sucesso em lugares não pagos como por exemplo, dentro de uma grande empresa (o proprietário mesmo colocar ela), ou em um lugar onde consiga um acordo com o local, etc. Se tiver que pagar de fato um aluguel, fica inviável de qualquer forma. Principalmente por ser um produto sazonal, ou seja, depende de dias de chuva, já que eu particularmente nunca vi alguém comprar na rua um guarda chuva de urgência em um dia de sol. |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 29, 2009 11:06 am Assunto: |
|
|
|
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 29, 2009 11:06 am Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
alprado Nível 4

Registrado em: Segunda-Feira, 26 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 852 Localização: Belo Horizonte / MG
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 12:10 pm Assunto: |
|
|
| Zé da Silva escreveu: | Mas eu falo de novo ... imaginei que o aluguel seria maior.  |
Hummm, agora não entendi... você imaginou que o aluguel seria maior e ainda assim considera (ou considerava) viável??
[ ]s _________________ ALPRADO
Belo Horizonte - MG
http://www.alprado.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Out 29, 2009 2:11 pm Assunto: |
|
|
|
|
|
 |
fdavid Nível 4

Registrado em: Domingo, 30 de Setembro de 2007 Mensagens: 632 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qui Out 29, 2009 3:00 pm Assunto: |
|
|
Um furo, não são todas as atividades que podem constituir MEI, programador não pode e venda também não, no site tem uma lista de todas as atividades suportadas. |
|
|
 |
|
|
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído.
|
|