Clube do Pai Rico

#freeboyday – 1 ano depois

É … O tempo passa, o tempo voa … e a gravação do Joesley fez 1 ano.

Parece que foi ontem … (se bem que o mercado parece que “comemorou” como se fosse, com uma queda superior a 3%, a maior do ano)

Essa barrinha vermelha é o tal #freeboyday … Uma queda de -8,8% !

Eu não preciso fazer aquele resuminho mequetrefe do que foi o 18 de maio de 2017 … Né ? Todo mundo sabe que foi o dia seguinte à divulgação de uma matéria do O Globo, onde o Joesley (da friboi) alegava ter gravado o presidente Temer e que na gravação existiriam declarações bombásticas dele.

Pegou todo mundo de surpresa. Um Cisne Negro do tipo clássico ! Quem em sã consciência poderia imaginar que isso pudesse ser possível ? Quem poderia pensar que um presidente se encontraria com alguém, no “calar da noite”, num lugar “isolado”, com alguém suspeito (de ter vínculos fortes com políticos) sem nem ao menos um revista básica.

Caramba, é o presidente !! 😯

Cogitou-se o impeachment, a renúncia, um processo … mas no final, tudo ficou na mesma. E o Temer ainda está lá. 😀

O mercado recuperou-se da desabada de forma surpreendente. Depois de algumas semanas andando de lado (possível ver no gráfico acima), iniciou uma retomada da tendência de alta – muitos imploravam por uma correção que pudesse permitir a entrada dos “atrasados” – e nos levou para cima do nível anterior à denúncia. Nos levou para um novo topo histórico.

1 ano depois …

… te pergunto: de lá pra cá, o que mudou na sua forma de operar ?

O susto foi enorme. Muita gente se desesperou com o ocorrido. Ver seu patrimônio encolher 10% em um único dia é algo assustador para alguns. 20% (como ocorreu com a PETR4 na abertura) então … 🙄

Muitos disseram que não voltariam ao mercado, que aquilo só mostrava quão manipuladas as coisas eram, blá blá blá …

Neste período de 1 ano o índice subiu 36% ! (isso que ontem desabou, como já falei …)

Será que aqueles que tinham uma estratégia bem detalhada, um método de investimento, se “afetaram” com o evento ?

Você pode ter certeza: só reclamou do #freeboyday aquele que não tinha nem ideia do que estava fazendo na Bolsa … Aquele que investe na base do jeitão. No “eu acho que …” Ou seria “eu torço que …” ?

Quem sabe como as coisas funcionam, que tipo de risco existe, que tem uma estratégia estabelecida, provavelmente tenha agradecido pela oportunidade. 🙂

Não, não que uma queda de quase 10% não assuste … Só um robô para não ter emoção alguma diante do evento. Mas se você tem uma estratégia, que visa o longo prazo, e sabe como a Bolsa funciona, qual o motivo para desespero ?

Estou falando do #freeboyday mas …

… isso também vale para o dia de ontem.

Da mesma forma que você soube se “comportar” diante daquela hecatombe, saberá como proceder diante da queda de ontem.

Não, não sei te dizer se haverá uma recuperação na mesma velocidade ou proporção da que vimos. Mas sim, essa é uma possibilidade.

Bem como é uma possibilidade a de vermos novas quedas nos próximos dias.

Pergunte a quem tem uma estratégia estabelecida se ele está preocupado, de verdade, com isso. 😉

1 ano depois eu te pergunto:

De que forma aquele evento mudou sua forma de encarar o mercado ? Mudou ?

Qual foi a principal conclusão que você tirou do ocorrido ?

 

ps: tem mais alguém comemorando 1 ano 😉