Clube do Pai Rico

Impeachment aprovado ! Mas e se o mercado cair … ?

Hoje é aquele dia que muitos esperaram, é o pós votação do impeachment. 🙂

Tudo aquilo que falávamos nos últimos meses tinha como ápice o dia de ontem. Foi uma votação apertada, não há como negar … Apenas 25 votos além do necessário ! Mas o que importa é que agora o processo segue ao Senado e um dia saberemos o desfecho. 😉

Mas, como dito, o ponto crucial do impeachment é a passagem pela Câmara dos Deputados. Por causa da necessidade de 2/3 dos votos, e pela configuração da distribuição dos poderes na casa, a coisa era dada como certa pelos dois lados, até poucos instantes do voto final. Veio o resultado que mais agradava o mercado e que gerou o BOOM que vimos nas últimas semanas na Bolsa. O chamado Rally do Impeachment.

Já falei inúmeras vezes sobre a realidade dos fatos … Qual ? A de que o rally do impeachment não foi o único e real causador desta alta que vimos. Os motivos são muitos, e vão desde uma recuperação no preço das commodities (carro chefe da nossa economia …), uma desvalorização do dólar, a nível mundial, e o próprio rally do impeachment. Como disse, o rally apenas turbinou o processo de alta que vimos mundo afora. Tudo subiu. Tudo se valorizou. Pode até não ter sido na mesma proporção que vimos aqui, mas subiu. Afinal de contas … O impeachment só nos favorecia … 🙂

Mas, e agora … o que vai acontecer ?

Tem muita gente que se preparou na semana passada para este momento. Tem muita gente que se preparou no mês passado para este momento. Tem muita gente que já começou a se preparar no final do ano passado para este momento …

Alguns já saíram … Outros tentarão tirar até a última gota do movimento … Outros entrarão apenas agora. 😯

É … muita gente deixará para entrar somente agora ! Depois de vermos o índice sair dos 37.000 e chegar até os 54.000 !! Depois de ver o índice valorizar quase 50% !!! Mas tem gente que entrará somente agora …

Poderão ganhar dinheiro ? Sim, poderão. Poderão perder dinheiro ? Sim, poderão. Afinal de contas isso é Bolsa, e aqui, tudo é possível.

Vai subir e ponto final

Esta era a opinião padrão que vi nos últimos dias. Não podia ser diferente, a única alternativa viável era a alta. Vai subir, sem choro nem vela. E ai de quem pensar o contrário …

É … ousei levantar a possibilidade de vermos uma queda nos próximos dias, e acredito que você possa imaginar o quão bem fui recebido por isso. 🙂

Pronto, se eu falava que poderia cair, era porque estava torcendo pelo não. Que era contra o golpe. Que estava agindo contra o Brasil e o interesse de milhões e milhões de pessoas. Poxa … justo eu ? 😉

Não. Ao falar sobre a possibilidade de vermos uma queda no pós votação, eu estava tentando enxergar um cenário diferente daquele que a maioria insiste em ver como sendo a única alternativa existente. Não, não digo nem alternativa viável. É somente existente mesmo. Não existe mais nada nesse mundo que possa acontecer …

É … Muita gente que está no mercado acha “errado” analisarmos possíveis alternativas ao senso comum. Você está errado ao tentar simular um cenário diferente daquele que é o mais provável, mas que ainda é um que seja possível de vermos. Será que não é justamente por encarar o outro lado da moeda que me permita ser um investidor diferenciado ? Será que não é justamente por tentar ver o que a maioria insiste em não ver, que posso obter um retorno diferente do que a média consegue ? …

Vai subir, eu também acho !

Sim, eu acho que veremos uma alta no dia de hoje. Nem que seja somente na abertura … mas veremos uma alta. Esta é a expectativa de muitos dos que estão no mercado. De muitos que movem o mercado. E como o mercado é movido na base do que as pessoas fazem e acham, veremos – ao menos – um começo de pregão animado. Muito animado para dizer a verdade.

Lá fora, os ativos que simulam o índice brasileiro apontam alta. O mais tradicional deles, o EWZ, opera em alta superior a 2%. O que é negociado no Japão apresentou alta de 4% !

Abertura em forte alta não quer dizer que veremos só isso para os próximos dias. Ou até mesmo para o dia de hoje … Já pensou que o bom e velho “subiu no boato para cair no fato” venha a se concretizar mais uma vez ? O mercado é movido pelas pessoas que o movem. Mas o que move a maioria destas pessoas, ou melhor, o que move a maioria do dinheiro que circula no mercado, são as expectativas do que acontecerá. Se foi o impeachment que turbinou esta nossa alta … ele agora está a um passo de ser concretizado.

Estou querendo dizer que vamos cair ? Não … mas não posso afastar esta possibilidade.

Ao menos eu estarei olhando o mercado mais com os olhos da venda do que os da compra neste momento. Ficarei aguardando um sinal de venda, que pode até não vir tão cedo … Mas comprar onde estamos, não faz parte dos meus planos não. O risco neste ponto é um pouco acima do que consigo tolerar.

Se você está comprado, atenção ao seu STOP. Se conseguiu comprar lá nos 37.000, parabéns ! Na verdade, se conseguiu aproveitar qualquer pedaço de toda esta alta, você está de parabéns !!! 🙂

Está de parabéns, mas considere redobrar sua atenção neste momento de confirmação do fato … Ok ? 😉

Pare um momento e se pergunte: Mas … e se o mercado cair agora, o que eu faço ? Pode ir muito contra a sua expectativa … mas pode lhe fazer bem. 😀