Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!


Iniciando seus Investimentos – Parte XII.4

Hoje é dia de briga aqui no “Iniciando seus Investimentos”. A luta será travada entre os maiores “rivais” da bolsa.

Do meu lado direito temos a Análise Técnica, e do meu lado esquerdo temos a Análise Fundamentalista. Quem se consagrará vencedor ? PÉMM PÉMM.

Brincadeiras a parte, esta é realmente uma das maiores rixas do Mercado Financeiro, entre os adeptos da Análise Técnica e os da Fundamentalistas.

Mas por que a rixa ? Porque cada um defende com unhas e dentes as suas técnicas, as suas premissas, as suas teorias. Cada um deles alega que a sua forma de negociação é melhor do que a do outro. E afinal de contas, qual dos dois está certo ? Ou melhor, algum dos dois está certo ? Os dois estão certos ?

Antes de mais nada, o que diz e defende cada uma das duas escolas ?

Análise Técnica: Tudo está no gráfico. As notícias nada importam, pois só serão de conhecimento público depois que realmente acontecem, e bem depois dos movimentos terem acontecido. ( o que realmente acontece 99% das vezes … )

O analista técnico opera somente analisando gráficos, identificando padrões, padrões estes que no passado apresentaram um certo desenvolvimento, de alta ou de baixa – ou ainda de lado, para o mercado.

Suportes, Resistências, Canais, Linhas de Tendência, Flamulas, Triângulos, OCOs, Fibos, Retrações e Expansões, Pivots … as expressões são “infinitas”, as possibilidades técnicas também se aproximam disso.

Análise Fundamentalista: Tudo está nos números. Resultados, Lucros ou Prejuízos, Investimentos, Provisões, Dívidas, Ebtida, PL … Eles também tem um vocabulário praticamente sem fim. Os Fundamentalistas adoram números, a leitura de cabeceira ? Demonstrações Financeiras de várias empresas, estão sempre a procura de uma que ainda não tenha apresentado em bolsa os resultados que a empresa vem, ou virá, apresentando na “vida real”.

Qual a melhor ? Olha … a melhor é a … na verdade não existe A melhor, as duas são boas, muito boas. Existem diversos investidores que fizeram fortuna com uma, diversos com a outra. A melhor ? Ela é aquela que dá o melhor resultado para você !

Eu costumo usar somente a Análise Técnica, praticamente não olho nenhum dado fundamentalista. Para o meu método de operação vem funcionando.

O que aconselho ? Tente entrar em contato com as duas. Tente conhecer ao menos o mínimo de cada uma delas antes de escolher qual a melhor para você.

Normalmente as pessoas que escolhem a análise fundamentalista o fazem por preferirem investir no longo prazo. Já o pessoal da análise técnica, fez a escolha baseando-se em seu perfil de trades mais rápidos, da ampla troca de posições. Se esta é a norma para a escolha da escola ? Não … poderia ser feito ao contrário. Mas normalmente é assim que a grande maioria faz.

Nos próximos “capítulos” do nosso “Iniciando seus Investimentos”, tentarei mostrar um pouco mais detalhadamente cada uma destas escolas. Espero que eu consiga, hehehe.

Sugestão de livros para as duas escolas

Manual de Análise Técnica

Avaliando Empresas, Investindo em Ações

Abraços !!

Iniciando seus Investimentos:
( Recapitulando … )

I – Ganhar mais do que Gasta

II – Encontrar novas Fontes de Renda

III – Dinheiro é Dinheiro e PRONTO !!

IV – Aprenda a gastar com responsabilidade

V – Pra que pagar juros ?

VI – O lucro é diretamente proporcional ao risco

VII – Renda Fixa ou Variável ?

VIII – Aprenda a gostar de matemática

IX – Capital disponível Vs O investimento ideal

X.a – A Poupança

X.b – Os Fundos de Renda Fixa

X.c – O Tesouro Direto

X.d – O CDB

XI – A Conta Investimento

XII – A Bolsa de Valores

XII.1 – O que é ?

XII.1.a – As formas de bonificação

XII.1.b – Os lotes de negociação

XII.2 – O que é preciso para começar ?

XII.3 – Quais ações devo negociar/acompanhar ?

XII.4 – Análise Técnica Vs Análise Fundamentalista