Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Iniciando seus Investimentos – Parte XIX

De olho nas dicas !

Este é um tema que falo, sempre falei, e nunca cansarei de falar: Dicas. Cuidado com as Dicas. Esqueça das Dicas. Não vá atrás de Dicas. Opere sem seguir Dicas. Quer uma Dica ? Fuja delas !

Isso mesmo, parece meio radical, mas é um dos melhores conselhos que alguém pode te dar. Se quiser, você poderá encarar isso como uma Dica, hehehe.

Por que gosto de insistir tanto neste ponto ? Porque já vi, e vejo, muitas pessoas que se viciam nelas. Muitas pessoas que só conseguem operar após receber uma “Dica”. Pessoas que até hoje esperam “a” Dica. Pessoas que não se perdoam por não ter seguido uma Dica. Pessoas que confiam demais em Dicas. Você acha que uma pessoa que opera desta forma é realmente um operador ? Ou ele é apenas um mero seguidor de Dicas ?

Uma pequena relação de motivos para não seguir Dicas:

– Você não sabe qual é a real intenção da pessoa ao te passar esta dica;

– Você não sabe se a dica é realmente “quente” ou é apenas um chute, ou alguma coisa muito pior;

– Você fica viciado nelas, fica sempre querendo mais;

– Você não aprende a operar, fica sempre esperando que mais uma dica seja passada, para que ai sim você opere …

Posso dizer que conheço muitas e muitas pessoas que se encaixam perfeitamente neste perfil. Muitas. Pessoas que já falei inúmeras vezes para esquecerem isso, que deviam aprender a operar por si próprias, confiar no seu método, no seu feeling, nas suas operações.

Veja bem, uma pessoa que está habituada a operar somente seguindo dicas, nunca poderá fazer uma operação sozinha. Até pode … mas certamente a fará sem segurança alguma. Sempre ficará com um pé atrás … sem ter certeza de estar fazendo a coisa certa ou não.

Mas acima de tudo, o meu maior medo é que você siga uma Dica, que na verdade não é uma Dica … é apenas uma oportunidade de escape para a pessoa que te passou a “Dica”. Ela te indica a operação, nos primeiros momentos após o aviso, ela realmente mostra-se verdadeira, porém após o efeito manada ( ou você realmente acha que somente você obteve esta dica ? ) ela mostra para o que veio, qual seu real propósito, qual era a real intenção do seu “amigo” que te deu a “Dica”. O mercado é feroz, é desumano, é feio. Sobrevive o mais forte, o mais esperto ou que melhor engana/blefa, normalmente alguém que reúna as três características.

Aprenda a operar por si próprio. Desenvolva seus próprios métodos. Aprenda a andar sozinho.

Existe uma categoria especial de Dica, a informação privilegiada, essa sim é uma dica de verdade. Na grande maioria das vezes funciona que é uma maravilha, para não dizer 100% das vezes, mas … é crime. Sim, você pode ser preso, pode pagar uma multa enorme por ter feito uso desta Dica. E tenho certeza que não é isso que você quer.

O grande problema, é que hoje vivemos numa sociedade onde os “ixpertos” são nossos “exemplos”, são nossos objetivos. A maioria quer ser “ixperto“, quer levar vantagem em tudo, quer estar por cima de tudo, ou de todos, não importando as consequências, e muitas vezes nem o preço a ser pago por isso. Muito disso é causado pela falta de punições exemplares para quem é pego, a impunidade virou regra.

Amigo, vai por mim, é muito mais gratificante quando você ganha por mérito próprio. Quando você dá o primeiro passo por conta própria. Quando você vê que já dá conta do recado. E te garanto, não é nada difícil, basta estudar, estudar, estudar e estudar. Alguns erros farão parte deste teu aprendizado, mas eles te trarão ainda mais conhecimento.

Esqueça as Dicas. Quando vierem te dar uma, diga: “Obrigado, sou careta”. =)

Você verá que no longo prazo, as pessoas que adotam esta atitude, esta forma de viver, acabam se dando muito melhor dos que os “caçadores de dicas”.

Abraços !

Iniciando seus Investimentos:
( Recapitulando … )

I – Ganhar mais do que Gasta

II – Encontrar novas Fontes de Renda

III – Dinheiro é Dinheiro e PRONTO !!

IV – Aprenda a gastar com responsabilidade

V – Pra que pagar juros ?

VI – O lucro é diretamente proporcional ao risco

VII – Renda Fixa ou Variável ?

VIII – Aprenda a gostar de matemática

IX – Capital disponível Vs O investimento ideal

X.a – A Poupança

X.b – Os Fundos de Renda Fixa

X.c – O Tesouro Direto

X.d – O CDB

XI – A Conta Investimento

XII – A Bolsa de Valores

XII.1 – O que é ?

XII.1.a – As formas de bonificação

XII.1.b – Os lotes de negociação

XII.2 – O que é preciso para começar ?

XII.3 – Quais ações devo negociar/acompanhar ?

XII.4 – Análise Técnica Vs Análise Fundamentalista

XII.4.a – Análise Técnica para o longo prazo ?

XII.5 – Prazos de investimento

XII.6 – O que é preciso ?

XII.7 – Onde operar ?

XIII – Cuidado com os conselheiros de plantão

XIV – Outras alternativas de investimento

XV – Seria hora de rever seu nível de risco ?

XVI – Pagar dívidas ou investir

XVII – Ações Vs Fundo de Ações

XVIII – Como estão as coisas ?

XIX – De olho nas dicas !