Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!


Iniciando seus Investimentos – Parte XXI

Hoje falaremos sobre um tema que considero super importante para quem deseja aprofundar seus estudos na área da Educação Financeira. A ideia de abordar este tema aqui no “Iniciando seus Investimentos” foi dada pelo membro de Clube Mauricio Katayama, obrigado pela sugestão amigo. 😀

Há algum tempo falei sobre a importância de participarmos de palestras buscando informações e novidades tanto para a Educação Financeira, quanto para obtermos novas ideias para novos negócios ou formas de investimento. A palestra é uma ótima ferramenta, pois o contato com o palestrante ajuda muito no aprendizado. Mas de uma coisa não podemos duvidar: O poder da leitura sobre a Educação Financeira é “infinito”.

Por que “infinito” ?

Você já viu a quantidade de livros que existem ? Já viu a diversidade de temas apresentados ? A quantidade de ótimos autores ? Um outro ponto a favor dos livros, é o fato que você pode leva-los para qualquer lugar, com isso você não fica dependendo de que alguém apareça com um curso/seminário/palestra sobre um assunto que te interessa.

Um outro ponto muito importante a favor dos livros é o fácil acesso. Livrarias existem em praticamente todas as cidades, e desde a explosão da Internet, ela existe SIM em qualquer lugar. Além é claro das diversas publicações digitais que circulam por todos os cantos da Internet. Um único porém: Não me refiro a cópias digitalizadas de livros, infringindo os direitos autorais dos mesmos, me refiro a publicações feitas com o propósito de abordar temas específicos como artigos, colunas, teses …

Uma linha que considero muito interessante, e que ajuda muito no aprendizado são as Biografias, livros onde podemos aprender um pouco mais sobre grandes nomes, desde sua origem, sua formação, até detalhes mais aprofundados de suas vidas, tanto pelo lado pessoal quanto pelo profissional. Infelizmente aqui no Brasil esta não é uma prática muito comum … Não são tantos os livros dedicados a casos de sucesso. É mais fácil encontrarmos uma Biografia de uma “celebridade” do que de um empresário ou investidor de sucesso. Mas isso é questão de cultura … quem sabe isso ainda muda …

Algumas pessoas não gostam tanto da ideia de ler para aprender, dizem precisar do contato de quem ensina, tanto para aprender mais facilmente, quanto para no caso de dúvidas ter a quem recorrer. Acredito que esta interpretação é falha, principalmente no ponto “ter com quem tirar dúvidas”. Existem diversos locais onde podemos encontrar outras pessoas que têm o costume de ler, uma boa discussão pode trazer um aprendizado muito maior do que um professor para tirar suas dúvidas. Várias pessoas, vários pontos de vista. Além do que, em muitos livros temos a publicação do e-mail do autor, que se dispõe a tirar as dúvidas de seus leitores. 😀

Aqui no Clube temos um espaço destinado justamente para isso, em nosso Fórum. Lá nos reunimos para apresentar nossos comentários sobre os livros, com isso diversos pontos são discutidos, e várias dúvidas são sanadas.

Outros dizem não gostar dos livros por falta de tempo, graças a correria do dia a dia elas não têm como parar para ler um livro. Uma dica que dou aos que se incluem neste grupo é dedicar um pedaço, relativamente pequeno do dia – 30 ou 40 minutos – e ir lendo aos poucos. Desta forma você pode aproveitar o dia para outras atividades e ler. 😉

Mas temos um outro ponto importante … o custo dos livros … infelizmente as publicações brasileiras tem um alto preço comparando-se com outros países, como os EUA por exemplo. O custo médio dos livros voltados para nossa área de interesse é de R$ 50,00. Para muitos este é um custo que torna proibitivo o hábito da leitura.

Este foi o principal motivo que me levou a criar a www.BibliotecaFinanceira.com.br, oferecendo um bom acervo – que já se aproxima dos 200 livros e 100 títulos – com um preço bem mais baixo que o tradicional, afinal só cobramos R$ 15,00 que servem para cobrir os gastos com o correio de envio + retorno, tornando o acesso a leitura voltada à Educação Financeira bem mais simples.

Com a www.BibliotecaFinanceira.com.br tentamos diminuir as barreiras: Um local onde bons livros de Ações, Imóveis, Empreendedorismo, Administração, Crescimento Profissional, Finanças Pessoais, entre outros temas, são oferecidos para empréstimo, para todo território nacional.

Coloque uma coisa na sua cabeça: A leitura é ferramenta fundamental para quem deseja ter acesso a uma Educação Financeira de qualidade. Muitas coisas serão aprendidas somente através dos livros. Muitas vezes eles são o principal atalho para chegarmos aos nossos objetivos.

Leia.
Leia.
Leia.

Abraços !

Iniciando seus Investimentos:
( Recapitulando … )

I – Ganhar mais do que Gasta

II – Encontrar novas Fontes de Renda

III – Dinheiro é Dinheiro e PRONTO !!

IV – Aprenda a gastar com responsabilidade

V – Pra que pagar juros ?

VI – O lucro é diretamente proporcional ao risco

VII – Renda Fixa ou Variável ?

VIII – Aprenda a gostar de matemática

IX – Capital disponível Vs O investimento ideal

X.a – A Poupança

X.b – Os Fundos de Renda Fixa

X.c – O Tesouro Direto

X.d – O CDB

XI – A Conta Investimento

XII – A Bolsa de Valores

XII.1 – O que é ?

XII.1.a – As formas de bonificação

XII.1.b – Os lotes de negociação

XII.2 – O que é preciso para começar ?

XII.3 – Quais ações devo negociar/acompanhar ?

XII.4 – Análise Técnica Vs Análise Fundamentalista

XII.4.a – Análise Técnica para o longo prazo ?

XII.5 – Prazos de investimento

XII.6 – O que é preciso ?

XII.7 – Onde operar ?

XIII – Cuidado com os conselheiros de plantão

XIV – Outras alternativas de investimento

XV – Seria hora de rever seu nível de risco ?

XVI – Pagar dívidas ou investir

XVII – Ações Vs Fundo de Ações

XVIII – Como estão as coisas ?

XIX – De olho nas dicas !

XX – Fale sobre o assunto !

XXI – A importância da leitura na Educação Financeira