Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!


Iniciando seus Investimentos – Parte XXII

Bom dia pessoal, hoje falaremos sobre uma coisa fundamental para seus investimentos: Acompanhar o desempenho, e caso o resultado apresentado não seja o “ideal”, rever seus conceitos.

Bom, após tudo o que já foi apresentado neste espaço, vocês já puderam ter uma noção das formas de investimentos existentes, bem como uma ideia em relação ao resultado que poderá ser obtido nelas.

Vocês já entenderão o que estou querendo dizer.

Por exemplo, você decidiu partir para o investimentos em ações. Estamos em um período onde até pedra jogada pra cima continua subindo, hehehe. (desculpem o trocadilho … mas é +- isso que vem ocorrendo na Bolsa, o que por sinal me assusta !)

Você como todo bom investidor faz um acompanhamento de seus rendimentos médios, mensais, e vê que vem obtendo um retorno médio de 1% ao mês. É um bom resultado ? É … mas o problema, é que um investimento em bolsa que vem apresentando esta média de retorno não está “indo bem”. Este é um rendimento muito próximo ao obtido em um investimento em Renda Fixa, que apresenta risco próximo a zero. Já na bolsa … o risco é bem mais elevado.

Portanto, se o risco é mais elevado … o retorno “tem” que ser mais elevado !

Entendeu onde quero chegar ?

Se é para receber um rendimento de Renda Fixa, vá para a Renda Fixa !! Não fique correndo o risco de perda, que existe na bolsa, para ganhar o que se ganha em outro investimento que “não há risco”.

– Estou dizendo para quem vem ganhando 1% ao mês em bolsa desistir dela ?
Não.

Estou dizendo que quem vem obtendo esta média de rendimentos, precisa rever seus conceitos, precisa rever seus métodos operacionais. Uma boa média de rendimentos em bolsa, com risco moderado – na minha opinião, é de 3% – 5% ao mês, abaixo disso é preciso rever sua forma de operar.

Vejam bem, como disse no início deste texto, vivemos um período onde a bolsa subiu perto de 100% nos últimos 18 meses ! +- 5% ao mês para quem comprou bolsa (nenhum papel específico, estou falando do índice Bovespa) nestes últimos 18 meses. Para isso não foi preciso operar, somente entrar num fundo atrelado ao índice bovespa, e pronto. Se você está operando, de verdade, “precisa” bater este valor.

Então, qual é a minha sugestão ? Se você vem obtendo uma média de rendimento “baixa” (como o exemplo, 1% ao mês) em suas aplicações em bolsa, volte para o estudo. Aplique seu dinheiro em um Fundo de Renda Fixa, para garantir o retorno próximo de 1% (que é o que vem obtendo atualmente em bolsa …), e retorne aos estudos. Veja onde está errando, se está entrando cedo demais nos trades (operações) ou tarde demais; se está saindo cedo demais, ou tarde demais; se está usando as ferramentas escolhidas corretamente (ferramentas de análise gráfica por exemplo). Tente encontrar o que está causando este retorno. Após isso, volte às simulações, veja se o rendimento melhora. Quando perceber uma melhora nestes rendimentos, volte à ativa. 😀

De nada adianta operar bolsa, que é investimento de risco, para obter rendimento “igual” ao de um investimento sem risco como um Fundo de Renda Fixa.

Abraços !

Iniciando seus Investimentos:
(Recapitulando …)

I – Ganhar mais do que Gasta

II – Encontrar novas Fontes de Renda

III – Dinheiro é Dinheiro e PRONTO !!

IV – Aprenda a gastar com responsabilidade

V – Pra que pagar juros ?

VI – O lucro é diretamente proporcional ao risco

VII – Renda Fixa ou Variável ?

VIII – Aprenda a gostar de matemática

IX – Capital disponível Vs O investimento ideal

X.a – A Poupança

X.b – Os Fundos de Renda Fixa

X.c – O Tesouro Direto

X.d – O CDB

XI – A Conta Investimento

XII – A Bolsa de Valores

XII.1 – O que é ?

XII.1.a – As formas de bonificação

XII.1.b – Os lotes de negociação

XII.2 – O que é preciso para começar ?

XII.3 – Quais ações devo negociar/acompanhar ?

XII.4 – Análise Técnica Vs Análise Fundamentalista

XII.4.a – Análise Técnica para o longo prazo ?

XII.5 – Prazos de investimento

XII.6 – O que é preciso ?

XII.7 – Onde operar ?

XIII – Cuidado com os conselheiros de plantão

XIV – Outras alternativas de investimento

XV – Seria hora de rever seu nível de risco ?

XVI – Pagar dívidas ou investir

XVII – Ações Vs Fundo de Ações

XVIII – Como estão as coisas ?

XIX – De olho nas dicas !

XX – Fale sobre o assunto !

XXI – A importância da leitura na Educação Financeira

XXII – Revendo seus investimentos …