Clube do Pai Rico

Literatura sobre candlestick

Pergunta:

Boa noite Zé.

Tudo bem?

Abaixei seu ebook no início desta e já o li por inteiro, parabéns!!!

Muito bom, com uma sequência legal dos assuntos e informações de primeira qualidade como sempre.

Mesmo para mim que o acompanha a muitos anos achei que o material não me pareceu repetitivo ou como se estivesse relendo alguma coisa que já tinha lido (pois acompanho diariamente o site e leio todos os artigos).

Gostaria somente de uma ajuda e informação. Quero me aprofundar em Candlestick e no ebook você cita o livro do Carlos Alberto Debastiani.

Este livro ainda é uma boa indicação, visto que o artigo é de 2009, ou existem outros mais atuais para quem quer se aprofundar no assunto.

Desde já obrigado e novamente parabéns pelo ebook.

Kelson Picinato.


Resposta:

Bom dia Kelson,

Muito obrigado ! 🙂

O material foi criado justamente para facilitar a difusão do conteúdo, reunindo num único local todos os posts da série. Além de permitir que você possa ler o que foi publicado de forma offline, se for de sua preferência. 😉

Para quem ainda não conhece, deixo o convite para baixar nosso ebook, o “Como o Zé ganha na Bolsa ?“. 😀

Sobre sua dúvida, a respeita da validade da indicação de leitura, sim, este ainda é um livro indicado. 🙂

Mesmo sendo de 2009, o livro do Debastiani continua sendo nossa única referência nacional sobre o assunto. Não existe nenhum outro que aborde o assunto aqui no Brasil (ao menos que eu conheça). Além disso, tenha em mente que o padrão candlestick é um estudo secular. Originário do Japão, nos mercados de commodities local, a ferramenta não sofreu mudanças de lá pra cá e permanece completamente funcional.

Na verdade até existe uma diferença … naquela época os desenhos eram feitos com tinta e papel, enquanto hoje são gerados automaticamente pelo nosso computador. E de 2009 pra cá, isso ainda não mudou. 😉

Tenha em mente que o candlestick não pode ser usado isoladamente (por mais que eu já tenha feito isso e que tenha obtido MUITAS operações vitoriosas com isso). É uma ferramenta que deve ser incluída no seu sistema operacional, ajudando na tomada de decisão. Ajudando, mas não ordenando. Esse é um ponto importante, e que foi abordado em nosso ebook.

Se a ferramenta lhe agrada, adquira o livro indicado sem medo. 🙂

Até existe uma “bíblia” sobre o assunto … mas o preço é um pouco mais salgado. 😉

Espero ter lhe ajudado.

Abraços !