Clube do Pai Rico

Livros ||| A Cauda Longa: do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho

Antes de mais nada, dê uma “chegadinha” na Wikipedia, e veja a definição de “A Cauda Longa“.

Certo, já deu uma olhada ? Então já podemos continuar com o comentário sobre o livro.

Num primeiro momento, quando vi o título do livro, não imaginei que pudesse ser uma obra tão diferente, analisando um fato “tão recente”, algo tão inusitado, e acima de tudo algo tão bom e importante.

Como você viu na definição, a cauda longa se caracteriza por algo que atende todos os tipos de consumidores, e não só os que desejam os itens mais procurados. Ela apresenta o interesse/consumo, por exemplo, de uma pessoa que deseja ouvir a música número 1 das paradas de sucesso, bem como a pessoa que deseja ouvir a versão sertaneja de algum sucesso do Heavy Metal. Isso é representado por uma curva, que mostra que se existe o produto, existirá o interesse por ele, nem que seja por uma única pessoa.

Onde podemos ver isso ?
O site do Submarino por exemplo, apresenta milhares de livros, sobre praticamente todos os assuntos. Existem os livros que venderão milhares de cópias, os best sellers, mas também existem os livros que venderão apenas uma ou duas cópias, mas mesmo estes livros têm mercado.

O mesmo acontece com sites que oferecem a venda de músicas, as mais vendidas são as primeiras posições da parada de sucessos, mas certamente teremos a venda daquela versão inusitada que falei anteriormente.

O que acontece com isso ?
Aumentando a oferta (opções), tende-se a aumentar as vendas.

Claro que não é colocar 100% das músicas a venda, existem alguns fatores que virão a ajudar e facilitar ela, mas este é o princípio.

O engraçado, é que o livro chegou nas minhas mãos no exato momento em que estou finalizando um novo projeto que usa este princípio, chegou no melhor momento, nem antes nem depois. Chegou para reforçar as minhas idéias, e possivelmente corrigir alguma falha que pudesse deixar passar.

Você quer saber o que se passa na vanguarda dos mercados ?
Quer poder aproveitar as oportunidades que este conceito vem proporcionando ?
Quer entender o porque do sucesso de sites como o Submarino, a Amazon, o serviço de música iTunes da Apple, do Mercado Livre ?

Então leia este livro.
Como vocês sabem não é sempre que dou 5 Moedas para um livro, mas inegavelmente este é um merecedor delas.

Nota do Site:
5 Moedas

A Cauda Longa: do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho

Chris Anderson
Editora: Campus
Ano: 2006
Edição: 1
Número de páginas: 256
Acabamento: Brochura
Formato: Médio