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Livros ||| Free: Grátis: O futuro dos preços

Você consegue imaginar como a Google faz para oferecer todos os seus produtos gratuitamente ? Sim … através de anúncios publicitários. Mas me responda: E como fazem as empresas que estão oferecendo passagens aéreas praticamente de graça ? E um DVR ? E um carro ? Imagina como uma corretora pode oferecer corretagem grátis aos seus clientes ? E o que a Banda Calypso pode nos ensinar sobre este assunto ? É … nem eu imaginava que encontraria tudo isso num único livro. (vai dizer que depois que você leu sobre a banda o seu interesse não aumentou … “um pouco mais” ? 😉 )

Antes de qualquer coisa, um item é de fundamental importância para entender o início de nossa conversa. Você sabia que a cada 18 meses o custo do armazenamento cai pela metade ? Sim … pense um pouco e tente se lembrar de quanto custou aquele seu “super” HD de 540 Mb !!! (que na época era coisa que não acabava mais …)

O custo do armazenamento está indo numa única direção: para baixo. E qual é o valor mais baixo que existe … sim … de graça. Entender isso é fundamental para descobrir como os negócios online fazem para oferecer serviços de hospedagem de imagens, de vídeos, de música, de dados, de e-mail … tudo ilimitado e de graça. O custo para guardar isso tudo é praticamente de graça. Lembra antigamente ? Se você não sabe … o hotmail (um dos serviços mais populares de webmail até a criação do Gmail) oferecia menos de 1 Mb para cada conta … quando aumentou para 1 Mb foi uma festa !!! 😀

Sim, guardam tudo praticamente de graça e ainda ganham dinheiro exibindo publicidade aos seus usuários. Custo “zero”  + dinheiro entrando = lucro. 😉

Mas … e como isso poderia ser expandido ao “mundo real” … ? (não gosto muito deste termo, mas nesse caso acredito ser o que melhor se encaixa. 🙂 )

Já imaginou poder embarcar num voo de Floripa para SP por apenas … R$ 20,00 ?

Pois é +- isso que uma empresa vem fazendo na Europa. Eles oferecem uma passagem de Londres para Barcelona por apenas $20 !! Mas … como pode ? Como conseguem ganhar dinheiro com isso ? E para piorar … o custo por passageiro, para ficar no zero a zero é de $70 …

Sabe como ? Cobrando pelos “extras”. Eles cobram para despachar a bagagem … cobram pela comida servida no voo … cobram pela bebida servida no voo … cobram pelo uso do cartão de crédito (caso o passageiro faça o pagamento através de um) … ganham comissão das empresas de locação de automóveis e dos hotéis usados pelos turistas … geram receita publicitária em cada voo … e claro, cobram um pouco mais caro – $100 – nos dias onde a procura é maior (imagino eu que sejam feriados, alta temporada …)

Além disso tudo, economizam ao máximo. Usam o embarque pela pista (alguém pensou no pacote promocional que a GOL oferece para Buenos Aires ? 😉 ), negociam com pequenos aeroportos que desejam aumentar seu fluxo de passageiros … bom, a lista é grande, acredito que tenham ainda outros itens que não foram citados no livro, mas já é possível ter uma ideia de como cobram tão pouco, não ?

E a corretagem gratuita na hora de comprar ações ?

Ah … essa interessa e muito, não é mesmo ? hehehe 😀

Como isso é possível ?! Mais uma vez tirando leite de pedra … 😉

Antes de mais nada, para ter direito aos trades grátis – 10 por mês, o cliente precisa ter um saldo mínimo de $2.500. Caso o saldo caia abaixo disso, a corretagem será cobrada normalmente. Então se você comprar 100% do seu capital em ações, é bom depositar outros $2.500 na conta da corretora … senão terá que pagar pela corretagem de venda delas. 🙂

Além disso, a corretora faz uso do dinheiro parado na conta de seus clientes para empréstimos ! Todo banco faz isso, “toda corretora faz isso” (no livro é citado como se literalmente todas fizessem …), emprestam o dinheiro que está parado na conta dos clientes para outros clientes que desejam fazer um empréstimo.

E como não poderia deixar de ser, ganha ainda através de … publicidade em seu site e na oferta de outros serviços aos clientes, como softwares para controle da carteira e planejamento tributário.

E para fechar com chave de ouro: O que a Calypso tem a ver com essa história ?

Dá para imaginar que eu encontraria, num livro que fala sobre um assunto tão … diferente … algo sobre a Calypso ? E o pior, que eles serviriam de exemplo !?!? 🙂

Vamos lá … quem falou através dos CDs e DVDs “alternativos” acertou. 🙂

Sim, a calypso entrou como exemplo justamente por isso, a venda de CDs e DVDs piratas serve como divulgação da banda ! Como o produto é barato, muitos compram apenas para conhecer, ou até mesmo porque gostam … mas com isso, a banda cria uma quantidade de fãs muito superior os que teriam caso fossem comprados somente seus produtos originais.

E quer saber ? Quem dá os originais para o início da venda é a própria banda ! Sim, eles distribuem e em seguida as redes de distribuição “alternativa” se encarrega de todo o resto. São versões normais e também outras editadas por DJs. E a cada CD vendido é um novo ingresso de um show que é vendido. Pergunte aos artistas que mais vendem neste mercado … “alternativo” … acham disto. Alguns até poderão dizer, diante das câmeras, que não gostam, que são contra, que o artista perde com isso … mas na verdade estão sorrindo de orelha à orelha. 🙂

Quem deixa de ganhar são as gravadoras, mas até elas já abriram o olho para isso e estão vendo outras formas de ganhar dinheiro.

Exemplos, exemplos e mais exemplos

Estes foram apenas alguns dos exemplos citados no livro, que quando comecei a ler, imaginei se tratar somente do grátis digital, que bom que me enganei. 🙂

Diversos exemplos, das mais diversas áreas, mostrando que somente precisamos pensar um pouco mais que o normal para encontrar soluções que tornam qualquer plano viável. Bastando apenas um pouco de originalidade …

Como foi dito enquanto ainda estava lendo o livro: leiam ! Leitura mais do que recomendada para todo tipo de investidor, empreendedor, profissional, curioso … afinal, para todos que querem ganhar dinheiro. E o melhor, ganhar dinheiro “sem cobrar nada do cliente”. 😉

Afinal de contas, dos mesmos autores de A Cauda Longa eu não poderia esperar menos. 😀

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Editora: Campus
Ano: 2009
Edição: 1
Número de páginas: 288
Acabamento: Brochura
Formato: Médio

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Ano: 2014
Edição: 1
Número de páginas: 400
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