Clube do Pai Rico

Livros ||| Nem Warren Buffett é perfeito !

Finalmente !!! Até que enfim li um livro que tem os termos “Warren Buffett” na capa e o livro fala … sobre Warren Buffett !!! 😀

Quem já é de casa deve estar lembrado das 2 últimas experiências que tive nessa “área”, que foram os livros “Caro Sr. Buffett” e “Meu Vizinho Warren Buffett“, ambos que falaram sobre muita coisa, “menos” sobre Buffett. Já a leitura de “Nem Warren Buffett é perfeito !” trouxe de volta o equilíbrio ao universo, se propunha a apresentar os “erros” de WB e falou sobre os “erros” de WB. (reparou no “erros” … certo ?)

Para começo de conversa não preciso nem dizer o quão feliz fiquei ao ver sobre o que se tratava o primeiro capítulo: o que Buffett realmente pensa da diversificação ?!!

Ele diversifica !!! ooooohhhhhhhh !!!

Está lembrado da confusão que se criou após a publicação do meu artigo “Diversificação é para os fracos !” ? Acho que nunca vi tantas pedras vindo em minha direção num espaço tão curto de tempo, hehehe. Nele apresentei meu ponto de vista sobre o assunto e falei que Buffett, sempre usado como exemplo por uma grande maioria do mercado, defendia a concentração. Aleguei que a Berkshire só diversifica por causa de seu tamanho … que se pudesse permaneceria com a menor quantidade de ações possível. E não é que muito do que disse naquele artigo estava sendo “repetido” neste capítulo do livro ? 🙂

E a “diversificação” da Berkshire nem é tããão diversificada assim … tanto é que 80% do patrimônio da empresa está concentrado em apenas 6 empresas ! (se isso não for concentração eu não sei de mais nada …) Quem defende a diversificação – acredito eu … – diria que para um patrimônio de aproximadamente $74 bilhões a pessoa/empresa precisaria ter uma distribuição “bem distribuída” em algumas dezenas de ações … (a carteira tem algumas dezenas de ações, porém super acumulada em apenas 6 …)

Ele indica a diversificação, sim. Diz que para 99% do mercado ela é a “melhor” alternativa. Mas você quer fazer parte de qual parcela do mercado ? Da grande maioria ou do 1% que se destaca ? 😉

Aponta muitos outros “erros”

Além desse “erro” de não diversificar, outros mais são apontados: a defesa de Buffett do aumento do imposto de renda para os mais ricos, bem como a tributação para as heranças. (mas ele doou sua fortuna “para não pagar esse imposto” …)

Também fala sobre a luta de Buffett em relação ao uso de opções de compra para altos funcionários das empresas, de sua vontade de que o mercado parasse de fornecer o guidance trimestral. A eterna “briga” entre as ações de crescimento e as de valor …

Um livro muito interessante, que tenta apontar alguns supostos erros do maior investidor de “todos os tempos”, que para ele acabaram se tornando – quem sabe – motivo para tamanho sucesso. Mas o que seria de um livro que aponta os erros de WB se não falasse sobre alguns investimentos dele que deram errado ? Sim ! Alguns exemplos foram apresentados ! (e acredito que não tenha sido uma tarefa fácil encontrá-los, hehehe)

Mas … você acredita em coincidências ? No exato momento em que escrevo este comentário Warren Buffett faz um anúncio MUITO importante: ele está com câncer … Foi diagnosticado na semana passada como tendo câncer de próstata. Ficamos na torcida para a rápida solução deste “problema”. Ah ! No livro também é falado sobre como está sendo feita a escolha do sucessor do MEGA investidor. Buffett aponta que ele já foi escolhido … 😉

Quer conhecer um pouco mais da história de Buffett ? Quer ver um lado pouco apresentado de um dos homens mais ricos do mundo ? (foi o terceiro no último TOP 10 da Forbes)

Leia este livro !! 😀

Nota do Site:

5 Moedas

Nem Warren Buffett é perfeito !
Vahan Janjigian

Editora: Campus Elsevier
Ano: 2008
Edição: 1
Número de páginas: 208
Acabamento: Brochura
Formato: Médio