Clube do Pai Rico

Livros ||| Operando opções

A busca por conhecimento é um processo sem fim. Quanto mais sabemos, mais vemos que ainda falta muito para “chegar lá”. Pode parecer clichê, mas somente com o tempo vamos chegando à essa conclusão. Somente com o tempo … e o aprendizado constante.

Portanto, mais um livro lido, mais um sobre opções. Se me dedico tanto a elas, se elas me retribuem tão bem, por que não tentar conhece-las ainda melhor ? 😉

Desta vez li um dos vários livros do Bastter – considerado por muitos como um dos maiores conhecedores do tema aqui no Brasil. Escolhi um que também falasse sobre o básico, mas que tivesse um algo a mais, sabe ? E nesse aspecto ele se saiu muito bem. “Operando opções” (Elsevier, 2010) abrange praticamente todo o espectro de conhecimento (na maior parte do tempo teórico) sobre o tema.

O básico (o que são, qual sua função, etc), os fatores que influenciam o preço das opções, como o preço é “determinado” com o modelo de Black & Scholes, as gregas, a volatilidade, alguns indicadores que usa para saber se deve ou não operar determinada opção; enfim, são muitos os pontos abordados nas primeiras páginas do livro. Aparentemente toda a parte introdutória, e essencial para quem deseja operar opções, está presente.

As operações

São muitas as possibilidades que o “universo” das opções nos proporciona. Você poderá simplesmente comprar ou as vender. Pode montar estratégias que possuem proteção (limite) contra perdas. Pode montar estratégias que tenham como aliado o tempo, ou se preferir outras que usam a volatilidade do mercado para lhe trazer ganho.

Sério, somente quando você começa a se aventurar pelo “universo” das opções é que percebe quão grandioso ele é. Quantas (e bota quantas nisso …) possibilidades de operações e estratégias são possíveis com o uso delas.

Mas é claro … infelizmente uma grande parcela do mercado permanece enxergando apenas aquela compra de pó, na esperança de um salto nas cotações. Fica aguardando aquela alta de 1.000% (e sim, elas podem acontecer) vir … Só que não enxergam que até que a oportunidade de ouro surja muitas perdas aconteceram … E dificilmente essa conta fechará no positivo. (alguns poucos sortudos sobrevivem para contar as histórias)

Esse é o lado “idealizado”: comprar uma opção de centavos e vender pouco tempo depois por reais. O lado que a banca quer que você pense ser o certo, o lado que faz com que o fluxo siga circulando. De preferência para seus bolsos.

Venda coberta

Como não poderia deixar de ser, o livro também aborda o tema venda coberta (o autor é famoso pela defesa dessa estratégia), apontando algumas estratégias que podem beneficiar sua carteira.

Mas acredite: essa é apenas a ponta do iceberg. 😉

Operando opções

Nota do Site:
4 Moedas

Operando opções
Bastter

Editora: Elsevier
Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 256
Acabamento: Brochura
Formato: Médio