Clube do Pai Rico

O fim de uma Era para o Dow Jones …

Nada dura pra sempre …

No próximo dia 26 a única representante do grupo original de empresas que formou o índice Dow Jones em sua criação, em 1896, e que ficou presente nele de forma contínua desde 1907 (isso, 111 anos presente no índice !) deixará de fazer parte da lista de 30 empresas que o forma. A GE (General Electric) dará lugar à farmacêutica Walgreens Boots Alliance.

Diferentemente do Ibovespa, que tem uma quantidade variável de ações integrando o índice, o Dow Jones possui uma regra que mantém a lista de integrantes fixada em 30 empresas. Sugiro que você leia o post “O que é, e como funciona um índice de ações ?” para entender um pouco melhor o funcionamento dos índices de ações das Bolsas. 😉

É … Incríveis 111 anos fazendo parte da história econômica dos EUA, a empresa que vem passando por uma “reestruturação” (que pode ser interpretada por muitos como passando por dificuldades), será substituída por uma empresa do ramo farmacêutico.

A única das originais …

Você consegue pensar em algo parecido aqui no Brasil ? Não digo nem em relação à presença secular no índice, mas uma empresa que se mantém entre as mais importantes do país por tantos e tantos e tantos anos ? Sim … Pois as empresas que formam o Dow Jones possuem essa característica: são as TOP-TOP dos EUA.

Eu não consigo me lembrar de nenhuma empresa brasileira que pudesse ser comparada a GE neste caso. Já no Japão … 🙄

É, no Japão existem empresas inúmeras empresas … milenares ! 😯

Mas voltando à GE, a saída da empresa do DJ não é algo que está ocorrendo “porque alguém quer” … A saída está acontecendo porquê a empresa vem perdendo espaço e representatividade na vida econômica americana e do americano. E isso nos leva ao ponto que eu gostaria de focar aqui neste post: o investimento direto em índices de ações.

Como eu disse, nada dura para sempre. Já pensou você “se casar” com a ação de uma empresa que hoje é a principal empresa do país, e com o passar dos anos ela vai perdendo espaço, representatividade e valor de mercado ? Com o passar do tempo o valor da ação vai refletindo isso … e seu preço minguando.

Uma carteira de ações que é montada para ser esquecida na corretora e vendida somente no futuro, na hora de se aposentar, pode enfrentar esse problema. (e sim, eu sei que é preciso um acompanhamento constante da carteira, com a substituição daquelas ações que deixaram de ser interessantes … mas entenda que MUITA gente investe dessa forma, especialmente os mais velhos)

E justamente quando você vai vender a ação … ué, cadê o dinheiro que estava aqui ?

Sim … eu já vi isso acontecer. 🙁

Mas o que tudo isso tem a ver com a ideia do investimento direto em índices de ações ?

Você percebeu que o Dow Jones está passando por uma mudança, com a retirada de uma de suas principais ações, de uma das 30 originais, de uma que permaneceu de forma ininterrupta no índice nos últimos 111 anos ? E por que isso está acontecendo ?

Ela está saindo para fortalecer o índice, para mantê-lo com as características que foram planejadas no momento de sua criação. Ser a representação do que há de mais forte na economia americana.

E o que isso é se não uma forma de fazer ajustes “constantes” nas ações que formam a sua “carteira”, de acordo com a situação das empresas que a formam ?

Sim, o investimento direto em um índice de ações tem essa característica: graças à constante atualização de suas integrantes, as chances de termos uma empresa “quebrada” em sua formação são mínimas. E se você investe diretamente no índice … adquire de “brinde” esse benefício. 😉

Além disso, por tentar apresentar o que há de mais forte na economia do país, você terá, em teoria, uma carteira formada pelas empresas mais robustas e de “melhor” desempenho do mercado. 😀

Você já tinha parado para encarar a coisa desta forma ?

Adeus GE, que você consiga se reerguer e porquê não retornar ao DJ ? 😉

Se o tema te interessou, sugiro a leitura de dois posts aqui do Clube:

– Investir em Fundo de Ações ou em ETF ? O que é melhor ??
– BOVA11 ou PIBB11 ? Qual dos dois é melhor para se investir ?