Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!


O índice de qualidade na venda de opções

Tenho falado nos últimos dias sobre um aspecto que vem me chamando a atenção no relatório de venda das opções de PETR4, a qualidade das vendas delas. De imediato muitos perguntam: “Mas o que você quer dizer com qualidade ?”. Vendo que a dúvida é comum a muita gente, achei melhor escrever um texto tentando explicando o meu ponto de vista sobre esse “indicador”.

O relatório de opções

Antes de mais nada, acho que é importante falar sobre o local onde os dados são extraídos. O relatório de opções, divulgado diariamente pela Bovespa, apresenta o quadro atual de vendas das opções. Neste relatório são divulgadas as posições vendidas de cada uma das séries e strikes das opções já negociadas. As vendas são separadas em cobertas (para quem tem o papel para garantir a venda), as travas (quando existe a venda de uma opção com a compra de outra para travar – dai o nome – a operação), e as descobertas, que são nosso principal foco.

Por que as descobertas ? Porque são as vendas descobertas que mais sofrem risco conforme a cotação oscila. Nada mais natural que usá-las como termômetro do mercado.

Além da posição vendida em si, o relatório apresenta o número de titulares (compradores) e o de lançadores (vendedores), e é dai que vem o nosso índice. 😉

relação-titular-lançador-pe

Esse quadro é o de hoje da PETR4, série H e apresenta na segunda linha a PETRH10, em seguida a PETRH11 e assim por diante, até a PETRH16. (descartemos a primeira linha, pois é de uma opção sem liquidez)

Repare que da H12 em diante, a divisão do titular pelo lançador, apresenta resultado superior a 1. Esse é o limite que separa quem será exercido de quem virará pó. Acima de 1 é pó, abaixo, exercício …

A leitura é simples: um maior número de compradores aponta que “mais investidores” são necessários para absorver as vendas de um número menor de vendedores. Quem quiser interpretar isso como sardinhas brigando com tubarões, seja bem-vindo. 😀

Claro que existem distorções, que não é algo 100% exato e preciso, mas nestes meus muitos anos de bolsa, esta vem sendo a “regra” que seguem as opções. Tento encontrar número exagerados, especialmente com posições vendidas muito grandes, em valores ATM.

Hoje

Como você pode ver, a situação da PETRH10, a partir desta observação, encontra-se em um nível que aponta o exercício dela. Com um índice de 0,47 e uma posição vendida de quase 4M de opções descobertas, temos a real possibilidade de um exercício nela com potencial contaminação na PETRH11 (com índice de 0,71).

Veremos isso acontecer ? Só o tempo dirá … Se a posição vendida fosse maior, eu mudaria o “potencial” por provável … 😉

Quem acompanha as nossas publicações, em especial o “Aluguel de ações”, sabe que venho falando há dias sobre a região dos R$10. De lá para cá é nela que o papel tem oscilado.

Não custa dizer que os dados são atualizados conforme o mercado se move e uma mudança no posicionamento dos players pode “desmontar” estes números rapidamente. Por isso o acompanhamento constante se faz necessário.

Faça um teste, passe a observar este dado. Veja o comportamento da ação durante o exercício, do início ao fim. Compare-o às mudanças no índice. Tenho certeza que agregará valor às suas análises. 🙂

 

O tema opções te interessa ?

E se eu …

… compartilhasse com você TUDO o que sei sobre o investimento em opções e que me permite obter ganhos ACIMA DA MÉDIA ?

E se eu dividisse com você TODA a base teórica que me proporcionou colocar em PRÁTICA as estratégias que adoto em meus investimentos em Bolsa ? Sempre priorizando um linguajar simples sem precisar fazer uso do economês que você normalmente encontra fora do Clube.

E se, depois disso, eu lhe mostrasse EXEMPLOS REAIS de operações que me permitem obter ganhos que me possibilitam dobrar meu capital anualmente ?

Além disso tudo, mostrarei a você alguns detalhes operacionais e determinadas informações que NINGUÉM divulga, segredos guardados a sete chaves …

A forma de apresentação deste conteúdo ? Vídeos, textos, áudio, vídeo conferências, e-mail … o que for melhor para lhe entregar de forma SIMPLES e DIRETA todo o conhecimento que acumulei nos meus últimos 20 anos de mercado.

Ficou interessado ? Cadastre-se através do formulário abaixo e receba, em breve, mais detalhes sobre esta oportunidade. 😀

Receba mais informações sobre o Curso de Opções:

* preenchimento obrigatório




Por exemplo … Você saberá o que eu fiz para comprar um carro financiado e ainda ganhar dinheiro com isso … Sim, usando a estratégia que apresentarei você entenderá como fiz para colocar o meu dinheiro para trabalhar e me dar um carro de presente ! E o melhor: sem precisar tirar dinheiro do meu bolso … 😉

Mas já aviso de antemão que serão oferecidas poucas vagas … Isso tem um motivo justo e que serve somente para lhe beneficiar: isso ocorrerá para facilitar o atendimento aos participantes, impedindo que fique qualquer dúvida referente ao assunto.

Este curso não é para quem deseja obter 100% de ganho em uma única operação envolvendo opções … Mas sim para aqueles que desejam obter 3%, 4%, 5%, 6% ao mês com estratégias de baixo risco com elas. Se é isso que você quer, preencha o formulário. Se não, continue se arriscando sem necessidade … 🙂

ps: se você não receber o e-mail de confirmação, não deixe de me avisar !! Ele será enviado para você imediatamente após o cadastro. (você pode usar os comentários, o formulário de contato, etc)