Clube do Pai Rico

O livro “Axiomas de Zurique” é só balela ?

Pergunta:

Boa Tarde. É que terminei de ler alguns livros iniciais sobre finanças. Gostaria de indicação de leitura intermediária sobre investimentos, pois tenho muitas dúvidas? Você recomenda “Axiomas de Zurique”? Quase sempre indicam, mas já vi gente dizendo que é só balela o livro.

Estou meio perdido com isso

Resposta:

Bom dia Darleson,

Eu acredito que o Axiomas se enquadre na lista de livros iniciais. 😉

Sobre ser “balela“, ou não, olha … isso dependerá MUITO de pessoa para pessoa.

Dependerá do quê ? Do nível de aprendizado que a pessoa está. Do tipo de orientação que ela recebeu durante sua formação. Do tipo de escola de análise que ela segue. Do quão “aberta” está a cabeça dela ao fazer a leitura.

Pode ser que nem tudo o que você vier a ler faça sentido para você. Pode ser que nem tudo que seja lido seja encarado como “correto”. Pode ser que o que você venha a ler até mesmo lhe pareça óbvio. Mas, dependerá, única e exclusivamente do leitor …

EU acho que a leitura faz sentido para quem está começando. Não, não que seja algo para que seu conteúdo seja seguido a ferro e fogo, mas que possa servir para reflexão e crescimento do leitor como investidor.

Por exemplo, eu quando li, me senti na obrigação de criar a minha própria relação de axiomas. Isso ocorreu há muito, muito tempo … mas o engraçado é que de lá pra cá, as coisas pouco mudaram:

Realizar lucros o mais rápido possível;
Comprar do vendedor e Vender no comprador;
Vender caro e Comprar barato;
Lucro bom é lucro no bolso;
Operar o mínimo possível de ações ao mesmo tempo, de preferência 1 só

Detalhei cada um destes itens em um post específico (que foi republicado em 2011, quando o site sofreu grandes mudanças estruturais)Tenha seus próprios axiomas

Então, se é “balela“, ou não … só você poderá dizer. EU indico a leitura. EU pude aproveitar o conteúdo nele presente.

Pode até ser que eu seja suspeito para falar do assunto, já que gosto de ler livros de assuntos variados e que acabam trazendo insights para a minha realidade, mesmo eles não tendo uma relação direta com as coisas que faço e penso. E neste caso, é um livro ligado ao tema investimentos. Então … 😉

Dica: não ignore por completo, bem como não siga à risca, o que os outros pensam e falam. Escute-os, observe-os, tente entender os motivos que levaram a pessoa a pensar e encarar aquilo de tal maneira. Se dizem ser “balela“, tente perguntar a eles o porquê de terem achado isso. Pode ser apenas que a realidade deles não os permita enxergar o conteúdo do livro como “ideal” para suas necessidades.

Exemplo ? Fale para uma pessoa que o Zé consegue obter até 5% ao mês com a estratégia dele em Bolsa, usando Opções. A maioria poderá não acreditar, até mesmo rir … Por quê ? Porquê a realidade deles não permite que eles consigam enxergar aquilo como sendo possível, como sendo realístico. Depois faça o mesmo comentário com alguém que já conhece a minha estratégia de investimento. Verás que a reação será completamente diferente. 😀

Fale com alguém que investe em Bolsa através da análise fundamentalista que você precisa encerrar uma operação no momento em que ela passa a apresentar prejuízo, o tão famoso STOP … Ele simplesmente irá te ignorar ! Não faz parte da realidade dele.

Portanto: se puder, leia. Ao concluir, crie a sua própria lista de axiomas. Crie os teus próprios axiomas.

Espero ter te ajudado. 🙂

Abraços !