Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!


O mercado não subiria com o Lula preso ?

Criou-se uma expectativa tão grande com a prisão do lula, e de como isso afetaria o mercado financeiro, que a queda vista ontem (-1,78%) assustou muitos investidores.

Mas o que aconteceu ?

Não era líquido e certo de que veríamos uma alta sem precedentes após a prisão do sapo barbudo ? Em todos os cantos víamos os ~analistas de plantão dizendo que era isso que ocorreria. Como pode ter caído então ?

Olha … No mercado existe uma frase que volta e meia precisa ser usada: “sobe no boato para cair no fato“. São tantas as oportunidades em que vemos isso ocorrer, que já virou chavão. Situações onde a alta era “garantida” e o que veio foi justamente o contrário.

Lembra de quando ganhamos o investiment grade em 2008 ? O que aconteceu depois ? Queda … O anúncio marcou o topo que durou quase 10 anos.

O mercado nos surpreende a cada dia ! E você precisa aprender a lidar com isso.

Sim, precisamos traçar os possíveis cenários. Precisamos definir quais são os mais prováveis e quais tendem a ser as consequências deles. Mas mais importante do que isso é termos um Plano B em mãos.

Você acha que vai subir/cair, mas e se acontecer o contrário disso ? O que você fará ? Ou ainda … fará alguma coisa ?

Como SEMPRE falo: você precisa ter uma estratégia, você precisa ter um método. Operar na base do jeitão fará com que você “morra” na próxima esquina. Operar na base do chutômetro te permite ganhar muito dinheiro em um mercado de alta, mas basta a maré virar para que você quebre.

Você precisa entrar neste mercado com uma estratégia definida. Uma estratégia testada. Que já tenha enfrentado mercados de alta, mercados de queda, e mercados que dão sono por ficarem parados …

Eu passei por isso. Quem leu meu e-book sabe que foi esse o meu começo em Bolsa. Operava na base do jeito, na base do “eu acho que isso vai acontecer” e pronto. Funcionou durante algum tempo, até que perdi dinheiro. Muito dinheiro …

Só depois disso que acordei pra vida, desenvolvi a minha própria estratégia, que me diz o que fazer, como fazer e porquê fazer. Me diz também o que fazer e como fazer caso o que eu tenha usado como base para a minha análise tiver se mostrado errado. Sim, errado … Além de saber acertar, você precisa saber o que fazer quando errar. E todos erram. Eu erro, tu erras, ele erra. Nós erramos, vós errais, eles erram.

Errar faz parte do dia a dia do mercado. Errar é uma das partes mais importantes do jogo !!!

E o que você faz quando erra … … … ?

Você não precisa ficar indignado quando as coisas dão errado. Você não precisa ficar maluco tentando encontrar o motivo para cada passo que o mercado dá. Ao inés disso, se esforce em saber o que deve ser feito caso o que você pensou que fosse acontecer não venha a se confirmar.

Você esperava uma alta MONSTRO no pregão de ontem ? E caiu ? O que fazer com essa queda ? Isso fazia parte do seu plano ?

Estude ! Estude !! Estude !!!

Dedique-se ! Dedique-se !! Dedique-se !!!

De preferência não tenha um pensamento igual ao da maioria se isso faz sentido para você e apresenta o resultado esperado. A minha estratégia faz isso, vai contra o que 99% do mercado considera como sendo o certo. Se funciona ? Em 2018 ela acumula 19,89% de lucro até o dia de hoje, contra 9,04% de alta pro Ibovespa

De novo: ao invés de se perguntar o “porquê”, pergunte-se “o que” ? Isso te trará o sucesso no longo prazo. 😉