Clube do Pai Rico
Adquira o seu agora mesmo!


O próximo Cisne Negro ? Nem ele mesmo sabe quem é …

 

Ontem fiz um post para testar os leitores do Clube. 🙂

Sim, o post “Qual será o próximo Cisne Negro ?” tinha como única intenção ver como vocês estavam interpretando as informações disponíveis por todos os cantos. E, infelizmente, parece que a mensagem não está sendo muito bem interpretada não … 🙁

Um Black Swan, o nosso querido e amado Cisne Negro, tem como principal característica ser um evento do tipo que não sabemos que não sabemos, como bem lembrou o @victorgpsmith em resposta ao meu convite provocativo de leitura do post:

É algo imprevisível. Algo surpreendente. Algo que quando dito todos falam: Mentira !!!

O exemplo clássico é o ataque às torres gêmeas, o 11 de setembro. Algo completamente inimaginável, que poucos acreditaram que estava acontecendo até o momento em que viram as imagens. Ou vai dizer que ao saber do ataque à primeira torre você também não pensou que pude ter sido apenas um acidente ? Somente quando a segunda torre foi atingida é que acordamos para a realidade e vimos que a partir daquele momento tudo seria diferente. A partir daquele dia viveríamos em um mundo diferente.

E esta é a realidade que temos hoje.

Claro que não é preciso ser algo tão monstruosamente grandioso quanto foi o 11/9 … A gravação feita pelo freeboy, confabulando com Michel Temer (por mais que eu não tenha encontrado tal trecho nos áudios, era obrigação do presidente ter entregue o sujeito à Justiça), foi também um Cisne Negro. Algo que ninguém poderia imaginar ser possível, dadas as atuais condições da República. Mas que ocorreu …

São eventos inesperados. Imprevisíveis. Ou talvez nem tão imprevisíveis assim …

Vamos dar uma olhada na lista das alternativas disponíveis na pesquisa:

Qual será o próximo Cisne Negro ?

– A prisão de Lula
– A guerra EUA x Coréia do Norte
– Um ataque biológico na Inglaterra
– A saída de Temer
– O estouro da bolha de ações nos EUA
– O estouro da bolha econômica da China

Dos itens apresentados qual teria condições de ser enquadrado como “desconhecido”, “inesperado” ?

A prisão do Lula ? Longe disso … A bolsa de apostas está funcionando desde que as investigações da Lava-Jato iniciaram. A guerra EUA x Coréia do Norte ? Desde que o nível de provocação, dos dois lados, aumentou, é algo que muitos apenas esperam o disparo inicial … Um ataque biológico na Inglaterra ? Possível … Alguns cenários criado por agências de segurança devem ter o evento em sua lista de possibilidades. A saída do Temer ? É pra ontem ! O estouro da bolha de ações nos EUA ? Grande parte do mercado espera pela queda, mas tenta aproveitar o otimismo enquanto ele se faz presente. O estouro da bolha econômica da China ? Mesmo antes de 2007 já se aguarda a explosão do sistema que mantém o forte ritmo de crescimento chinês.

Resumo da ópera: todos os eventos listados são eventos “conhecidos e esperados”. Não é mesmo ?

Mas … lembra que eu pedi para que fosse escolhida a alternativa que mais se assemelha-se a um Cisne Negro ? Pois então … e dentre estes itens, qual seria a opção mais próxima de um ?

Na minha opinião seria o ataque biológico na Inglaterra. Eu inicialmente coloquei no lugar dela um “ataque alienígena”, mas acho que ficaria muito na cara qual a alternativa correta. 😉

Você pode até não concordar … Pode argumentar que um ataque biológico não seria algo tão impossível de ser pensado. Afinal, faz parte da lista de possibilidades de algumas agências de segurança … Não é mesmo ?

Pois então me diga: e usar um avião como arma, atirando-o em um alvo, também não é ?

Acho que eu me lembro de um país usar a estratégia na Segunda Guerra Mundial … 😉

Sim, um possível ataque em solo americano, usando aviões comerciais, fazia parte das mesmas listas que o ataque biológico se encontra !

Pode não ser um unknown unknown, mas é algo tão “fora de cogitação”, tão improvável, que não faz parte do dia a dia, da lista de cuidados extras que as agências de segurança adotam. Você consegue se lembrar de tirar o sapato antes de embarcar em um avião, para ver se existia algum resíduo de explosivo, antes do 11 de setembro ? Mal e mal passávamos nossos pertences em máquinas de Raio-x ! Hoje nós passamos nestas máquinas !!

Pode ter certeza que se um dia ocorrer um ataque biológico na Inglaterra, ou na Alemanha, ou no Japão, ou nos EUA, de grandes proporções, com muitas baixas, a realidade mundial será diferente. O tipo de cuidado que as agências de segurança terão serão outros. As regras mudarão. E junto delas, o nosso mundo …

Do mesmo jeito que foi após o 11 de setembro. Que é um … exemplo clássico de Cisne Negro.

Portanto, a opção que recebeu menos votos (4% do total !) é, na minha opinião, a alternativa que mais se assemelha a um Cisne Negro. Não era essa a proposta da pesquisa … ? 😉

Nem o próprio Cisne sabe quem ele é !

Portanto, quando você vir uma notícia, um artigo, ou qualquer coisa do tipo, falando sobre o “próximo Cisne Negro“, saiba que eles não estão analisando um Cisne Negro. Estão no máximo olhando cenários com grande poder “destruidor” (especialmente) para o mercado financeiro. 🙂

Agora, a parte mais interessante é que a estratégia que apontei no final do post onde faço a pesquisa continua sendo válida para todas as situações. Tanto para os Cisnes Negros reais, quanto para os Cisnes Cinzentos … Até mesmo para os Cisnes Dourados ! (a prisão do Lula seria um a meu ver)

O uso de operações envolvendo opções permanece sendo uma das melhores alternativas de quem deseja se proteger de um evento inesperado, ou até mesmo tirar proveito dele. 😉

Espero que você tenha gostado da proposta do post e que ele tenha te ajudado a compreender “de uma vez por todas” o que é o tão famoso Cisne que não existe. 😀