Clube do Pai Rico

O último a sair apague a luz …

Venho recebendo nos últimos tempos algumas mensagens (bem como tem sido assunto de alguns bate papos …) de amigos chamando a atenção para a “fuga em massa” de pequenos, ou nem tão pequenos assim, e novos, e também não tão novos, investidores da bolsa. O movimento teve início durante a crise de 2008, que dizimou muitas carteiras …

Um plano, no mínimo, ousado !

Em 2010 a BM&F Bovespa estabeleceu uma meta bem interessante, desafiou-se: Propôs ter 5.000.000 de investidores ativos em bolsa até 2015. O mais incrível é que naquele momento ela contava com aproximadamente 600.000 … Entendeu agora o porquê do “ousado” ? Aumentar em quase 8x a sua atual base de “clientes”. (sim, quer queira, quer não, eles são primordialmente clientes da Bovespa)

Para tanto traçaram um planejamento – especialmente o publicitário – que faria com que esse objetivo fosse atingido. O caminho era longo … muito longo, afinal precisariam angariar mais de 1.000.000 de novos clientes por ano ! 😯

Como ? Se até então não conseguiram atingir essa marca em toda a sua história ? Mas tudo bem …

Fácil ! Contratam o Pelé para ser o garoto propaganda, colocando a publicidade em todo canto, rádio, tv, internet. Quanto mais de massa for o veiculo melhor ! … Será ?

Claro que não !! Ok … Ok … Dessa forma o assunto se populariza, mas nesse caso em específico não sei se é a coisa certa a ser feita. Não seria muito mais interessante se a publicidade fosse direcionada a canais onde o tema já fosse abordado ? Onde pessoas que já demonstram interesse no assunto investimentos costumam “passar” ? Pessoas interessadas, mas que ainda têm certas dúvidas que as impede de investir.

Não ! É muito melhor destinar a verba publicitária para o intervalo comercial da novela das 8 ! Mais gente vai ver a propaganda, mais gente vai gostar – afinal faz uma ligação entre a carreira do Pelé com a de uma empresa que crescerá e suas ações se valorizarão …

Acredite: acertar o contexto é fundamental !

Parece mentira … mas não vi essa propaganda sendo veiculada em nenhum espaço voltado ao tema Educação Financeira ou Investimentos. (se apareceu em alguma revista me desculpem, não leio nenhuma …)

Já pensou ? Se tivessem destinado uma parte dessa verba para espaços como o Clube do Pai Rico (claro que eu ia defender o meu neh ? hehehe), patrocinando uma ação legal, através de posts onde o assunto fosse ainda mais detalhado, onde os medos pudessem ser completamente desfeitos … Eu pensei … Sugeri … Mas quem disse que me ouviram ? 🙁

Atirando para todo o lado acontece justamente o que estamos vendo, muita gente que entrou nos últimos anos (afinal tiveram todos os motivos do mundo para isso … a bolsa subiu – só, sem cair – não sei quantos “mil”% desde 2002 …), e que entrou pelo oba-oba, sem uma preparação, acaba saindo nos primeiros sinais de que “a coisa não era bem como ela pensava” … O pior é que isso normalmente acontece já bem depois destes primeiros sinais, e o rombo já é grande …

Alguns poderão perguntar: “Mas do que adiantaria anunciar sobre o assunto aqui no Clube ? Afinal muitos dos que aqui circulam já investem em bolsa …” Sim, isso é verdade. Muitos já investem, mas muitos outros ainda não o fazem. Sério ! Também me surpreendi com isso. Há algum tempo fiz uma pesquisa junto aos visitantes e vi que o número de pessoas que ainda não investe em bolsa, e tem interesse nisso, é muito grande !

(viram corretoras e BM&F Bovespa … oportunidade de negócios para quem anunciar aqui no Clube viu 😉 …)

O comportamento destas pessoas seria muito diferente daqueles que viram a propaganda na tv e pensaram no assunto, mas deixaram passar batido. As pessoas que estão buscando informação sobre o tema têm muito mais chances de realmente iniciar seus investimentos em ações e, o melhor, de uma forma direita. Com estratégias e o apoio necessário para “certas ocasiões”. (leia-se dúvidas, momentos de desespero e coisas do gênero)

Como eu havia falado, o movimento de saída foi percebido a partir da crise de 2008, o número de investidores caiu de 550 mil para 515 mil (um belo tombo, hein ?) e aos poucos mostrou uma recuperação. Hoje somos – praticamente – os mesmos 600.000 que éramos em 2010 quando a proposta foi feita …

Será que nesse ritmo chegaremos lá ? E mesmo chegando … será que esses 5.000.000 de investidores teriam realmente o perfil necessário para o investimento em bolsa ? Estariam cientes do risco ? Preparados para a volatilidade ? Teriam algum planejamento ? Alguma estratégia definida ? Ou seriam somente mais um número a ser mostrado no relatório mensal ?

A se pensar …