Clube do Pai Rico

Pensamento do dia – Lisa M. Amos

Os empreendedores falham, em média, 3,8 vezes antes do sucesso final. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência.

 

Lisa M. Amos

 

Persistência, pura e simples não é literalmente uma vantagem …

Tentar, por tentar, seguir em frente “contra tudo e contra todos“, pode acabar não te levando a lugar nenhum.

A persistência só terá validade se for acompanhada de aprendizado constante e refinamento do método. Pois do contrário isso tem outro nome: teimosia. 😉

O pensamento não serve apenas para o mundo do empreendedorismo, serve para o mercado financeiro também. Pense em alguém que tem uma estratégia operacional que faz com que ele tenha lucro durante um determinado período de tempo. Até que ele quebra … “Mas a estratégia funciona ! Vamos tentar de novo !!“. Ganha mais um tempo, até que quebra de novo. “Mas a estratégia funciona ! Vamos tentar de novo !!” Ganha por um período mais longo, até que quebra novamente. “Mas a estratégia funciona ! Vamos tentar de novo !!” Ganha por um curto período e quebra de novo. “Mas a estratégia funciona ! Vamos tentar de novo !! …

Se a pessoa não conseguir enxergar que há algo de errado com a estratégia, e corrigir o problema, voltará a quebrar mais uma vez. E outra … E outra … E outra …

O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência acompanhada do aprendizado obtido com os erros cometidos. É a melhora continua do processo, excluindo o lado “ruim”, o que deu errado, e substituindo-o por algo “melhor”.

O método Double PUT Double CALL surgiu de um evento catastrófico. Eu operava com a venda de ações alugadas, de forma alavancada, sem lenço e sem documento … imagina se usava STOP ? 🙄

Ganhei MUITO durante um longo período. Foi uma série bem longa de operações certeiras, na venda, enquanto o mercado subia no ritmo acelerado de alta do ciclo das commodities. Até que veio uma venda em ELET6 que literalmente me quebrou … Perdi TUDO o que tinha.

Pergunto: se tivesse persistido, mantido a estratégia “vencedora” (pois me gerava lucros fantásticos !), qual seria o meu destino ? Sim … Quebrar de novo. 🙁

Persisti no mercado, mas analisei o que tinha em mãos, minhas ferramentas, minha estratégia, meu método operacional, e tentei identificar quais eram os pontos chave que causaram aquela quebra. O que poderia fazer para melhorar ? O que poderia fazer para diminuir o risco ? O que poderia ser feito para que aquilo não acontecesse novamente ?

Anos e anos de persistência, mas buscando uma melhora contínua e um aprendizado constante. Somente desta maneira pude chegar no que hoje é o método Double PUT Double CALL. 🙂

De novo: persistência pura e simples tem outro nome … TEIMOSIA !