Clube do Pai Rico

Pergunte ao Pai Rico ||| 290

Pergunta:

Zé, vc com certeza já leu a historia do engenheiro arnaldo que investiu na vale, ne?

Quem lê acha que é uma coisa possível, que basta investir 500 por mês que em breve o primeiro milhão está ali..

Queria saber contigo até que ponto isso realmente pode acontecer? Existe mesmo essa possibilidade?

Claro que sempre podemos achar acoes preciosas que vao ter ganhos incriveis mas to falando nas empresas ja estaveis como banco do brasil, vale, petrobras, as eletricas… Dá pra ficar rico com essas empresas nesse esquema do engenheiro arnaldo?

abracao!!


Resposta:

Bom dia Chico,

Você mesmo já respondeu à sua pergunta … Se dá para ficar rico adotando a estratégia de investimento do Eng. Arnaldo ? Claro que dá ! O relato apresentado no livro ilustra justamente isso. 🙂

(Qual é o livro ? Um que “nunca” foi indicado aqui no Clube, o “O Mercado de Ações em 25 episódios” ;))

É possível sim ! (aproveitando, sabe a diferença entre possível e provável, não é mesmo ? :))

Claro que uma série de fatores contribuíram para que isso acontecesse … mas a lógica do funcionamento do investimento, à longo prazo, em ações é justamente essa: escolher uma boa empresa e ir aportando um pouco (ou um pouco mais do que isso) todos os meses, para que lááá na frente o bolo tenha crescido bastante.

Por exemplo, o período apresentado na simulação engloba um momento de alta bem forte em nosso mercado, e isso ajudou para que o resultado fosse tão impressionante. Não custa lembrar que o índice bovespa saiu de uma mínima em 8.000 pontos em outubro de 2002 para um topo em 72.000 pontos em maio de 2008 …

Outro ponto que ajudou na obtenção do resultado, a Vale foi uma empresa que se beneficiou muito com o boom do mercado chinês. Ela cresceu bastante, e junto a isso sua cotação. Mas ela não foi um caso isolado, muitas foram as ações que dispararam, umas mais, outras menos, mas o mercado como um todo (tirando as empresas de telecom dessa lista, hehehe) cresceu bastante.

Você perguntou se é possível obter tal retorno com empresas já estáveis, e mais uma vez a resposta está na própria pergunta. 😀

A Vale já era considerada uma empresa “estável” no início da simulação. 😉

(não tanto quanto hoje, mas já era)

Portanto é sim possível de realizar proeza semelhante, apenas adotando a estratégia de Arnaldo. O único problema ? Você precisa escolher uma empresa decente …

Viu que exclui as empresas de telecom da lista acima, não é mesmo ? Se ao invés de investir na Vale, ele tivesse investido em alguma empresa deste ramo, o resultado teria sido bem diferente. A escolha da empresa a se investir no longo prazo é o ponto fundamental desta estratégia. (portanto o monitoramento da carteira precisará existir e ser bem feito)

Agora … você deve estar se perguntando: se dá certo, por que as pessoas não fazem isso como padrão ? Velocidade … Como é uma estratégia lenta, onde o bolo vai crescendo aos poucos, muitos acabam se “entediando” e desistem. Dão preferência às fortes emoções do mercado, preferem se tornar traders e aproveitar as oscilações do mercado. O problema é que nem todos estão preparados para ser um trader. Indico a leitura de “Investir ou não Investir ?” para saber se você está, ou não, preparado.

Possível é, pode não ser tão “fácil” … mas é possível. 😀

(só não se esqueça de levar em consideração que R$500 hoje não é a mesma coisa que R$500 há 15 anos ou daqui 15 anos …)

Abraços !

    Envie sua dúvida ao Pai Rico*:

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Seu twitter

    Sua dúvida

    (*) – Pai Rico é apenas um personagem fictício. Na verdade as respostas serão formuladas pelos membros da equipe do Clube do Pai Rico