Clube do Pai Rico

Posso exercer uma opção sem ter o dinheiro na minha conta ?

Pergunta:

Tenho uma dúvida, eu posso exercer sem ter o dinheiro na minha conta?

Por exemplo comprei as opções, no dia do vencimento não tenho dinheiro na conta, posso exercer o direito de compra mesmo assim?

Resposta:

Bom dia Fabio,

Uma daquelas perguntas em que a resposta infelizmente será “depende” … 🙁

Sim … depende de como a sua corretora atua.

Existem duas possibilidades:

#1 Sua corretora permite você operar mesmo sem ter o dinheiro em conta

Neste caso a permissão pode ocorrer por você ter “lastro” junto à corretora (na forma de outras ações em carteira, por exemplo), ou por conta das regras de funcionamento dela.

Em algumas corretoras, ao operarmos através do homebroker, é apresentado um “limite” operacional que excede o valor ($$) disponível em conta. Ele é baseado em sua carteira de ações e outros ativos custodiados nela.

Esse limite pode servir apenas para operações do tipo daytrade ou até mesmo para operações normais.

Já outras corretoras, normalmente onde o investidor opera através da mesa, via telefone, o limite “não existe”. Como a quitação da compra ocorre em D+2, o débito ocorrerá somente naquele momento. Sendo assim, algumas corretoras exigem que você tenha o dinheiro na conta somente naquele momento, no dia do débito propriamente dito.

#2 Sua corretora só permite que você opere dentro do capital disponível em conta

Se esta for a forma com que a sua corretora trabalha, pode ser que a ordem de seguir adiante com o exercício daquela CALL em seu poder não seja possível.

Como disse antes, existe um limite operacional que é apresentado na página do seu homebroker. Em muitos casos esse limite se baseia somente no dinheiro ($$) disponível na sua conta corrente dentro dela.

Se existe saldo, você pode exercer sua opção. Se não existe, não. Simples e direto assim.

Cada caso é um caso

A minha sugestão é: entre em contato com a sua corretora e pergunte de que forma ele procedem para esse caso específico.

Na corretora que uso, preciso ter o dinheiro na conta somente no D+2. Com isso eu poderia comprar a ação através do exercício da CALL mesmo sem ter o dinheiro disponível na conta naquele momento. Um dos muitos motivos para eu usar a corretora do meu banco. 😉

Espero ter te ajudado ! 😀

Abraços !