Preparado para a Black Friday de 2016 ?

O maior evento de consumo com descontos do ano, essa é a Black Friday (que já foi motivo de post aqui no Clube) com seus descontos imperdíveis e ofertas para todos os gostos.

Sim, eu sei que ainda faltam 3 semanas para o evento … Mas é justamente por isso que estou falando sobre o assunto no dia de hoje. 😉

Muita gente acaba usando a Black Friday do “jeito errado”. Querem aproveitar as promoções que literalmente pulam na tela, vindas de todos os cantos. Promoções imperdíveis, 50% de desconto, 80% de desconto ! Ahhhhhhh !!!

Mas … como bem sabemos, as coisas não são exatamente do jeito que prometem. O evento, aqui no Brasil, é conhecido por oferecer incríveis promoções que cobram a metade do dobro do preço. Não são poucos os casos onde o desconto apresentado é meramente ilustrativo, para inglês ver. A propaganda oferece 80% de desconto nos produtos da loja, mas na verdade, apenas aquele pendrive de 1Gb, que está encalhado, é que recebe o desconto …

Resumindo: a Black Friday no Brasil é mais um evento de marketing do que um de ofertas para o consumidor. “Normal”, muitos diriam … 🙁

Mas … nem tudo está perdido

Nem todas as ofertas são de faz de conta. Muita coisa é real, com descontos de verdade. Ofertas de dar gosto. Mas como separar o joio do trigo ? Como saber o que realmente é válido, o que está sendo ofertado de verdade ? Simples … faça a lição de casa.

Lição de casa ? Sim ! Fique de olho nas coisas que você realmente está interessado. Comece a acompanhar os preços dos produtos que você gostaria de comprar neste momento. Aqueles itens e produtos que está precisando, desejando, planejando a compra.

Acompanhe. Veja o preço que está sendo cobrado hoje. Anote em algum lugar, de preferência num que não vá perder. 😉

Faça um acompanhamento destes preços nos próximos dias. Vá em mais de uma loja que oferte o produto.

Fazendo isso, você terá a informação que faltava na hora da compra: isto está com desconto de verdade ? Se você souber qual é o preço “padrão” (que pode até não ser o que está sendo praticado hoje, pois muitos lojistas já pensam nisso que estou propondo para você), saberá o que é desconto e o que é propaganda.

Lembre que consumir direito é um dos grandes diferenciais de quem tem Educação Financeira. Saber consumir na hora certa, quando é preciso, quando é possível, quando o consumidor é beneficiado. Comprar, por puro impulso … Ah o impulso !!! Para muitos, o maior vilão do bolso.

Consumir é importante. Mas consuma com consciência !

Uma compra planejada, tirando proveito da situação (no caso, dos descontos), é o que faz diferença no orçamento. 🙂

Não comprar gato por lebre, ir somente na boa, não ser enganado pelas promoções e ofertas mágicas que tanto nos atraem neste momento. Isso é o que deve ser feito.

Poxa … não estou pedindo muito de você ! Apenas que você faça o acompanhamento, durante um mês, do que está querendo, precisando … Você não é capaz de aguardar ? Não é capaz de se planejar ? É sim. Sei que é. 😀

A pior sensação de quem faz uma compra nesta situação, é descobrir tardiamente que foi enganado. Você pensa ter feito o melhor negócio do mundo. Mas depois descobre que foi mais uma vítima do marketing.

Aproveite a Black Friday, a oportunidade que você tem de repor ou substituir algo em casa, é das boas. Muita gente costuma deixar para essa época do ano a compra de algum eletrodoméstico que quebrou … Ou então para substituir por um da nova geração. Tudo é questão de planejamento e acompanhamento.

Faça sua lista de “desejos”. Anote os preços. Acompanhe. E caso seja vantajoso: compre-os !!! 😉