Clube do Pai Rico

Quais são as empresas que oferecem liquidez nas opções de venda (PUT) ?

Pergunta:

Zé, bom dia!!! Na prática, excetuando petr e vale, há algum papel com liquidez pra operar venda de put??? ….No intuito de seguir a estratégia de “comprar ações com desconto” relatada em artigo anterior? Ou simplesmente escolhemos a açao q desejamos comprar , lançamos a put e esperamos.

Grato!

Resposta:

Bom dia Rodrigo,

Sim !!! Existem diversos outros ativos que oferecem a liquidez necessária para usarmos a estratégia apresentada no post “Quer comprar ações com desconto ?“. 😀

E por diversas, leia diversas mesmo ! 😉

Claro … as opções de venda (PUT) não têm a mesma liquidez que as de compra (CALL), as mais tradicionais no mercado brasileiro. Mas de algum tempo pra cá a coisa vem melhorando bastante.

Ok … Ainda não é assim uma Brastemp … mas vem melhorando. 🙂

Para saber quais são as ações que oferecem algum tipo de liquidez para as opções do tipo PUT, indico que você acesse o site da própria BM&FBovesa clicando aqui. Você encontrará algumas opções, selecione no campo “opção” o tipo “venda“, conforme apresentado abaixo.

Ainda na mesma tela, mantenha no campo “vencimento” a opção “todos os vencimentos“. No campo “data“, a data do último pregão. (até poderás fazer uma consulta a um determinado momento no passado, mas neste caso queremos saber o que está disponível hoje)

Abaixo, clique em “Lista Completa“. Desta forma você será direcionado a uma tela com a listagem de todas as empresas que oferecem alguma opção de venda (PUT). Escolha a empresa que lhe interessa obter mais informações e você será encaminhado a uma página com a relação completa de todas as opções de venda que já tiveram algum negócio e que teoricamente podem lhe oferecer alguma liquidez.

Fique atento ao fato de que nesta relação aparecerão todas as séries e strikes disponíveis para aquela empresa. Para as ações do tipo ON e PN. A separação das informações se dá em torno da série + TIPO (ON/PN), com a listagem agrupada dos strikes para ela.

Como exemplo, segue listagem de uma das séries disponíveis para as ações do tipo ON do Bradesco:

Pronto, agora você tem o código da opção com o strike que mais lhe interessa. Com o código em mãos, você vai ao seu homebroker e passa a acompanhar as cotações da opção que escolheu vender. 🙂

Mas … e se ela não apresentar liquidez ?

Algo totalmente possível de se acontecer … 🙁

Algumas vezes escolhemos um strike, ou vencimento, que não apresenta nenhuma liquidez naquele momento. O que pode ser feito ? Escolher uma outra data de vencimento, ou talvez um outro preço de exercício.

Veja que o exemplo dado possui baixíssima liquidez … (o número de titulares e lançadores)

Somente navegando pela página de resultados – aliada ao acompanhamento do box de cotações … – é que você poderá ter uma noção exata de quem tem, ou não, liquidez. 😉

Um detalhe MUITO importante !! Veja que a sua pergunta gira em torno do uso da estratégia apresentada no post “Quer comprar ações com desconto ?“, e que por isso a sua necessidade de liquidez fica BEM reduzida.

Consegue enxergar isso ? Você precisará ter apenas a liquidez necessária para efetuar a sua venda e pronto. Vende, fica aguardando até o dia do vencimento, compra a ação e pronto.

Se você desejasse operar PUT de outras empresas, sem serem as das mais líquidas, poderia complicar … Você poderia não ter a liquidez necessária para fechar a operação. Um “pequeno” detalhe que é fundamental nesse tipo de operação. 🙂

Espero ter conseguido lhe ajudar ! 😉

Abraços !