Clube do Pai Rico

Quando poderei sacar o meu FGTS e de que forma usá-lo ?

Yeahh !!! Aleluia irmãos, o governo finalmente divulgou o calendário para o resgate das contas inativas do FGTS !! 😀

Demorou … Furaram a programação inicial … Mas, finalmente, temos ele !

Até fiz um vídeo sobre o assunto para compartilhar a informação de forma mais rápida. Já viu ? Ou melhor … já assinou o nosso canal ? 😉

A ideia do governo era de disponibilizar a grana, para todas as pessoas que têm direito ao saque das contas inativas do FGTS, ainda no primeiro semestre. Quaaase conseguiram … O último lote, para quem nasceu em dezembro, será liberado em julho.

Será praticamente uma operação de guerra, pois o volume de dinheiro (e de pessoas que irão atrás dele) é gigante. Por exemplo, as agências da Caixa terão seus horários expandidos durante esta semana para poder fornecer mais informações aos cotistas do fundo. No próximo sábado, dia 18, quase duas mil agências ficarão abertas para facilitar ainda mais o acesso à informação. 🙂

Inicialmente foi levantada a hipótese de que haveria um plantão aos sábados para o período de saques/resgate também. Mas não vi nenhuma confirmação sobre isso … Outra possibilidade (não sendo 100% confirmada) foi a de que quem tem conta na Caixa não precisaria “fazer nada”. O saldo da conta inativa do FGTS seria transferido automaticamente para quem se enquadrasse nesta condição.

Se você está na dúvida se tem, ou não, direito a parte destes R$30 bilhões, confira neste post como proceder para obter essa informação. Não custa nada e você pode ter alguma graninha lá parada sem nem imaginar que tinha …

Mas … vale a pena sacar o dinheiro do FGTS ?

Nem ouse pensar duas vezes ! O dinheiro “aplicado” no FGTS rende pouco, muito pouco. Apenas 3% ao ano ! 😯

Portanto … Qualquer coisa será melhor do que deixar ele lá parado … sendo devorado pelo dragão.

A grana vem em boa hora, num momento em que a economia está completamente parada. Seja qual for o destino dado ao dinheiro, ajudará a roda a se mover de alguma forma …

A dúvida “se deve sacar” não deve existir. Mas … a de “o que fazer com este dinheiro” é natural e bem-vinda. Gostaria de algumas sugestões ? 😉

O que fazer com o dinheiro da minha conta inativa do FGTS ?

Como dito, qualquer coisa que você vier a fazer com este dinheiro será melhor do que deixá-lo parado no FGTS. Mas se podemos otimizar o seu uso … por que não ? 😀

Por exemplo … até mesmo colocar o dinheiro resgatado do FGTS acaba sendo uma alternativa mais interessante do que deixá-lo lá. Por pior que seja o rendimento oferecido por ela … Claro, se o valor que for resgatado for muito pequeno, ela até poderia ser o “melhor” destino. Mas … acredito que poucos serão os resgates inferiores a R$100. Não ?

Para outros valores, a rentabilidade oferecida pelo Tesouro Direto é um convite ao investimento. 😉

Sendo uma grana que “veio do nada”, o mais interessante seria pode investir e “esquecer” dela. Isso ajudaria a escolher títulos que ainda pagam valores bem interessantes e que não serão tão impactados pela queda na taxa de juros que acreditamos estar se aproximando. Um Tesouro Prefixado ou Tesouro IPCA, por exemplo … Só não se esqueça de que eles precisam ficar lá, parados, até o dia do vencimento para não correr o risco de perder parte do que foi aplicado …

Tem bastante coisa sobre o assunto lá no Pergunte ao Pai Rico, seção do site onde respondo as perguntas enviadas por vocês. 🙂

Uma outra alternativa seria investir na Bolsa. Não era o que muitos de nós pedíamos até pouco tempo atrás ? “Permissão” do governo para investir em ações com o saldo do FGTS, da mesma forma que ocorreu com Petrobras e Vale ? Pois então … pode ser esta a sua oportunidade de fazer isso. 😀

Além destas possibilidades, você pode usar a grana que estará disponível para fortalecer (ou criar) o seu Colchão de Segurança. O que acha ? Ferramenta fundamental na manutenção de nossa saúde financeira.

Mas, de todas as alternativas, a minha preferida é a de usar a grana do FGTS para quitar as dívidas. Ou o mais próximo disso possível.

As dívidas vão minando seu orçamento. Mas pior do que isso … elas vão lhe comendo por dentro … tiram o seu sono … te deixam preocupado 24 horas por dia …

Usar o dinheiro que ficará disponível para diminuir o tamanho de suas dívidas é o primeiro destino para ele. E acredito que este será o principal uso que veremos. Acredito que a ordem das coisas será: abatimento de dívidas, compras compras e mais compras, investimento.

O ideal era vermos o item investimento antes das compras … mas conhecendo o brasileiro … 🙁

Mas afinal, quando poderei sacar a grana ?

Vamos lá:

Nascidos em Janeiro e Fevereiro – a partir de 10/03

Nascidos em Março, Abril e Maio – a partir de 10/04

Nascidos em Junho, Julho e Agosto – a partir de 12/05

Nascidos em Setembro, Outubro e Novembro – a partir de 16/06

Nascidos em Dezembro – a partir de 14/07

Lembrando que a data limite para o saque do saldo das contas inativas do FGTS será 31 de julho de 2017 !!

Portanto … nada de marcar bobeira !! 😉

Mas me diga … Está pronto para usar o seu dinheiro ? De que forma ?