Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Quem é melhor: Tesouro Prefixado ou Tesouro IPCA ?

Pergunta:

Olá, Zé! Tudo bem?

Estou começando minha vida de investidor e gostaria de obter uma dica sua, Tenho 33 anos e, recentemente, fui aprovado num concurso público em minha cidade. Mesmo com a estabilidade do emprego, quero ampliar e proteger meu patrimônio, que hoje não é grandes coisas.

Já tenho uma certa noção de investimentos. Ao me formar na faculdade, fiz uma LCI por um famoso banco estatal, como sugestão da gerente (hoje, sei que foi um péssimo negócio, mas na época eu estava apenas começando a estudar o assunto). No momento, pretendo investir em renda fixa, principalmente no Tesouro Direto (quero distância da renda variável, mas posso mudar de ideia em alguns anos).

Olhando o site diretoaotesouro.com.br , vejo que os títulos mais recomendáveis por eles, hoje, são o Tesouro Prefixado 2021, o Tesouro IPCA+ 2024 e o IPCA+ com juros semestrais. No entanto, de acordo com o relatório Focus de 27/07, está projetada uma alta da SELIC para 8% a partir do ano que vem, enquanto que o IPCA se manterá na faixa de 4%. É claro que o futuro a Deus pertence, mas na sua opinião de especialista, seria uma boa ideia comprar títulos do Tesouro Selic agora, mesmo com ele estando em baixa, confiando nessa possível valorização, ou é melhor investir no IPCA+ e no prefixado?

Confiante de sua certa orientação e parabenizando pelo seu excelente trabalho,

André

Resposta:

Bom dia André, tudo certo ? 🙂

Parabéns !! Por incrível que pareça, é grande o número de servidores públicos que se “apoiam” no fator estabilidade para barbarizar suas finanças. 🙁

Ah, o salário tá lá, garantido. Nunca vou ser demitido, recebo bem, etc etc etc e tal“. Com isso consomem como se não houvesse amanhã, apelam a todos os consignados que lhes são oferecidos. Em suma: quem mais teria condições de ter uma vida financeira saudável, acaba sofrendo dos males que seus rendimentos impediriam que ocorresse.

É um fenômeno interessante, que me chama muito a atenção. Por quê ? Simples … São muitos os servidores que conheço, que mesmo recebendo bem acima da média (ainda mais quando comparados com a iniciativa privada, em funções semelhantes), apresentam orçamentos pra lá de apertados. Provavelmente a “rede de segurança” que a estabilidade proporciona acaba criando esse cenário.

Um papo para outra hora e que PRECISA ser abordado. 😉

De novo: parabéns por se preparar e ir na direção contrária ! 😀

Distância da renda variável ? Por quê ? 🙁

A cada dia que passa, a migração de parte da carteira para esse tipo de investimento se torna mais importante. As chances de permanecermos com retornos anuais de um dígito por um longo período são cada vez maiores. Somente a renda variável permitiria um incremento de ganho, equilibrando a balança. Se me permite, aceite o meu convite e conheça o Minha 1x na Bolsa. Um curso que criei para ajudar quem vai iniciar seus investimentos em renda variável. Nele eu mostro como se começar o investimento em ações com o pé direito, sabendo o que se está fazendo.

Mas acima de tudo: mostro que não é o bicho de 7 cabeças que ilustram e que não é para se temer esse tipo de investimento. Respeito é uma coisa … Medo é outra ! 😉

Você não precisa mergulhar de cabeça e ir de all in … Como disse, destine apenas uma pequena parcela da carteira para essa modalidade e colha os frutos no futuro. 😀

Bom, a sua dúvida é em relação ao Tesouro Direto. Qual é a melhor alternativa: Tesouro SELIC, Tesouro Prefixado ou Tesouro IPCA ?

Hoje o Tesouro SELIC paga 6,5%, o Tesouro Prefixado 2021 9,56% e o Tesouro IPCA 5,5% + IPCA. Qual deles entrega o melhor retorno hoje ? O Tesouro IPCA !! 5,5% + 4,48% = 9,98% (que é o IPCA acumulado nos últimos 12 meses)

E se a taxa de juros subir para 8% como você falou, o que acontecerá com os títulos lá na frente comparando com uma compra realizada hoje ? O Tesouro SELIC pagará 8% ao ano, o Tesouro Prefixado continuará pagando os 9,56% que você contratou e o Tesouro IPCA por volta de 9,5% !

Reparou que o SELIC, mesmo com a alta, ainda perde dos outros dois ? 😉

Isso porquê estamos considerando que a inflação ficará controlada e na casa dos 4% como espera o governo … 🙂

Resumo da ópera: se eu tivesse que escolher um dos três, e a grana fosse ficar parada no investimento até o seu vencimento – isso é MUITO importante !!! -, eu daria preferência ao Tesouro IPCA.

Eu só colocaria no Tesouro SELIC aquela grana que fica no giro, que precisa de liquidez. Aquele dinheiro que não pode ficar preso por um período mais longo. (como seria o caso do que fosse aportado no Prefixado ou no IPCA …)

Mas isso é apenas o que eu faria. 😀

Lembre-se: Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA possuem características de renda variável se você não deixar a grana parada até o vencimento do título que adquiriu. Viu como você não tem aversão total à modalidade ? 😉

Espero ter te ajudado ! 🙂

Abraços !