Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Quer ganhar mais dinheiro ? Então … ESTUDE mais !

Vivemos em um dos países com a pior distribuição de renda do planeta. Algumas pessoas apontam como possíveis razões para este problema uma série de fatores: a alta taxa de juros, a má distribuição de terras, a cultura que se instalou no período militar, o movimento de migração que trouxe milhões de pessoas do campo para os centros urbanos, e, a meu ver, um dos principais vilões desta história, a educação.

Sim, cada um dos itens desta lista têm sua parcela de culpa. Mas, o que criou este abismo que separa o topo da pirâmide de sua base, é certamente a qualidade do ensino no país. Não pretendo me aprofundar no tema, até mesmo por não conhecê-lo profundamente, mas gostaria de falar um pouco a respeito do estudo (propriamente dito) e suas consequências.

Como ganhar mais dinheiro ?

Constantemente me perguntam sobre a melhor forma de se ganhar dinheiro na Bolsa, sobre como obter melhores rendimentos em seus investimentos, como proceder para equilibrar as contas de um orçamento doméstico apertado. Mas poucas foram as vezes (se bem me recordo, nenhuma …) que me perguntaram o que fazer para elevar a renda originada do trabalho. Sério …

A maioria das pessoas deseja encontrar uma dica incrível. Um conselho que lhe faça mudar da água pro vinho. Algo que, num passe de mágica, transforme aquela pessoa em alguém rico, muito rico. Já pensou como se comportariam se eu dissesse: “Estude mais ! Simplesmente passe mais tempo, produtivo, na escola.

sala-de-aula

Infelizmente não posso ver a sua cara enquanto lê este incrível conselho. Mas saiba que é verdade. Se você deseja elevar seus ganhos, se quer ganhar mais em seu emprego, ou então se deseja encontrar um emprego que pague um salário mais elevado, estude mais. Não, não me refiro a se tornar um estudante nota 10. Isso poucas vezes lhe trará algum benefício real … (a não ser que que você considere aquele sorriso escancarado, de orgulho, de seus pais, como tal)

Estou dizendo o que já falei acima: estude mais, passe mais tempo na escola, avance mais e mais. Complete o primeiro grau ensino básico. Complete o segundo grau ensino médio. Faça um curso universitário. Cada ano de sua vida, dedicado ao estudo, se transformará em um ganho real no futuro. Não acredita ? Pois então saiba que:

Cada ano adicional de escolaridade se traduz em um salário 14% maior

Sim. Surpreendeu-se ? É exatamente o que você leu: cada ano extra de escolaridade se traduz em um salário 14% mais alto do que o recebido por alguém com 1 ano a menos do que você. Se você concluiu o ensino médio, receberá (em média) 50% a mais do que alguém que tem somente o ensino básico concluído. Afinal você possui 3 anos de formação a mais do que esta outra pessoa.

É algo que todos “sabem”, mas que poucos entendem o motivo de ouvirmos tantas e tantas vezes o já tradicional “vai estudar moleque !“. Não é mesmo ? É algo que é dito por todos, mas que certamente não saberiam quantificar o quanto esse estudo extra se transformaria em dinheiro.

De novo repito: não é necessário que você seja o CDF da turma. É preciso apenas que este ano de estudo tenha sido proveitoso, com a devida aprovação. Como diria Pai Rico: o seu boletim escolar não tem muita utilidade na sua vida real depois de sair da sala de aula. 😉

Mas … não é justamente o Pai Rico quem diz para ignorar o sistema ?

Pode até ser … O problema é que para uma população carente, como a brasileira, esta pode ser a diferença entre ter um salário digno ou se sujeitar aos problemas de uma vida carente.

Quem sabe, para alguém que já esteja com tudo encaminhado, que tenha tido condições de completar seus estudos, até mesmo obter um diploma universitário, dizer que a “escola não serve para nada” faça algum sentido. E acredito que o mais provável seja uma referência justamente à obstinação de muitos em ser o aluno que só tira as melhores notas …

Num cenário onde 30% da população não conseguiu concluir, sequer um único ano escolar … E 80% o ensino básico … É, acredito que a orientação “ESTUDE !” tenha total validade.

Veja, abaixo, a distribuição de escolaridade da força de trabalho com salário maior que zero:

Número de séries completadas
com sucesso
Distribuição Não Acumulada Distribuição Acumulada
0 29,3% 29,3%
1 5,2% 34,5%
2 6,0% 40,5%
3 7,4% 47,9%
4 14,0% 61,9%
5 5,2% 67,1%
6 4,0% 71,1%
7 3,7% 74,8%
8 6,6% 81,4%
9 2,2% 83,6%
10 2,0% 85,6%
11 9,2% 94,8%
12 0,5% 95,3%
13 0,7% 96,0%
14 0,6% 96,6%
15 2,2% 98,8%
16 0,8% 99,6%
17 0,2% 99,8%
18 0,2% 100,0%

 

Percebeu como uma parcela considerável da população se encontra nas primeiras linhas desta tabela ? Uma imensa maioria formando a base, com apenas alguns poucos no topo. Para você ter uma ideia, o 50% da população que menos ganha, tem 15% de toda a renda nacional. Enquanto isso, o 1% que mais ganha … tem os mesmos 15%.

Logicamente que estudar, estudar e estudar não irá lhe garantir estar no topo, mas certamente lhe ajudará bastante …

Portanto, se há um conselho que eu posso dar a quem deseja obter um rendimento mais elevado, ele é: ESTUDE !! Se há algo em que você pode investir, e que lhe trará retorno garantido no futuro, é o estudo. Se você não pode estudar quando mais novo, mas hoje tem o desejo de ter melhores condições de vida, que tal estudar agora ? É um esforço válido e que apresentará lucro certo. 🙂