Clube do Pai Rico
Solicite o seu agora mesmo!

Segundo Robert Kiyosaki, 2016 será um ano catastrófico !

É meus amigos … Enquanto vamos surfando o oba oba do Rally do Impeachment, surge um aviso, vindo do autor do livro Pai Rico Pai Pobre, que pode estremecer as suas bases. Segundo Robert Kiyosaki, 2016 seria marcado como o ano em que o crash dos baby boomers teria início. Deixe-me explicar melhor. 🙂

Quem são os baby boomers ?

Em 2002, no livro “Profecias do Pai Rico”, RK nos alertava sobre a possibilidade de um grande (o maior) crash no mercado de ações americano. Este evento seria causado pelas vendas de ações de uma geração inteira que começaria a se aposentar. Os baby boomers nada mais são do que a geração que nasceu logo após o fim da 2ª Guerra. Com a guerra encerrada, e com a vitória americana, a população se multiplicou como nunca. Dados apontam para aproximadamente 65 milhões de pessoas nascendo naquele momento.

No livro, nos é dito que o problema teria início já em 2010, quando os primeiros baby boomers começariam a se aposentar. E como o sistema previdenciário americano se baseia, basicamente, nos planos de aposentadoria privada, tendo como principal destino do capital o mercado de ações, o início da aposentadoria destas pessoas traria efeitos nada agradáveis …

Pense: 65 milhões de pessoas vendendo suas ações no preço que estiver sendo praticado no mercado. Afinal não podem esperar pela melhor oportunidade, precisam fazer dinheiro para pagar suas contas. O que isso faz ? Gera uma bela queda …

Os efeitos iniciais dessa gigantesca ordem de vendas passaram desapercebidos. Por quê ? Dinheiro. Dinheiro aos montes. Q1. Q2. Q3 …

A crise de 2008

Graças à crise de 2008, o FED “precisou” injetar doses cavalares de dinheiro no mercado. Dinheiro barato e de fácil acesso para os bancos. Graças a isso vimos uma alta nos índices americanos desde lá. Nada de queda … Nos últimos 7 anos o americano só soube ver alta no valor de suas ações.

Com isso, as vendas dos BBs acabou sendo mascarada. Com o alto volume de dinheiro novo, suas vendas puderam ocorrer sem trazer consequência alguma às cotações. E isso foi “bom”. Será mesmo ?

Será que isto ajudou de alguma forma a evitar o crash das aposentadorias ? Ou só elevou o patamar de onde as cotações cairão ? Afinal de contas esse dinheiro novo que o FED injetou inflou uma bolha (não vejo como negar isso …) e a continuação das vendas dos aposentados ajudará em sua implosão.

Ontem este assunto voltou à tona. Kiyosaki deu uma entrevista lembrando que o ápice do movimento de aposentadoria se daria em 2016 (nos EUA a aposentadoria se dá aos 70 anos e meio). Como a geração pós guerra começou em 1946 … Faça as contas e venha para 2016. 😯

Sim … estamos no olho do furação. Ou não ?

Infelizmente tudo indica que sim … A não ser que os Bancos Centrais de todo o mundo resolvam criar novos programas de injeção de dinheiro barato nos mercados, as chances de vermos uma desabada das boas é bem grande. Eu havia marcado 2010 na cabeça, como sendo o início do problema. Desde lá venho falando que ele só não se fez sentir por causa do dinheiro do FED. Mas agora as coisas parecem ser um pouco diferentes …

Aumento nos juros

Você está lembrado que no final do ano passado o FED iniciou um processo de alta na taxa de juros ? E ao menos por enquanto não indicou a menor possibilidade de retomar a injeção de dinheiro nos mercados ? Pois é …

Sem esse fator chave, as chances de vermos uma sustentação nas vendas, que acabe equilibrando o sistema, é quase zero.

E é claro que um evento de tamanha proporção afetaria os mercados mundiais como um todo … Justo agora que estamos na onda do Rally do Impeachment ? Será que isso teria força suficiente para nos manter “afastados” dos efeitos de uma quebradeira mundial ? Eu sinceramente tenho minhas dúvidas …

Se a queda vier, esteja preparado para um longo período de perdas … Ou então aprenda a aproveitar as oportunidades de ganho que o mercado em queda pode gerar. E não, não me refiro ao fato de que muitas ações ficarão baratas …

Eu torço (sim, é permitido torcer para que uma coisa ocorra de forma a que lhe traga benefícios, ou que ao menos não o afete tanto …) para que a coisa não ocorra desta forma. Seria tão bom saber que parte das vendas ocorreu durante o período de alta turbinada pelo FED …

Mas infelizmente não é assim que a coisa funciona. Precisaremos ficar de olho nos próximos passos do Sr Mercado, para tentarmos encontrar alguma dica do que está por vir.

Neste momento os principais índice americanos ensaiam uma tentativa de retorno ao topo. No SP500, eu ficaria de olho em dois pontos chave: 2.100 para cima, pois ali encontraremos uma forte região de resistência; e nos 1.850 para baixo, pois foi naquela região que vimos o mercado reagindo de forma mais agressiva. Se perdermos esta região … Glub Glub

 

aposentados-aguardam-em-fila-de-banco 2