Clube do Pai Rico

“Sou servidor público e gostaria de ter uma segunda fonte de renda”

Pergunta:

Olá,

Tenho 43 anos, sou funcionário público há 4 e gostaria de ter uma ou se possível duas fontes secundárias de renda – pelo menos enquanto não concluir a minha especialização EAD (que começarei em breve), que me possibilitaria concorrer a cargos bem mais valorizados que o meu atual, para ter um extra para investir e fazer um pé-de-meia, e/ou para algum desejo/sonho mesmo. Não gostaria de deixar isso ao acaso ou deixar a necessidade apertar pra \”me mexer\” (90% dos casos que se ouve falar, acontece assim).

Você teria algum dica nesse sentido, considerando inclusive as amarras legais no meu caso? (para outros rendimentos).

Grato pela atenção.

Resposta:

Bom dia Fabio,

Quais são as “amarras” que você está sujeito ? Você é impedido de gerenciar uma empresa, ou teria alguma outra barreira ?

Você poderia abrir a empresa em sociedade com sua esposa e ela tocar o negócio enquanto você exerce sua função. Isso é bem comum de se ver … Ou existiria algum outro impedimento específico para o seu caso ?

Uma ideia seria a criação de um ativo digital, que não exigira tanto do seu tempo, permitindo que você mantenha sua atividade principal ativa. O post foi o “Zé, como você fez para criar os seus ativos digitais ? Como criou os seus cursos ?

A meu ver, o campo é promissor e ainda existe MUITO espaço para expansão. Como falei no post, existem cursos que te ajudam a encontrar um nicho de mercado para atuar, se esse for um problema para você. 😉

Eu prefiro atuar diretamente na criação de produtos nesta área. Isso me dá muito mais liberdade e independência. Por quê digo isso ? Vejo muitos cursos “pregando” as maravilhas de se tornar um afiliado e como isso é poderoso e rentável. Essa não é a minha praia … Está ficando parecido com um “MMN 2.0”, sabe ? Onde as pessoas não entram num processo de vendas por conta do produto, mas sim apenas por conta da venda e indicação …

Nesta área também existem muitos cursos, falei sobre eles aqui: Um curso que fala como fiquei rico … vendendo este curso sobre como ficar rico

Como disse … Prefiro criar o meu próprio produto. O trabalho será praticamente o mesmo e é seu. 😀

Não, não sou contra o afiliados … Eles ajudam MUITO os produtores a expandir seu mercado, atingindo clientes que estão “muito distantes” e fazendo crescer seus negócios. Mas tenho certeza que você entendeu o meu ponto de vista. 😉

Até mesmo porque sou afiliado de alguns produtores, indico os produtos que gostei e que acredito que as pessoas que me acompanham poderiam se beneficiar do conteúdo.

Por exemplo, para uma segunda fonte de renda eu poderia te indicar o investimento em imóveis de aluguel. E poderia te fazer isso através de um produto que sou afiliado. 🙂

Não, não indicarei que você compre um imóvel para alugar. Não ao menos nesse momento … afinal não é a minha praia e eu não tenho muita intimidade com isso. Mas existe uma ferramenta que é negociada em Bolsa e que tem a mesma proposta !!

Conhece os Fundos de Investimento Imobiliário ? Pois então … são ativos negociados em Bolsa que te permitem investir em diversos tipos de imóveis, das mais variadas funções, com apenas um pequeno percentual do valor de um imóvel “de verdade”. Se for do seu interesse, confira aqui o curso “Fundos Imobiliários 2.0“.

Através dos FIIs você teria acesso ao rendimento do aluguel de um imóvel, sem ter a necessidade de possuir um. Melhor: sem precisar ter o valor para comprar um “inteiro”, podendo ter apenas parte de um.

E convenhamos … investir em imóveis, para obter uma renda extra através do aluguel, é algo que já está enraizado na cultura do brasileiro. Não é mesmo ? 😉

Então, hoje, eu lhe indicaria a criação de um ativo digital e o investimento em imóveis para aluguel, através de FIIs, como fontes de renda extra/alternativa. A primeira necessitando um pequeno (de verdade) desembolso para se começar, enquanto o segundo precisaria de um valor “um pouco” maior …

Sim … para que você tenha um empreendimento digital é preciso que você tenha uma série de gastos. Abordarei isso em detalhes num post que estou preparando e que será publicado em breve.

Mas eu gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir a você, leitor do Clube, a sua sugestão de renda extra para o Fabio. Se puder, uma com baixa necessidade de capital para investimento e outra que ele seja necessário. 😀

Espero ter te ajudado. 😉

Abraços !